Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Uma Noite Inesquecível

2 Lição dos Primários 09/01

GRAÇA
Deus Se revela a nós.
VERSO PARA DECORAR
“Recordarei os feitos do Senhor.” Salmo 77:11, NVI.
REFERÊNCIAS
Êxodo 12, Patriarcas e Profetas, p. 273-280.

Resumo da Lição
Deus enviou Moisés ao Egito para libertar os israelitas da escravidão. Ao término das nove pragas, Moisés procurou novamente Faraó e exigiu que ele libertasse o povo de Deus e os deixasse sair do país. Faraó mais uma vez se recusou a obedecer, mas Deus atraiu a atenção do rei na noite em que todos os primogênitos do Egito morreram. Os filhos dos israelitas foram protegidos da praga porque seguiram as instruções divinas: Escolher um cordeiro perfeito, sacrificá-lo e espalhar, com um ramo de hissopo, o sangue do animal nas laterais e nas vigas superiores da porta das casas. O Senhor não visitou os lares israelitas naquela noite.
Esse evento recebeu o nome de Páscoa, que segundo a ordem divina, tornou-se uma grande festa anual entre os israelitas para celebrar a graça de Deus.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: Adulto para representar Moisés, crianças para representar o pai, a mãe, o filho mais velho e os outros irmãos. (É muito importante saber quem é o filho mais velho.)
Montagem do cenário: Com antecedência, fazer um batente de porta de papelão, com cerca de 1 m de altura por 67 cm de largura e colocar em um canto da sala. Pedir que as crianças que vão representar a família fiquem perto do batente. Entregar à família uma mala e algumas peças de roupa. Dar à mãe alguns biscoitos salgados ou pães sem fermento e verduras (alface, salsinha, agrião, chicória, etc.). Israelitas! Ouçam! É Moisés quem está falando. Deus enviou-lhes outra mensagem. Tenho instruções muito importantes. Vocês devem ouvi-las com muita atenção e fazer exatamente o que eu disser. Todas as famílias deverão escolher um cordeiro perfeito, um macho, de um ano de idade. Daqui a quatro dias, ao pôr do sol, o pai de cada família deverá sacrificar o cordeiro e guardar um pouco do sangue do animal. Logo depois, deverá molhar o ramo de hissopo no sangue e passá-lo nas laterais e na parte superior do batente da porta. A partir desse momento, ninguém poderá sair de casa até o dia seguinte.
O Senhor passará pelas casas que não tiverem as marcas de sangue no batente da porta e matará o filho mais velho da família. Mas as casas que tiverem esse sinal estarão protegidas. Entenderam? Se não tiver marcas de sangue no batente da porta, o filho mais velho da família morrerá.
A carne do cordeiro deverá ser assada e comida com pães sem fermento e ervas amargas. Comam com os sapatos nos pés e o casaco no corpo. Se sobrar comida, queimem-na. Não guardem nada. Se a família for pequena demais para comer um cordeiro sozinha, poderá dividi-lo com o vizinho mais próximo, mas as duas famílias deverão marcar o batente da porta com sangue para que o Senhor não visite a sua casa. Alguma dúvida?
Vamos descobrir o que aconteceu quatro dias mais tarde.
[As crianças encenam o sacrifício do cordeiro. Distribuir o recipiente com molho de tomate e os ramos de arbusto ou pincéis. Supervisionar enquanto o pai da família marca o batente da porta com o molho de tomate. Incentivar o filho mais velho a supervisionar o trabalho e certificar-se de que esteja sendo benfeito, pois sua vida depende disso. Assim que o trabalho estiver pronto, instruir a família a “entrar” em suas casas e pedir à mãe que arrume numa bandeja os biscoitos salgados ou pães asmos e a verdura. Pedir que Moisés dê as próximas instruções.]
Israelitas! Israelitas! Venham rápido! O destruidor do Senhor acabou de passar pela terra do Egito. Vocês marcaram o batente da porta com sangue? [Conceder tempo para respostas.] Graças a Deus. O filho mais velho de todas as famílias egípcias morreu, desde o filho do Faraó até o filho dos servos. O filhote mais velho de todo o rebanho egípcio também morreu. O rei está furioso! Finalmente está pronto para fazer o que Deus pediu. Ordenou que todos nós saíssemos imediatamente de seu país.
Rápido! Façam as malas e sigam-me! Esta é a noite em que Deus está libertando Seu povo!
[A família coloca as roupas o mais rápido possível dentro da mala e sai de casa. Assim que estiverem prontos, pedir que Moisés continue.] Estão prontos? Sigam-me! Deus está nos liderando! [Moisés guia as crianças ao redor da sala enquanto continua falando.]
Deus é muito bom! Ele cumpriu Sua promessa. Ele nos libertou. Por isso, todo ano comemoraremos a Páscoa para nos lembrarmos da imensa bondade de nosso Deus. De hoje em diante, este será o primeiro mês de nosso calendário e a cada ano comemoraremos a Páscoa e recordaremos a maneira maravilhosa como Deus nos libertou da escravidão no Egito.

Símbolo Significado
Cordeiro pascal (Êxodo 12:21) Jesus (1 Coríntios 5:7)
Páscoa (Êxodo 12:13) Ocasião em que Deus poupou os filhos mais velhos dos israelitas (Êxodo 12:27)
Sangue (Êxodo 12:22) Redenção (Efésios 1:7)Fermento (Êxodo 12:8) Pecado (1 Coríntios 5:8)
Hissopo (Êxodo 12:22) Purificação (Salmo 51:7)
Ervas amargas (Êxodo 12:8) Amargura da escravidão no Egito (sem referência bíblica direta, ver Patriarcas e Profetas, p. 278)

Nenhum comentário: