Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A palavra de Deus

10ª Lição do Jardim da Infância 05/12

Filipe e o etíope

Graça é um presente de Deus a nós

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (jd 4t 10 09):

“Dá-me entendimento conforme a Tua Palavra.” Salmo 19:169, ARC.

Texto(s) Chave e Referências

Atos 8:26-40; Atos dos Apóstolos, pás. 107-109.

TENTE ALCANÇAR ESTES Objetivos

SABER que a Bíblia é um presente de Deus que nos fala sobre Jesus.
SENTIR-SE entusiasmada com o que aprende na Bíblia.
RESPONDER apreciando ouvir histórias da Bíblia e contando-as a outros.

A Mensagem

Deus nos ajuda a compreender Sua Palavra.

A Lição Bíblica de Relance

Um homem da Etiópia está lendo um rolo com escritos de Isaías que descrevem o trabalho de Jesus, mas não menciona Seu nome. O homem deseja saber sobre quem ele está lendo. Deus envia Filipe para falar tudo sobre Jesus ao homem. Quando o homem compreende como a vida de Jesus é descrita em Isaías, ele crê que Jesus é o Filho de Deus, e pede para ser batizado. Filipe o batiza. Em seguida, Filipe desaparece e o homem continua sua viagem. Ele aceita a dádiva da graça divina — a salvação.

Enriquecimento:

“Filipe... não pôs em dúvida o chamado, nem hesitou em obedecer, pois havia aprendido a lição da conformidade com a vontade de Deus.
“Este etíope era homem de boa posição e grande influência. Deus viu que, quando se convertesse, proporcionaria a outros a luz que recebera, e exerceria forte influência em prol do evangelho. 

“Ele não fez de sua elevada posição mundana uma desculpa para recusar o evangelho.
“Este etíope representa uma grande classe que necessita ser ensinada por missionários como Filipe - homens que ouçam a voz de Deus, e vão aonde Ele manda.
“O anjo enviado a Filipe poderia ter ele próprio feito a obra pelo etíope, mas essa não é a maneira de Deus agir. E Seu plano que os homens trabalhem por seus semelhantes.” — Atos dos Apóstolos, págs. 107-109.

Esta é uma história bíblica que hoje enfoca a Graça.
Foi a graça de Deus que enviou Filipe àquela estrada deserta. Foi a graça de Deus que enviou Filipe para partilhar as boas-novas de Jesus. E a graça de Deus que nos ajuda a compreender o que lemos em Sua Palavra. A graça de Deus é Seu presente a nós.

Chacoalhando os pensamentos:

Como Deus ajudou o oficial a compreender o que ele lia no rolo bíblico?

Como você acha que o homem se sentiu quando Filipe explicou as boas-novas sobre Jesus?

O que fez o oficial quando o Espírito de Deus levou Filipe embora?

Para onde o Espírito de Deus levou Filipe?

Deus enviou Filipe e o Espírito Santo para ajudarem o oficial a compreender o que estava lendo.

Isso foi um presente da graça de Deus a ambos.

Deus também nos ajudará a compreender Sua Palavra. Você se lembra de nossa mensagem? Vamos dizê-la juntos:  DEUS NOS AJUDA A COMPREENDER SUA PALAVRA

Oração
Cobrir uma caixa com feltro ou papel preto para fazer uma Bíblia. Colocar dentro
• caixa dela gravuras ou objetos para representar um presente da graça de Deus a nós (ani feltro ou mais, gravura de famfiia, água, ar, luz solar, flores, árvores, etc.). Se possível, ter o papel preto suficiente para que cada criança tire algo da “Bíblia”. Graça é algo que Deus nos dá
• vários itens somente porque Ele nos ama. Deus nos dá muitos presentes por Sua graça. Vamos ver ou gravuras o que são e agradecer-Lhe por eles. Quando cada criança escolher um item, animá-la sobre “graça” a dizer: “Eu Te agradeço, Jesus, por [mencionar o item que tirar da caixa].” (ver atividade)

LiçÃo BÍBLICA
Vivenciando a História
Dizer às crianças que ao ouvirem a palavra “Filipe”, elas devem bater palmas uma vez. Quando ouvirem a palavra “oficial”, devem bater os pés como cavalos. (Explicar que um oficial é alguém que está encarregado de alguma coisa.) Praticar com as crianças antes de partilhar a história. Ajudará se houver um adulto liderando os movimentos.
Filipe [bater palmas uma vez] caminhava ao longo da poeirenta estrada porque Deus lhe enviara um anjo para dizer-lhe que fosse pela estrada de Jerusalém a Gaza. Havia muita poeira e fazia calor.
Jordim Filipe [bater palmas uma vez] olhou à sua volta. Não tinha certeza do que estava procurando.
68 ;1

Você Precisa;

Logo, Filipe viu nuvens de poeira a distância. Uma carruagem se aproximava. O oficial [bater os pés] na carruagem estava lendo em voz alta um rolo bíblico. Filipe [bater palmas uma vez] sorriu e disse:
— O senhor compreende o que está lendo?
O oficial [bater os pés] abanou a cabeça e disse:
— Não! Eu preciso de alguém para explicar para mim.
— Eu posso explicar — disse Filipe [bater palmas uma vez].
O oficial [bater os pés] convidou Filipe [bater palmas uma vez] para subir na carruagem e viajar com ele. Enquanto viajavam, Filipe [bater palmas uma vez] contou ao oficial [bater os pés] tudo sobre Jesus. Como Jesus veio à Terra como bebê, cresceu e morreu pelos pecados de todos, mas agora vive novamente no Céu. Disse ao oficial [bater os pés] que Jesus virá novamente para levar ao Céu as pessoas que crêem nEle.
O homem ouviu atentamente. Ele creu nas boas-novas. Justamente então, eles viram água, e o oficial [bater os pés] pediu a Filipe [bater palmas uma vez] para batizá-lo.
Eles entraram na água e Filipe [bater palmas uma vez] ficou feliz em batizá-lo. Quando eles saíram para fora da água, o homem não viu mais Filipe [bater palmas uma vez]. O Espírito de Deus levou Filipe [bater palmas uma vezi para outra cidade em que Deus desejava que ele pregasse.
O oficial [bater os pés] agradeceu a Deus por Ele ter enviado Filipe [bater palmas uma vez] para ajudá-lo a compreender sobre Jesus. Ele seguiu seu caminho e quando chegou à casa dele, contou para todos os seus amigos as boas-novas sobre Jesus.

Analisando
Dar tempo para respostas. Como Deus ajudou o oficial a compreender o que lia no rolo bíblico? Como vocês acham que o homem se sentiu quando Filipe explicou as boas-novas sobre
Jesus? O que fez o oficial quando o Espírito de Deus levou Filipe embora? Para onde o Espírito
de Deus levou Filipe? Deus enviou Filipe e o Espírito Santo para ajudar o oficial a compreender
o que estava lendo. Isso foi um presente da graça de Deus a ambos. Deus também nos ajudará
a compreender Sua Palavra. Vocês se lembram de nossa mensagem? Vamos dizê -la juntos:
DEUS NOS AJUDA A COMPREENDER SUA PALAVRA. 
 

Estudo da Bíblia
Abrir a Bíblia em Atos 8:26-40. Apontar para os versos. E aqui que se encontra a
história bíblica de hoje. Ler os versos em voz alta, parafraseando se for necessário. • Bíblia
Dar tempo para respostas. Quem disse a Filipe aonde ir? (Um anjo.) Quem Filipe encontrou? (Um oficial etíope.) Como ele estava viajando? (De carruagem.) O que o oficial estava fazendo? (Lendo o livro de Isaías.) O que Filipe lhe perguntou? (“Você entende o que está lendo?”) Sobre quem Filipe lhe falou? (Jesus.) O que Filipe e o oficial fizeram dentro da água? (Filipe batizou o oficial.) O que aconteceu a Filipe depois do batismo? (O Espfrito Santo o levou para outro lugar para pregar sobre Jesus.)

Verso Para Decorar ______ *
Abrir a Bíblia em Salmo 119:169. Encontramos aqui na Palavra de Deus, a Bíblia, nosso Verso Para Decorar Ler o verso em voz alta. “Dá-me entendimento conforme a Tua Palavra.” Salmo 119:169. Então, ensinar o Verso Para Decorar como descrito a seguir

“Dá-me (apontar para si mesmo)
entendimento (apontar para a testa)
conforme a Tua (apontar para o alto)
Palavra.” (palmas das mãos abertas, voltadas para cima)
Salmo 119:169. (palmas das mãos juntas, então se abrindo em forma de livro)

Cânticos Sugestivos
Saudação: “Hoje é Sábado” (ver pág. 101, CD faixa 4).
Preparo Para Oração: “Vamos Agora Orar” (ver pág. 101, CD faixa 6).
Cântico Após a Oração: “Ouve, Senhor” (ver pág. 101, CD faixa 10).
Visitas: “Hoje um Amiguinho” (ver pág. 101, CD faixa 11).
Aniversariantes: “Quem Fez Aniversário?” (ver pág. 102, CD faixa 15;
“Parabéns a Você” (ver pág. 102, CD faixa 16).
Ofertas: “Para Além do Horizonte” (ver pág. 102, CD faixa 13).
Louvor: “Embora Sejamos Crianças” (ver pág. 108, CD faixa 68).
“A Bíblia” (ver pág. 106, CD faixa 63).

Nenhum comentário: