Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Idéias para o 4º Trimestre

Rol do Berço

Incentivo de Presença

Cena com Animais Australianos

 

Canguru

canguru-para-colorir-desenho-de-animais-silvestres

Coala

Rinoceronte

Periquito

Dibujo Periquito pintado por Rarima

Ornitorrinco

ornitosquema0sn7.gif

Ou leve para sala figuras dos povos aborígenes que vivem na Austrália e Nova Zelândia

 

VISITAS

Idéias de lembranças para visitas

Rol do Berço por shirleyaraujo.

Fonte:http://www.flickr.com/photos/shirleyapl/3940257093/in/set-72157622299388587/

 

ANIVERSARIANTES

Incentivo de Verso Áureo

Faça um painel com anjos

image

Fonte:www.ueb.org.br (DVD Trimestral 2009)

 

Outra idéia é fazer uma árvore de Natal com 13 estrelas, a cada sábado a criança fala o verso e acrescenta uma estrela na árvore. No final do trimestre ela poderá levar a árvore para casa

MISSÕES MUNDIAIS

Recipiente p/ Ofertas

fundo-do-mar2

Ou outro usando os animais exóticos

Incentivo de Ofertas

As ofertas  deste trimestre serão destinadas a projetos da Divisão Sul do Pacífico, especificamente:

  • Relocalização da Universidade Fulton, em Fiji.
  • Rolos de figuras bíblicas para a Escola Sabatina de Crianças da União Trans-Pacífico.

Cantinho missionário
Monte um cenário tridimencional com uma cena marítima: palmeiras, praia, caracóis. Ao fundo pode colocar um flanelógrafo e em primeiro plano uma base forrada de azul para ser a água. Coloque um pouco de areia sobre a parte posterior da base e ponha ali os caracóis. No primeiro plano, sobre a água, ponha um barco (de plástico, madeira ou feito com uma cana, representando uma canoa feita de tronco. Pode colocar alguns palitos nos costados para representar os barcos típicos das ilhas do Pacífico) para recolher as ofertas.
Outra ideia é armar uma aldeia típica com casas de bambu (como choças) com abundante vegetação. E uma casa para o tambor usado tradicionalmente em Fiji, que se faz com um tronco côncavo como mostra a figura. Este tambor é colocado debaixo de um teto sustentado por quatro postes. Se tiver algum membro habilidoso em sua igreja, poderia trabalhar o tronco e com dois palitos as crianças poderão revezar-se para fazer soar o "la li" quando chega o momento de recolher as ofertas.
Outro costume comum há algum tempo atrás nas ilhas do Pacífico era ter uma casa para o dízimo. Como no interior destas ilhas muitos dos membros da igreja não tinham dinheiro, colocavam o dízimo dos produtos de suas hortas nestas casas especiais. Para isto levantavam uma choça sobre postes, as paredes eram tecidas com materiais nativos e na frente colocavam tecido metálico. Você poderia construir uma casinha assim e deixar que as crianças depositem ali suas ofertas.
No Taiti era costume soprar com um caracol grande, como uma trombeta, para convidar as pessoas ao culto. Pratique este chamado para o momento missionário.
Se conhecer alguém que coleciona caracóis, pode convidá-lo a mostrá-los às crianças e falar sobre estes animais. Igualmente, se conhecer alguém que viveu ou viajou a Fiji ou qualquer outra ilha do Pacífico, convide-o a falar deste lugar, mostrar fotos, vestimentas típicas, etc.
Projeto missionário local
Assim como o projeto mundial deste trimestre consiste em ajudar as Escolas Sabatinas de crianças da Divisão Sul do Pacífico a adquirir materiais, talvez sua classe de Escola Sabatina queira imitar em nível local esta iniciativa. Poderiam juntar brinquedos apropriados ou preparar materiais para equipar as Escolas Sabatinas infantis de novas igrejas ou congregações de seu distrito ou outros.
Veja no final da página uma história Missionária que você pode utilizar.
Fonte:http://www.shirleyaraujo.com.br/

Lições Bíblicas

A Viagem de Paulo – cena do mar em tempestade com um barco e Paulo. image

image

Fonte: www.ueb.org.br ( DVD Trimestral 2009)

 

A Cura de um Aleijado – cena da Porta do Templo e um cestinho, ataduras e muletas.

Fonte:http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com/2009

 

O Nascimento de Jesus – Presépio

 

Imagem

Imagem

 

História Missionária Suali e Kato

Elementos necessários: tambor, batatas-doces (que em Fiji se chamam kau-kau), barco, peixes, rede, bananas, abacaxis, caracóis, igreja, Bíblia, figuras bíblicas.

Suali vivia num lugar muito bonito. Havia muitas plantas e flores onde ele vivia. Sempre fazia calor, e ele sempre podia banhar-se no riacho ou no mar.
Quando a mãe permitia, ele ia com o papai pescar em seu bote. Ele gostava muito de pescar com as redes do papai.
Enquanto o papai secava as redes na praia, Suali caminhava por ela buscando lindas conchas, que trazia de presente para a mamãe.
Um dia, enquanto Suali comia seu desjejum de peixe e kau-kau, escutou:
- Pom, pom, pom - soou o grande tambor do povo.
Suali deixou o que estava comendo e saiu correndo de sua casa para ver o que estava acontecendo.
- Vamos à praia - disse seu amigo Kato. - Está chegando um barco grande.
Suali e Kato correram até a praia e viram como os homens subiam num barco pequeno e nele iam até outro barco maior que estava um pouco mais longe. Os homens embarcaram grandes cestas de bananas, abacaxis e batatas-doces. E do alto do barco maior baixaram caixas e latas que foram sendo acomodadas no barco pequeno.
Pela corda também desceu um senhor que voltou à praia com o papai de Suali e seus amigos.
- Quem é este senhor? - perguntou Kato.
- Não sei - respondeu Suali. - Não o conheço, mas vou perguntar ao meu papai quando ele chegar.
Ele não teve tempo de perguntar, porque o papai, logo depois de descer do bote, disse:
- Suali, avise ao homem do tambor que volte a chamar as pessoas à tarde, porque veio um professor e vamos ter uma reunião.
Suali e Kato correram até a casinha do tambor para dar o aviso.
Nesta tarde muita gente se reuniu para escutar o novo professor. Ele começou a cantar e ensinou um cântico às crianças: Cristo ama as crianças como tu, tu, tu (cante com os alunos).
Suali e Kato aprenderam rapidamente. Depois o professor se colocou de joelhos e falou com Deus. Suali e Kato copiaram tudo o que ele fez.
Quando o professor tirou um livro preto e um rolo, Suali e Kato se sentaram bem pertinho para ver o que iria acontecer agora. O professor contou a história de um bebê chamado Jesus e como ele cresceu. Disse que Jesus amava a todas as pessoas, as crianças e os papais, e mostrou uma figura de Jesus (mostrar). Também disse que neste livro de capa preta havia mais histórias e Jesus. Suali e Kato não queriam que as histórias se acabassem, mas o professor prometeu que depois contaria outras.
Todos os dias, Suali, Kato e seus pais iam escutar as histórias e ver as lindas figuras que mostrava o professor. Ali Suali e Kato souberam que Jesus os amava muito, muito.
Com nossas ofertas vamos ajudar para que outros professores possam contar de Jesus a crianças como Suali e Kato, que vivem muito longe daqui.

Fonte:

http://www.shirleyaraujo.com.br/

 

Nenhum comentário: