Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Últimas Palavras e Testemunhos

Lição 1  dos Adolescentes 2 de janeiro de 2010

Texto Bíblico: Atos 1:1-11.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 1, 2 e 3.
Verso Bíblico: Atos 1:7 e 8.

PREPARANDO-SE PARA ENSINAR

I. SINOPSE
As últimas palavras proferidas geralmente são as mais importantes, especialmente se a pessoa sabe realmente que aquelas são suas últimas palavras. As últimas palavras de Cristo
foram estratégicas: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra” (Atos 1:8).
Em Jerusalém, as cenas da crucifixão e da ressurreição de Cristo ainda estavam vivas na mente do povo. Provavelmente, muitas pessoas que ouviram o testemunho dos seguidores de Jesus também ouviram o testemunho do próprio Salvador. Ainda hoje, há muitas pessoas dentro da nossa esfera de influência (Jerusalém) que podem ser atraídas a Cristo se nos dispusermos a testemunhar para elas.
O problema de levar o evangelho à Judeia e Samaria não era a distância física desses lugares, mas o grande preconceito existente entre os judeus e os gentios. Porém, no momento certo, o Espírito Santo capacitou e acompanhou os discípulos para levarem as boas-novas da ressurreição de Cristo a esses povos. A igreja também se depara com obstáculos que apenas o Espírito Santo pode remover a fim de podermos alcançar as pessoas que estão fora da igreja.
Atualmente, sabemos mais a respeito dos “confins da terra” do que os discípulos sabiam na época em que se aventuraram em obediência à ordem de Cristo. É importante que os alunos reconheçam que as palavras finais de Cristo aqui na Terra se tratavam de uma ordem para testemunhar a todas as pessoas sobre a experiência que temos com Ele e o evangelho eterno.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
Talvez a resposta dessa pergunta esteja relacionada à definição de testemunha. O que significa ser uma testemunha? Basicamente, testemunha é alguém que viveu algo e está disposto a contar aos outros a respeito de sua experiência. Ao ler a história a seguir, note que Cristo proferiu naquele momento Suas últimas palavras – a última ordem aos discípulos.
É interessante observar que o assunto que Jesus escolheu abordar foi como os Seus discípulos se tornariam Suas testemunhas no mundo inteiro.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
O livro de Atos foi escrito por Lucas (compare o início do livro de Atos com o primeiro capítulo do livro de Lucas) a Teófilo. Ninguém realmente sabe quem foi Teófilo, mas o objetivo do relato é muito bem definido: uma continuação do Evangelho de Lucas, que descreve a história da igreja de Cristo, liderada pelo poder do Espírito Santo.
A história abordada na lição desta semana ocorreu nos quarenta dias desde a ressurreição até a ascensão de Cristo ao Céu. Durante esse período, Jesus procurou esclarecer Sua relação com as Escrituras do Antigo Testamento (Lucas 24:44-48). Parece que no período entre a ressurreição e a ascensão, Jesus aparecia e desaparecia e ninguém sabia ao certo quando apareceria novamente. Mas, ao chegar o momento de Sua ascensão, havia muitas coisas que Cristo desejava que Seus discípulos soubessem:
1. Os discípulos deviam sentir a realidade da ressurreição (Atos 1:3). A realidade de nossa salvação baseia-se no fato de Jesus ter ressuscitado dentre os mortos (1 Coríntios 15:1-40). O tema principal da pregação da igreja do Novo Testamento é a ressurreição de Cristo. O Calvário foi extremamente importante,
mas a vitória de Cristo sobre a morte é o tema abordado no livro de Atos.
2. Os discípulos deviam entender quem é o Espírito Santo e Sua relação com a igreja (Atos 1:4 e 5). Durante Seu ministério aqui na Terra, Jesus declarou: “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em Mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque Eu estou indo para o Pai” (João 14:12). Essa promessa está relacionada ao fato de Jesus ter precisado ir ao Céu em carne para que o Espírito de Cristo pudesse ser concedido a todo crente – em todos os lugares e a todo tempo (Joel 2:28; Isaías 44:3; 32:15; João 20:22).
3. Os discípulos deviam assumir a responsabilidade de se tornarem testemunhas de Cristo (Atos 1:7 e 8). Os discípulos não possuíam todas as respostas, mas sabiam o suficiente para arriscar a própria vida a fim de testemunharem de que Cristo era o Filho de Deus que foi crucificado e ressuscitou no terceiro dia. Cristo ascendeu ao Céu em carne diante dos olhos dos discípulos para que pudessem também testemunhar de Seu retorno à Terra.
A ordem de ir primeiro a Jerusalém, depois à Judeia e Samaria e, finalmente, aos confins da Terra reflete o curso natural da igreja moderna.
Uma das tarefas da lição desta semana é fazer com que os alunos entendam o que a ordem de Jesus significa para todos nós hoje.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
É muito importante notar que o plano de Cristo para ganhar o mundo foi entregue para que pessoas normais como você e eu pudéssemos realizar. Pedro, Maria, Tiago, João e Lídia não eram diferentes de nós. Podemos começar falando de nossa história às pessoas que conhecemos em nossa própria “Jerusalém”. A igreja, o lar e a escola são as primeiras esferas de influência que possuímos e temos a oportunidade de atingir. A segunda talvez apresente barreiras a serem superadas e preconceitos a serem quebrados através da fé e do serviço abnegado ao próximo.
Não podemos sair de Jerusalém e ir diretamente aos confins da Terra sem primeiro passar na Judeia e Samaria! O mais importante
é estarmos prontos hoje para partilharmos o que Cristo significa para nós, sem nos importarmos com o meio em que estamos inseridos ou com as dificuldades. Não tenha medo. Cristo prometeu que o Seu Santo Espírito estaria conosco. Prometeu também que nos acompanharia assim como esteve com os discípulos. O que você acha que acontecerá se começarmos a fazer a seguinte oração: “Senhor, conceda-me a oportunidade de testemunhar de Ti a alguém hoje”? Ao fazer diariamente essa oração, fique atento às oportunidades que surgirão. Mas não fique
apenas observando. Testemunhe!

Nenhum comentário: