Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fé recompensada

Lição dos Juvenis 7ª semana 14/11

Cura do servo do centurião

Jesus viveu para ser uma bênção aos outros

VERSO PARA MEMORIZAR (ju 4t 07 09)
“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé.”

Hebreus 12:2.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Lucas 7:1-10; O Desejado de Todas as Nações, págs. 315-320.

OBJETIVOS

- Saber que nossa fé em Jesus é essencial para nossa identidade como cristãos e nossa missão de servir.

- Sentir desejo de ter fé mais firme em Jesus, a qual o levará a melhor e maior serviço para Ele.

- Responder tendo mais vontade de pedir o dom da fé e de procurar maneiras de servir.

MENSAGEM CENTRAL
À medida que nossa fé se desenvolve, aumenta nossa habilidade para servir

A Lição Bíblica de Relance

Um centurião envia anciãos da comunidade judia para pedir a Jesus que cure seu servo. Os anciãos relatam a Jesus que ele merece esse favor especial porque ele é bom para a nação judaica. Antes, porém, de Jesus chegar à casa do centurião, este Lhe envia mensagem através de amigos dizendo que ele não se sente digno da atenção de Jesus, e que confia que bastava Jesus dizer uma palavra e o servo seria curado. Jesus cura o servo sem sequer vê-lo, e usa o incidente para ilustrar a fé que todos nós precisamos ter.

Enriquecimento:


Estas são as características do centurião que levaram Jesus a dizer: “Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!”


1. O fato de ser centurião significava que ele era uma pessoa importante. Sua patente equivalia à de um sargento, espinha dorsal do exército romano.


2. Sua atitude em relação ao servo era incomum. De acordo com a lei romana, o servo era definido como uma ferramenta viva sem direitos e freqüentemente abusada por seu senhor.

3. Ele era, evidentemente, um homem muito religioso, pois contribuíra para a construção da sinagoga para os judeus.


4. Ele demonstrou uma atitude rara para com os judeus. Os romanos se referiam aos judeus como uma raça imunda e falavam do judaísmo como uma superstição bárbara.


5. Era um homem de fé. Relacionou sua fé à experiência própria — que Cristo podia dar uma ordem e seria cumprida. Sua confiança era perfeita, daquele que olha para cima e diz:


“Senhor, eu sei que podes fazer isso.” (Adaptado de William Barclay, The Gospel of Luke [Philadelphia: Westminster Press, 1975], págs. 84-86.)

 

Esta história bíblica hoje enfoca o Serviço

Em uma comunidade de crentes nossa fé em Jesus aumenta, e somos preparados e compelidos a partilhar nossa fé com atos bondosos de serviço e bênção a outros.

Explorando o Texto Bíblico

Procure e leia Hebreus 11 para descobrir o que a fé é capaz de fazer. Façam uma lista do que encontrar.

Analisando

O que você descobriu que a fé pode fazer?

Como a experiência dessas pessoas te fortaleceu?

Como, então, foram elas capazes de servir a Deus com mais eficiência?

Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado:

 

ESTUDO DA LIÇÃO
Introduzindo a História Bíblica
Você Precisa
Com antecedência, convidar um membro da igreja (se possível) que trabalhe como
médico(a), dentista, enfermeiro(a) ou qualquer outra profissão relacionada com saúde • profissional na
para vir à classe de Escola Sabatina dos Juvenis, área de saúde
Nossa história bíblica desta semana é sobre Jesus curando alguém. Hoje temos ________ ______
a oportunidade de ter [dizer o nome da pessoa convidada e sua profissão] para nos falar um pouco sobre sua experiência no campo médico. Entrevistar o convidado com as seguintes perguntas:
1. Por que você escolheu seguir essa carreira profissional?
2. O que sua profissão tem a ver com “fé”? Há oportunidades de “servir”?
3. Que oportunidades seu trabalho tem oferecido de você falar a outros sobre Jesus?
4. Se você já testemunhou um milagre em seu trabalho, conte, por favor.
5. Que história ou texto bíblico tem maior signlcado para você em seu trabalho?
Permitir que os alunos façam outras perguntas apropriadas, de preferência relacionadas com fé e serviço.
Vivenciando a História Você Precisa
Pedir que todos os alunos da classe leiam juntos em voz alta Lucas 7:1-10.
Agora, formem duplas. Imaginem que um de vocês é um dos amigos que o centu- • Bíblias
não enviou para falar com Jesus, enquanto o outro faz o papel de âncora de um no- • papel
ticiário de televisão. Aqueles que atuarão como amigos do centurião, quando voltam • canetas
para casa encontram o menino bem. À medida que a notícia do milagre se espalha,
você se vê entrevistado pelo âncora da televisão local. Escreva um breve roteiro da
entrevista e da reação da pessoa entrevistada. Depois, dar oportunidade para os alunos partilharem com os demais colegas na classe.

A cura de um servo do centurião

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