Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

As Muralhas de Jericó

Lição dos Juvenis 02/01/2010

Verso Para Memorizar
“Somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou.” Romanos 8:37.

Referências
Josué 5:13-6:20; Patriarcas e Profetas, p. 487-498.

Resumo da Lição
Jesus apareceu a Josué, como Comandante dos exércitos do Senhor. Josué O adorou e recebeu instruções sobre o plano de batalha contra Jericó. Os israelitas não lutariam nessa batalha. Simplesmente caminhariam ao redor da cidade, tocariam as trombetas e gritariam para que os muros de Jericó caíssem. Deus lhes entregaria a cidade.
Esta lição fala sobre graça. Assim como Deus lutou pelos israelitas contra Jericó, Ele lutou contra o mal em nosso lugar, antes de nosso nascimento, antes da criação do mundo, sem nossa ajuda.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Pedir ao grupo “Artistas contam a história” para apresentar o que fizeram. Quando terminar, pergunte: Como vocês se sentiriam se lhes pedissem para conquistar uma cidade? O que vocês acham que Josué sentiu? Vocês conseguem pensar em outro exemplo do poder de Deus na vida dos israelitas? O que os incentivou a acreditar que Deus já tinha vencido a batalha para eles?
Pedir que o grupo do “Espetáculo da vitória” apresente a encenação junto com o grupo “Publicitários na batalha”. Em seguida, fazer comentários para ajudar todos a entender a encenação.

Vivenciando a História
Pedir que os alunos encontrem a história em Josué 5:13–6:20, 22-25. Gostaria de ter voluntários para ler esses versos, ordenadamente. Cada um lerá um verso. Mas vamos parar em algumas partes antes de lermos o próximo verso. Eu vou avisá-los. Começar a leitura e parar no verso 5. Pedir aos alunos que calcularam a distância ao redor da cidade de Jericó para contar o que descobriram. Quando terminarem, comente: A caminhada foi longa? Foi difícil para a maioria das pessoas caminhar tanto? (Não foi difícil; fazemos isso diariamente.) Como vocês conquistariam uma cidade simplesmente marchando ao redor dela? Como a batalha foi vencida? (Por Deus, que derrubou as muralhas.)
Os alunos leem os versos 6 a 10.
Convidar as crianças do grupo “Músicos em louvor” para apresentar ao restante da classe o cântico que fizeram. Como um grito derrubou as muralhas? Que motivo temos para compor nossa canção ou grito de guerra?
Os alunos leem os versos 11 a 16. (Se achar apropriado, pedir que, em seguida, o grupo dos publicitários repita o grito de guerra. Finalmente, os alunos leem os versos 20, 22-25.

Nenhum comentário: