Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Um Dia Especial A criação e o sábado

Lição do Jardim da Infância 3ª semana 16/01

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (jd 1t 03 10 A):

”Abençoou Deus o dia sétimo e o santificou.” Gênesis 2:3, ARA.

Texto(s) Chave e Referências

Gênesis 2:1-3; Patriarcas e Profetas, pág. 47 e 43.

A Lição Bíblica de Relance

Deus cria o sábado como um tempo especial para nos lembrarmos de tudo que Ele fez para nós e para desfrutarmos a companhia dEle, da nossa família, e apreciarmos o mundo que Ele criou.

Enriquecimento:
“Os primeiros seis dias de cada semana são dados ao homem para que trabalhe neles, porque Deus empregou o mesmo período da primeira semana na obra da criação. Deus reservou o sétimo dia como dia de descanso, em comemoração de Seu descanso durante o mesmo período de tempo, após haver realizado a obra da criação em seis dias.” — Exaltai-O, pág. 52.
“Deus viu que um repouso era essencial para o homem, mesmo no Paraíso. Ele necessitava pôr de lado seus próprios interesses e ocupações durante um dia dos sete, para que pudesse de maneira mais ampla contemplar as obras de Deus, e meditar em Seu poder e bondade. Necessitava de um sábado para, de maneira mais vívida, o fazer lembrar de Deus, e para despertar- lhe gratidão, visto que tudo quanto desfrutava e possuía viera das benignas mãos do Criador.
“Era o desígnio de Deus que o sábado encaminhasse a mente dos homens à contemplação de Suas obras criadas. A natureza fala aos sentidos, declarando que há um Deus vivo, Criador e supremo Governador de tudo.” — Patriarcas e Profetas, pág. 48.“A beleza que reveste a Terra é um sinal do amor de Deus. Podemos vê-Lo.., no botão que se abre, e nas delicadas flores. Tudo nos fala de Deus. O sábado, apontando sempre para Aquele que tudo fez, ordena aos homens abrirem o grande livro da natureza, e rastrear ali a sabedoria, o poder e o amor do Criador.”

Lição Bíblica

Vivenciando a História
Eva acorda e olha ao seu redor. O Sol quentinho estava surgindo onde o céu parecia encontrar-se com a terra. [Apontar para um ponto distante à frente.
Vamos imaginar o que deve ter acontecido durante o resto daquele dia. Eva se vira e olha para trás. Na noite anterior, o Sol havia desaparecido daquele outro lado. [Apontar para um ponto distante diretamente atrás de você.] “Preciso perguntar a Deus para onde o sol vai durante a noite”, ela pensa. 
* Esta atividade pode ser feita em qualquer momento da programação.
Então, ela se lembra de que Deus dissera que aquele dia seria um dia especial. Eva olha para Adão que ainda está dormindo. Ela toca carinhosamente o ombro de Adão.
— Adão — diz ela — levante-se. Hoje é um dia especial. Deus disse que queria passar o dia inteiro conosco.
Adão senta-se e dá uma espreguiçada. Que dia majestoso! Para ele e para Eva seria o primeiro dia inteiro de vida na Terra. Tinham muito para ver, fazer e explorar.
Naquele momento, eles ouvem uma voz que se aproxima.
—Adão! Eva!
Era Deus que estava chamando. Ele viera ao jardim para vê-los.
— Este é um dia especial! Vou chamá-lo de sábado! Quero passar este dia inteiro com vocês. Eu gostaria de mostrar-lhes este belo lar que fiz para vocês. Vocês estão prontos?
— Sim, estamos — Adão responde.
— Sim — Eva acrescenta. — Tenho certeza que teremos um ótimo dia.
Deus vai até uma árvore e colhe uma fruta redonda, alaranjada.
— Esta fruta é muito boa para o desjejum — Ele diz com um sorriso — especialmente no dia do sábado. Ele dá grandes e cheirosas laranjas a Adão e Eva e lhes mostra como descascá-las e separar os gomos. Logo, o saboroso suco estava escorrendo entre os dedos deles.
Que aventura maravilhosa eles desfrutam durante o restante daquele primeiro sábado! Deus lhes mostrou todas as coisas que havia em seu lar, aquele belo jardim. Eles param no topo de uma majestosa cascata. Observam os cisnes no lago límpido como cristal. Provam todos os tipos de frutas deliciosas. Lindos pássaros pousam sobre suas mãos e ombros. Eles acariciam a juba do leão, fazem um passeio montados nos elefantes e tagarelam ligeiramente com os macacos.
Ao entardecer, quando o Sol se aproxima do horizonte, eles se assentam em uma colina junto com Deus e observam o majestoso colorido rosa, alaranjado e roxo do pôr-do-sol.
Então, Deus diz: — Vocês gostaram deste sábado? Este é um dia muito especial para Mim. Minha obra de criação está agora terminada. Eu quero que este seja um dia em que possamos ficar juntos. Cada sétimo dia da semana será sábado. Nos outros seis dias, vocês cuidarão do jardim e dos animais. Eu passarei algum tempo com vocês nesses dias também. Mas cada sétimo dia será sábado, um dia santo, nosso dia especial. Passaremos o dia inteiro juntos.
— Este foi um dia maravilhoso — disse Adão ao ver o Sol desaparecer no horizonte.
Eles permanecem sentados ali por alguns momentos. Então, Eva diz:
— Muito obrigada, meu Deus. Muito obrigada por este dia especial. Muito obrigada pelo sábado!

Analisando
Conceder tempo para respostas. Como voc ês acham que Adão e Eva se sentiram ao passar o dia inteiro com Deus? Vocês acham que Deus estava cansado, depois de criar o mundo? Por que, então, Ele descansou? Vocês acham que Deus fez o sábado para Ele mesmo ou para as pessoas? Por quê?
DEUS FEZ O SÁBADO PARA NÓS, PORQUE NOS AMA.

Nenhum comentário: