Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Resgate Milagroso! Mar Vermelho se abre

Lição dos Primários 3ª semana 16/01

Verso para MEMORIZAR (pr 1t 03 10 C)

“Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje.”

Texto(s) Chave e Referências

Êxodo 13:17-22; 14; Patriarcas e Profetas, págs. 281-290 (Cap. 25)

A Lição Bíblica de Relance

       Depois que os filhos de Israel deixam o Egito, Faraó se arrepende de tê-los deixado sair, por isso, ele e seu exército partem em perseguição ao povo. Ao se aproximarem da multidão israelita no deserto, os israelitas ficam desesperados e começam a reclamar maldosamente contra Moisés. A coluna de nuvem que está guiando os israelitas se coloca entre os egípcios e o povo de Deus. Deus abre o Mar Vermelho e todo o Seu povo cruza em  terra seca e em segurança. Então, Deus fecha a passagem no meio do mar, e todos os perseguidores egípcios morrem afogados. Os israelitas entoam um maravilhoso cântico  de vitória para celebrarem sua miraculosa libertação.

Enriquecimento:

Mar Vermelho: “O mar assim chamado tem uma extensão que vai desde a costa oeste da Arábia, percorrendo cerca de 2253 km e separando a Àsia da África. Está ligado ao Oceano Índico, do qual é afluente, pelo Estreito de Babel-Mandeb... O nome hebreu para este fluxo de água é yam suph, o qual, quando traduzido literalmente, significa Cana e não Mar Vermelho... Não é provável, portanto, que o fluxo de água atravessado pelos israelitas tenha sido o que hoje é conhecido como Mar Vermelho. A localização atual não é tão importante quanto a natureza miraculosa do evento associado a ele, um evento que teria sido igualmente miraculoso em qualquer local possível. Este evento é o ponto central da história israelita. Toda a teologia subseqüente depende de uma compreensão de Deus como o ... ‘Deus que te tirou da terra do Egito’ (Êxodo 20:2; Jeremias 2:6; Oséias 11:1)” (Today’s Dictionary of the Bible, págs. 521, 522).

Montagem do cenário: Vestir quantos alunos desejar com as roupas dos tempos bíblicos. Entregar a vara a Moisés. Vestir os alunos que representarão o Mar Vermelho com peças de roupa vermelhas e posicioná-los em uma das extremidades da sala. Instruí-los a estender os braços e segurar bem firme na cintura um do outro, como se estivessem impedindo a passagem pelo Mar Vermelho. Orientar os israelitas a seguirem sempre Moisés e os egípcios a seguirem sempre Faraó.
À medida que ler ou contar a história, permitir que Moisés, Faraó, os israelitas e Deus repitam suas falas após terem sido lidas por você. Combinar com os “egípcios” que, ao serem tocados por qualquer aluno que esteja representando o Mar Vermelho, deverão cair e fingir estar mortos. Iniciar a história com a luz apagada.

História Bíblica
Enfim, livres! Após 400 anos de escravidão no Egito, os israelitas tiveram permissão para sair do país de Faraó. Como saber para onde ir? [O aluno representando Deus pega o balão vermelho e guia os israelitas à medida que caminham ao redor da sala.] Deus os guiou pessoalmente na forma de uma coluna de fogo durante a noite e de uma coluna de nuvem durante o dia. [Ligar a luz. O aluno representando Deus troca o balão vermelho por um branco e continua guiando os israelitas até chegar o momento de parar em frente às crianças representando o Mar Vermelho.]
Deus disse: — Se levá-los direto para Canaã, ficarão com medo dos filisteus. Em vez disso, vou levá-los ao deserto.
Não demorou muito para Faraó perceber o que tinha feito. Logo começou a lamentar: — Todos os nossos escravos foram embora! Quem irá trabalhar para nós agora?
O rei decidiu, então, perseguir os israelitas com o seu exército e os 600 carros de guerra egípcios.
Os israelitas estavam acampados próximos ao Mar Vermelho. [Os israelitas sentam-se em frente aos alunos representando o Mar Vermelho.] Em pouco tempo ouviram barulhos e viram o exército egípcio se aproximando para capturá-los. Ficaram aterrorizados! [Os egípcios chegam perto dos israelitas e fazem barulho. Os israelitas fingem estar com muito medo.] Imediatamente começaram a reclamar: — Moisés, por que nos trouxe aqui? Teria sido melhor se tivéssemos ficado no Egito em vez de morrermos aqui no deserto.
Moisés respondeu: — Não fiquem com medo. Confiem em Deus e verão a maneira maravilhosa como Ele livrará Seu povo hoje.
Deus disse a Moisés: — Mande os israelitas seguirem em frente. Levante sua vara e estenda o braço sobre o mar e as águas se dividirão. Os israelitas atravessarão o mar, pisando em terra seca. Os egípcios tentarão segui-los e Eu serei glorificado através de Faraó e de todo o seu exército. Os egípcios saberão que Eu sou o Senhor.
A coluna de nuvem moveu-se para trás do povo, ficando entre os israelitas e o exército. [O aluno representando Deus pega o balão vermelho e o balão branco efica entre o exército egípcio e os israelitas. O balão branco deve ficar próximo aos egípcios e o balão vermelho próximo aos israelitas.] Noite adentro a coluna de nuvem deixou os egípcios em trevas intensas e a coluna de fogo proveu luz para o povo de Deus.
Moisés estendeu o braço sobre o Mar Vermelho. [Moisés levanta a vara. Ligar o ventilador ou o secador de cabelo.] Durante a noite inteira um vento muito forte soprou sobre o Mar Vermelho, dividindo as águas e abrindo um caminho de terra seca. [Os alunos representando o Mar Vermelho, abaixam lentamente os braços, abrindo passagem enquanto o vento sopra diretamente neles.]
O povo de Deus atravessou o Mar Vermelho, pisando em terra seca. [Moisés guia o povo pelo caminho.]
Os egípcios seguiram os israelitas, mas, ao chegarem ao meio do caminho, as rodas dos carros de guerra começaram a sair do lugar e tiveram problemas para prosseguir. Faraó ordenou:
— Vamos fugir! O Senhor está lutando pelo povo.
Mas já era tarde demais. Deus disse a Moisés: — Estenda o braço sobre as águas e elas voltarão a correr normalmente, cobrindo os egípcios e os carros de guerra. [Moisés estende o braço. As crianças representando o Mar Vermelho tocam os egípcios, que caem, fingido estar mortos. Assim que todos os egípcios estiverem caídos no chão, os alunos representando o Mar Vermelho voltam à posição original.]
Moisés levantou o braço sobre o mar e, ao amanhecer, o mar já tinha voltado ao normal. As águas cobriram os carros de guerra, o exército egípcio inteiro e também o rei. Todos morreram afogados. O povo de Deus estava seguro do outro lado. Tinham acabado de testemunhar o grande poder de Deus e renderam-Lhe louvores com o coração repleto de alegria e gratidão. [Moisés orienta os israelitas a gritarem: “Louvado seja o Senhor!

Nenhum comentário: