Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Mais Forte que os Ídolos do Egito

1ª Lição dos Primários  02/01/2010

image

VERSO PARA DECORAR
“Tu és grande e realizas feitos maravilhosos, só Tu és Deus!”
Salmo 86:10, NVI.
REFERÊNCIAS
Êxodo 3:1-10, 6:28-10:29, Patriarcas e Profetas, p. 251, 252, 257-272.

Resumo da Lição
Deus, através de Moisés, pediu que Faraó deixasse os israelitas saírem do Egito. Faraó negou o pedido de Deus e como resultado nove pragas foram enviadas, uma após a outra, para a terra do Egito. Cada uma das pragas atingiu algo reverenciado pelos egípcios como deuses. O Senhor demonstrou grande amor para com Seu povo ao poupar das pragas Gósen, a terra em que os israelitas habitavam. Deus procurou atrair para Si os israelitas e também os egípcios ao demonstrar, através das pragas, Seu poder inigualável.

Decoração da Sala
Providenciar um batente de porta e ao lado posicionar um arbusto natural ou artificial e uma ovelha (de pelúcia). Ao redor da sala, colar fotos ou outras representações da travessia do Mar Vermelho, dos Dez Mandamentos e do bezerro de ouro.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Montagem do cenário: Antes de os alunos chegarem, colocar um pouco da mistura em pó para suco nos copos descartáveis. Arrumá-los numa mesa ao lado do recipiente transparente com água. Posicionar Faraó numa cadeira à frente da classe. Moisés e Faraó poderão encenar a história contada por alguém, ou, se preferir, ler e encenar ao mesmo tempo. Distribuir entre as crianças as rãs de brinquedo, os bichos de pelúcia, os círculos adesivos, o mata-mosca, a pipoca e os insetos de plástico.

Os israelitas, o povo de Deus, permaneceram por mais de 400 anos como escravos no Egito. Levavam uma vida muito sofrida e miserável. Deus ouviu a súplica do povo e Se compadeceu deles. Enviou Moisés para falar com Faraó, o rei do Egito, e pedir que os israelitas fossem libertados. Porém, Faraó, além de se recusar a atender ao pedido de Deus, tornou o trabalho do povo ainda mais difícil e ordenou que os capatazes tratassem o povo com mais crueldade do que antes.
Deus sabia que os egípcios adoravam muitos deuses diferentes. Sabia que Faraó esperava que seus ídolos protegessem o povo e o país. Assim, decidiu mostrar ao rei a incapacidade e a falta de poder de todos os seus deuses. A água utilizada pelos egípcios para cozinhar, tomar banho e irrigar as plantações vinha do rio Nilo. O Nilo era adorado como um deus, chamado Hapi. Deus disse a Moisés:
– O coração de Faraó está endurecido. Encontre-o pela manhã ao descer para as águas do rio Nilo e diga-lhe: “Nisto você saberá que Eu sou o Senhor.” Com a sua vara fira as águas do Nilo e elas se transformarão em sangue.
Foi exatamente isso que aconteceu. [Moisés segura a vara acima do recipiente com água e em seguida despeja a água dentro dos copos contendo a mistura em pó para suco na cor vermelha. Moisés oferece o copo a Faraó que, com terror, recusa-se a aceitá-lo.] Mesmo assim, o coração de Faraó continuou endurecido.
Sete dias mais tarde, Deus enviou Moisés novamente para falar com Faraó. Moisés pediu mais uma vez que ele libertasse os israelitas, mas, como da primeira vez, Faraó não concordou. Deus, então, decidiu atacar a deusa-rã, Heqt.
Inúmeras rãs invadiram todo o país – nas casas, nas camas, nas cozinhas, nos fornos do povo egípcio e até mesmo no palácio do rei. [As crianças com as rãs de brinquedo colocam-nas no colo, na cabeça e em outras partes do corpo de Faraó.] Faraó mandou chamar Moisés:
– Livre-nos dessas rãs e deixarei seu povo ir embora – disse ele.
No dia seguinte, as rãs estavam mortas. O país inteiro cheirava mal por causa das rãs que apodreciam por toda parte. Mais uma vez, Faraó mudou de ideia. Recusou-se a deixar os israelitas irem embora. Por isso, Deus ordenou que Moisés batesse com a vara no cão. Moisés obedeceu e surgiu uma imensa nuvem de piolhos. Os piolhos atacaram as pessoas e todos os animais.
Até mesmo os magos de Faraó disseram: – Isso é o dedo de Deus!
Mesmo assim, o coração de Faraó não amoleceu.
Deus ordenou que Moisés levasse outra mensagem ao rei: – Enviarei enxames de moscas para atacar a terra do Egito, mas tratarei de maneira diferente a terra de Gósen, onde os israelitas moram. Nenhuma mosca os incomodará. Assim, você saberá que eles são o Meu povo e que Eu estou nesta terra.
Enormes enxames de moscas inundaram o Egito. [A criança com o mata-mosca entrega o objeto a Faraó.] Elas invadiram o palácio e todas as casas. Atormentaram as pessoas e os animais. Porém, nenhuma mosca entrou na terra de Gósen.
Os egípcios adoravam muitos animais, incluindo o deus-touro, Apis, a deusa-vaca, Hator, e o deus-carneiro, Khnum. Deus queria que Faraó soubesse que Ele era muito mais poderoso do que todos os deuses egípcios juntos. Por isso, ordenou pela quinta vez que Moisés levasse outra mensagem a Faraó: – Se você não deixar o Meu povo ir embora – disse Deus –, enviarei uma terrível praga sobre os cavalos, os jumentos, os camelos, as ovelhas, os bodes e as vacas do campo. Amanhecerão todos mortos. Porém, nenhum animal da terra de Gósen morrerá.
Quem morava na terra de Gósen? Isso mesmo – os israelitas, o povo de Deus.
No dia seguinte, todos os rebanhos egípcios amanheceram mortos. [As crianças com os animais de pelúcia colocam-nos aos pés de Faraó.] Apenas os animais da terra de Gósen permaneceram saudáveis. Mas Faraó ainda assim não libertou o povo.
Deus ordenou que Moisés pegasse um punhado de cinzas de uma fornalha e as espalhasse no ar diante de Faraó. Moisés obedeceu. Logo em seguida, surgiu um pó fino que cobriu toda a terra do Egito e trouxe uma terrível doença sobre o povo e os animais que restaram. Todos ficaram repletos de feridas purulentas e muito doloridas. O deus egípcio da terra, Geb, não foi capaz de protegê-los. [As crianças com os adesivos em formato de círculo colam-nos na pele de Faraó.] Será que isso fez Faraó mudar de ideia? Não, ele continuou recusando-se a obedecer a Deus.
Deus instruiu Moisés a levar outra mensagem a Faraó:
– Deixe Meu povo ir embora ou uma terrível tempestade de granizo destruirá as plantações e os animais que sobraram.
A essa altura, alguns dos oficiais de Faraó passaram a acreditar em Deus e rapidamente ordenaram que os escravos e os animais procurassem abrigo. Deus enviou fortes trovões e relâmpagos.
Naquele dia caiu a pior tempestade de granizo que os egípcios jamais viram. Os deuses do céu, Nut e Shu, não foram capazes de proteger os egípcios do poder do único Deus verdadeiro. [As crianças com a pipoca jogam-nas em Faraó.] O granizo destruiu toda a vegetação. Porém, a terra de Gósen não foi atingida.
Como das outras vezes, Faraó prometeu deixar o povo ir embora se a praga fosse retirada, mas assim que o granizo parou de cair, ele voltou atrás em sua decisão.
Em seguida, Deus enviou uma imensa nuvem de gafanhotos. Os insetos devoraram tudo o que havia sobrado nos campos. O deus egípcio da colheita, Seth, não teve poder para proteger o povo. [As crianças com gafanhotos e outros insetos de plástico colocam-nos sobre Faraó.] O coração de Faraó estava realmente endurecido. Recusou-se a honrar o Deus verdadeiro.
O próximo deus a ser desmascarado foi o deus-sol, Rá. Certamente, Faraó deve ter feito de tudo para que Rá enviasse sua luz nos três dias de trevas intensas que caíram sobre o Egito. [A criança com a venda coloca-a sobre os olhos de Faraó]. Mas não adiantou nada. O Sol brilhou somente na terra de Gósen.
No momento em que Moisés apareceu novamente perante Faraó, o coração do rei estava mais endurecido do que nunca. Havia rejeitado todas as tentativas de Deus de alcançar seu coração.
– Saia já da minha presença! – ele gritou enfurecido. – Nunca mais apareça aqui. O dia que aparecer na minha frente novamente, mandarei matá-lo.
Deus tentou nove vezes alcançar o coração de Faraó e por nove vezes o rei endureceu o coração e não deu ouvidos à ordem divina. O que mais Deus poderia fazer para alcançá-lo?

 

Nenhum comentário: