Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Chamado por Cristo

7ª Lição dos Adolescentes 13 de fevereiro de 2010

Texto Bíblico: Atos 9:1-18.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 12, 13 e 14.
Verso Bíblico: Filipenses 3:13 e 14.

I. SINOPSE

Saulo. Paulo. Somente os nomes quase já descrevem toda a história. Descrevem um homem que viveu duas vidas totalmente diferentes uma da outra. O apóstolo Paulo é respeitado hoje e, com razão, por ajudar a lançar o fundamento da igreja cristã. Suas cartas, suas experiências de vida e sua audácia santificada moldaram a fé.
Entretanto, muito antes de esse gigante da fé partir para cumprir a missão que Cristo lhe deu, realizava outra bem diferente. Antes de conhecer a Jesus, Paulo era conhecido por respirar “ameaças de morte contra os discípulos do Senhor” (Atos 9:1). Teria sido maravilhoso para a igreja primitiva se Saulo somente respirasse ameaças de morte, mas era muito mais do que isso. Ele liderou o assassinato de Estêvão e de muitos outros crentes. Era sincero em seus esforços de livrar o mundo dos importunos seguidores de Cristo, mas estava sinceramente errado.
Esse é um dos pontos a ser enfatizado durante o estudo da lição. Às vezes, podemos nos equivocar ao avaliarmos a fé de nosso próximo. Portanto, jamais devemos apressar-nos para condenar. Devemos seguir as orientações da Palavra de Deus e do Espírito Santo ao interagirmos com as pessoas que possuem uma fé diferente da nossa.
O trabalho de destruição de Saulo era tão eficiente e meticuloso que Jesus precisou detê-lo, mudar seu nome e mudar o curso de sua vida. A jornada começou com um encontro com Jesus na estrada de Damasco, um milagre de enormes proporções. Deus escolheu o homem mais dedicado em destruir Sua igreja para torná-lo um de Seus grandes líderes. Cristo deseja fazer o mesmo na vida de todos que aceitarem Seu convite e se submeterem a Ele. No momento em que Paulo vir Jesus face a face, terá completado sua jornada.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
1. O Resultado de Muito Trabalho. Como sempre é o caso, aquilo que parece ocorrer apenas em uma fração de segundo é o resultado de muito trabalho. Ellen White escreveu que Deus já estava trabalhando com Saulo havia algum tempo. Saulo se convenceu da verdade através do sermão de Estêvão perante o Sinédrio. Às vezes, passava a noite em claro debatendo-se com a convicção de que Jesus realmente era o Messias (Atos dos Apóstolos, pp. 116 e 117).
O auge do longo trabalho para atingir Saulo ocorreu no momento em que ele ouviu pela primeira vez a voz de Jesus. Naquela hora Jesus atraiu completamente sua atenção.
2. Batizado com o Espírito. Jesus ordenou que Ananias impusesse as mãos sobre Paulo para que fosse batizado com o Espírito Santo. Esse batismo ocorreu cerca de três dias depois do encontro na estrada de Damasco. Paulo havia aceitado Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, mas ainda precisava ser ungido com o Espírito Santo para efetuar o trabalho de Cristo em sua vida.
Antes de deixar os discípulos, Jesus prometeu:
“Mas quando o Espírito da verdade vier, Ele os guiará a toda a verdade. Não falará de Si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é Meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence
ao Pai é Meu. Por isso Eu disse que o Espírito receberá do que é Meu e o tornará conhecido a vocês.” João 16:13-15.
O Espírito tem a função de nos auxiliar a crescer em Cristo. Paulo precisava da ajuda do Espírito para habilitá-lo a cumprir sua missão e nós também.
3. Comece Agora. Uma das partes mais bonitas da história da transformação de Paulo é sua disposição quase que instantânea em começar a trabalhar por Cristo. Não se preocupou em começar seu ministério de forma discreta e sutil, mas entrou de cabeça no trabalho que tinha a fazer. Atos 9:19, 20 relata-nos que, após cumprir os três dias de jejum, ele imediatamente começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus. Você pode imaginar o impacto que Paulo causou nas pessoas que o ouviram pregar?
Há um ponto muito importante que precisa ser ressaltado. As pessoas que aceitam Jesus como Salvador pessoal devem envolver-se no trabalho de levar outras pessoas aos pés de Cristo. Não devem receber certas responsabilidades até que estejam prontas para executá-las, mas não devem ser impedidas de testemunhar a história de sua conversão.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
Deus Se encontra neste momento envolvido na missão de salvar toda a humanidade da destruição do pecado. Na verdade, Ele já cumpriu essa missão. Deus cumpriu Sua missão e andou a segunda milha, ao enviar Seu Filho, Jesus, para morrer pelos pecados do mundo. A salvação é gratuita e está disponível a todos que a aceitarem.
O apóstolo Paulo aceitou o chamado de Jesus para uma nova vida. Repleto do Santo Espírito, saiu para cumprir a missão que Deus havia planejado para ele. De uma vida determinada a destruir, Deus criou uma vida determinada a amar. Paulo caminhou com Jesus até que os dois se tornaram um, habilitando-o a declarar: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” Filipenses 1:21.
Um dia, se permanecermos fiéis, veremos Paulo no Céu. Teremos a oportunidade de perguntar-lhe se valeu a pena todo o sofrimento que ele passou para estar ali. Talvez repita o que escreveu ao romanos: “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.” Romanos 8:18.

Nenhum comentário: