Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Herodes, o Insensato

Lição 8 dos Juvenis 20 de fevereiro de 2010

ADORAÇÃO: Respondemos ao grande amor de Deus.

Verso Para Memorizar
“Rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” Romanos 12:1.
Referências
Mateus 14:1-13; O Desejado de Todas as Nações, p. 214-225.

Resumo da Lição
O rei Herodes colocou João Batista na prisão. Em seu aniversário, ele ofereceu uma grande festa. Havia muita bebida, comemoração e dança. Salomé, filha de Herodias (esposa de Herodes), dançou para ele, e ele ficou tão impressionado que prometeu lhe dar qualquer coisa que ela desejasse. Sua mãe, que procurava se vingar de João Batista, disse para ela pedir a cabeça de João numa bandeja. O rei ficou triste com o pedido, mas achou que teria que manter a promessa. Então, ordenou que João Batista fosse decapitado. Durante todo esse tempo, a mente do rei ficou desequilibrada pelo vinho.
Esta lição fala sobre adoração. Podemos adorar a Deus mantendo nosso corpo e mente livres de substâncias que alteram nosso cérebro. Herodes se impressionou com a pregação de João Batista, mas não respondeu ao Espírito Santo devido ao efeito da bebida alcoólica.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Deus nos ama e deseja Se comunicar conosco. A comunicação inclui sermos capazes de ouvi-Lo e responder por meio da adoração. Em diferentes níveis, todas as drogas afetam nosso cérebro. O uso de algumas drogas, como cafeína, nicotina e bebidas alcoólicas, é considerado legal e elas estão disponíveis a todos. Outras, como a heroína e cocaína, são ilegais. Independentemente de serem legais ou ilegais, as drogas funcionam da mesma maneira. Elas irritam ou interferem em nossos neurotransmissores, que têm a tarefa de transmitir mensagens entre as células do cérebro.
Quando o cérebro é afetado por essas substâncias, é mais difícil “ouvir” o Espírito Santo falando à mente. Hoje, vamos falar sobre um homem que permitiu que bebidas alcoólicas embotassem sua sensibilidade a ponto de impedi-lo de ouvir a voz de Deus. Em virtude disso, outro homem perdeu a vida.

Aplicação da Lição
Situação
Ultimamente, Pedro tem se sentido muito depressivo. Tudo em sua vida parece dar errado: na escola, em casa e na vida pessoal. Simplesmente, parece não conseguir fazer nada certo. Um garoto da vizinhança lhe ofereceu algumas pílulas para ele se sentir bem e esquecer seus problemas. E realmente essa oferta tem parecido bem atrativa. No entanto, ele não acha que isso é o que Deus deseja que faça.

Analisando
Se Pedro viesse lhe pedir um conselho, o que você diria? (Pílulas e outras substâncias não são a solução. Elas fazem a pessoa se sentir diferente, mas não resolvem os problemas.) Que versos você poderia partilhar com ele para encorajá-lo? Pedir que alguém leia Romanos 12:1 e Provérbios 3:6. Como esses versos podem ajudar a resolver o problema? (Dizer para Pedro: Você já percebeu que Deus não quer que você faça isso. Lembre-se da promessa de Provérbios. Deus lhe mostrará como resolver o problema. Se você usar pílulas, não conseguirá perceber a solução de Deus, pois sua mente ficará confusa.) Além de conselhos, como amigo, o que você poderia fazer para ajudá-lo? (Fazer-lhe companhia; convidá-lo para ir a minha casa; envolvê-lo em atividades com pessoas que não usam drogas; apresentá-lo a um adulto que possa ajudá-lo; orar com ele, etc.)

Lema do Vencedor
Com a ajuda de Deus, desejo ser um verdadeiro vencedor. Quero ser e fazer o melhor que puder. Sendo que as drogas me afastam do meu objetivo, escolho não fumar, não tomar bebidas alcoólicas, não usar qualquer tipo de drogas e incentivar outras pessoas a tomar a mesma decisão.

Nome

Data

Nenhum comentário: