Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Somente Jesus Pedro e João curam aleijado na porta do templo

Lição dos Adolescentes 3ª semana 16/01

Texto Bíblico: Atos 3; 4:1-31.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulo 6.
Verso Bíblico: Mateus 17:8

SINOPSE
A história de Pedro e João curando o mendjgo aleijado oferece uma grande oportunidade de abordar vários temas espirituais. Logo após a cura, Pedro prega aos espectadores. Os líderes religiosos não ficaram nem um pouco contentes com o que Pedro e João estavam pregando e mais do que depressa mandaram prendê-los.
A prisão deu a Pedro a oportunidade de testemunhar de Jesus. Cheio do Espírito Santo, ele disse: “Autoridades e líderes do povo! Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Este Jesus é ‘a Pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que Se tornou a Pedra Angular.’ Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:8-12.
Qualquer tema que você escolher abordar na lição desta semana apontará para Jesus. Uma ênfase importante que naturalmente se sobressai na passagem bíblica citada é o trabalho missionário. Tenha em mente que essa história toda aconteceu por causa do trabalho missionário que Pedro e João fizeram pelo mendigo aleijado. Claro que a cura milagrosa foi realizada em nome e no poder de Jesus. Outro ponto importante digno de ser destacado é a importância do testemunho. A passagem bíblica apresenta um exemplo ideal para ensinar-nos como partilhar a nossa fé. Afinal, o testemunho descrito nesta história baseia-se totalmente em Jesus — Sua morte, ressurreição e presença contínua através do Espírito Santo.
Ao apresentar este estudo, professor, siga o exemplo de Pedro e João — fale sempre de Jesus. Que digam de você aquilo que na época disseram a respeito desses dois grandes discípulos: “...
e reconheceram que eles haviam estado com Jesus” (Atos 4:13).

A lição desta semana nos conta a respeito de uma cura milagrosa, mas, na verdade, essa história não se resume apenas à cura de um aleijado através do poder do Espírito de Deus. Essa história revela onde nós também podemos encontrar a vida — em Jesus! Precisamos partilhar essa história com outras pessoas. Nossa vida depende disso.
A lição destaca a atuação de Pedro, o mesmo apóstolo que escreveu uma carta aos cristãos afirmando que o mundo está imerso “na libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. Contudo, eles terão que prestar contas Àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos. Por isso mesmo o evangelho foi pregado também a mortos, para que eles, mesmo julgados no corpo segundo os homens, vivam pelo Espírito segundo Deus” (1 Pedro 4:3-6).
Quem não quer viver “pelo Espírito segundo Deus”? Claro que não nos ajustaremos a este mundo, mas e daí? A vida com Jesus é a melhor maneira de viver.
Pedro vivia o que pregava. Não se deixou intimidar pelas autoridades que o interrogaram por ter curado o homem aleijado. Foi lançado na prisão por testemunhar de Jesus, mas estava feliz por permanecer firme na fé em Jesus!

Aplicando a História (Para Professores)
• O mendigo aleijado pediu dinheiro, mas Pedro lhe deu algo muito mais valioso — a mobilidade das pernas. Alguma vez você pediu a Deus que o ajudasse a resolver um pequeno problema e foi surpreendido por uma resposta à sua oração muito maior do que imaginava? Se sim, partilhe sua história com a classe. Em seguida, em classe inicie uma discussão em relação ao seguinte pensamento: “Peça a Deus aquilo que deseja, mas não se surpreenda se Ele lhe der aquilo de que realmente precisa.”
• Note que o homem aleijado “entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus” (Atos 3:8). Pense no que deixa as pessoas entusiasmadas em nossa cultura hoje. Shows musicais? Sim. Jogos de futebol? Sem dúvida. Festas? Claro. Igreja? Nem tanto. Por que pensa assim? Será que hoje ainda é possível ter a mesma alegria do homem aleijado ao ir à igreja?
• Atos 3:10 diz que ao verem o aleijado andando e saltando, “todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido”. Você descreveria as coisas que têm acontecido na igreja moderna como algo que deixa as pessoas que nos observam “perpiexas e muito admiradas”? Explique. Será que os mesmos milagres descritos na Bíblia podem acontecer em nossos dias? Se sim, por que são tão raros?
• O que você responde quando as pessoas
o atacam com perguntas a respeito de sua fé?
O que você aprendeu com a maneira que Pedro respondeu aos líderes religiosos?
• Atos 4:13 fala da “coragem de Pedro e de João”. O que “coragem” significa para você ao testemunhar de Jesus?

Apresentando o Contexto e o Cenário
No mundo antigo era comum os mendigos sentarem-se à entrada do Templo. Essa era uma localização estratégica, pois quando as pessoas vão adorar a Deus, estão mais dispostas a demonstrar compaixão aos necessitados. Assim, a cena apresentada na história desta semana, de Pedro e de João indo ao Templo no horário costumeiro de oração (às três da tarde) e encontrando um mendigo aleijado, era muito comum. Incomum foi o que aconteceu em seguida.
Pedro ordenou ao aleijado: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande.” Atos 3:6. Em outras palavras, Pedro estava dizendo “pela autoridade de Jesus...” Essa cura ocorreu apenas pelo poder do Espírito Santo, não pelo poder de Pedro ou de João.
O milagre atraiu a atenção da multidão que ali se encontrava e Pedro aproveitou a oportunidade para testemunhar de Cristo. Note que Pedro apresentou abertamente a mensagem afirmando quem Jesus era, de que maneira os judeus O rejeitaram, a razão de essa rejeição ser mortal e da grande necessidade que tinham de se arrepender e fazer as pazes com Deus. Pedro proclamou uma mensagem de paz, enfatizando que ainda não era tarde demais para aceitar Jesus como o Messias e Salvador.
Pedro os chamou ao arrependimento:
“Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que Ele perdoe os pecados de vocês. E também para que tempos de nova força espiritual venham do Senhor, e Ele mande Jesus, que Ele já tinha escolhido para ser o Messias de vocês.” Atos 3:19 e 20, NTLH. Note que, como resultado direto do arrependimento, Deus abençoa Seus filhos com “nova força espiritual”. Oséias declarou:
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-Lo. Tão certo como nasce o sol, Ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.” Oséias 6:3. Você gostaria de receber nova força espiritual? Isso é possível através do arrependimento.
Pedro e João foram convocados para testemunhar perante o Sinédrio onde se encontravam “as autoridades, os líderes religiosos e os mestres da lei” (Atos 4:5). Esse foi o mesmo grupo de pessoas que condenou Jesus à morte (ver Lucas 22:66). O Sinédrio era composto por 70 membros, além do sumo sacerdote. A maioria dos membros era de saduceus. Os saduceus eram homens muito influentes e ricos que não criam na ressurreição. Portanto, sentiram-se profundamente ofendidos ao saberem que Pedro e João “estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos” (Atos 4:2).
Apesar disso, os membros do Sinédrio ficaram maravilhados diante do testemunho dos discípulos, pois sabiam que eram pessoas sem instrução formal. Puderam notar a grande diferença que Jesus havia feito em sua vida (Atos 4:13). A transformação que Jesus opera na vida daqueles que O aceitam é o testemunho mais poderoso que existe.

Nenhum comentário: