Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Informativo

Jean Claude 13 de Fevereiro

image 

Pequeno sonho

A história de hoje aconteceu em Ruanda, um pequeno país no leste da África (localizar Ruanda no mapa).
Yvette caminhava com cuidado pela estrada poeirenta. Ela segurava o pote de água que equilibrava sobre a cabeça. O pote era pesado, e ela não queria que caísse nenhuma gota da preciosa água. Cada manhã, assim que o Sol nascia atrás das montanhas, próximo à sua casa, Yvette acordava, se vestia rapidamente e saía de casa. Pegava o pote e corria para o poço. A demora no poço seria menor, se ela chegasse cedinho. Ela chegava e esperava sua vez de encher o pote. Depois de encher, colocava-o na cabeça e voltava para casa.
No caminho para casa, ela encontrava crianças caminhando para a escola. Os alunos vestiam calças e gravatas escuras e camisas brancas. As alunas vestiam saias escuras e blusas brancas. Eles parecem tão inteligentes nesses uniformes, ela pensava, enquanto eles passavam. Yvette diminuía os passos enquanto pensava que na pequena escola as crianças estavam aprendendo a ler, fazer contas e repetir a lição em voz alta. Ela suspirava profundamente e caminhava mais rápido. Sua mãe estava em casa esperando por ela. Precisava preparar as refeições, regar as plantas e lavar roupas.

Jean Claude

Jean Claude caminhava por uma trilha estreita, cuidando da vaca que pertencia a sua família. Ele a guiava com um galho que tinha quebrado de um arbusto. Sua tarefa era manter a vaca longe das plantações dos vizinhos, enquanto procurava grama fresca. Ele a mantinha longe da estrada, protegendo-a dos carros e caminhões.
Jean Claude olhava as montanhas que cercavam o pequeno pedaço de terra da família. Quando chovia, como naquele ano, os campos exibiam muitos tons de verde. As plantações bem cuidadas se espalhavam por toda a montanha. Parecia a colcha de retalhos que sua mãe lhe fizera com retalhos emendados. Ruanda é tão bonita, pensou.
O som da buzina de um caminhão grande despertou-o de seus pensamentos e ele correu para alcançar a vaca. O calor da tarde o deixava lento, e parecia estar sempre com fome.
Ele ouviu o som de vozes alegres chamando uns aos outros e olhou para a estrada onde crianças corriam ao retornarem da escola para casa. Com o galho procurou afastar a vaca do caminho para que as crianças pudessem passar sem se sujar. Ele observava as crianças e se perguntava se algum dia conseguiria ir à escola. Estava com quase 10 anos de idade e seus pais continuavam sem condições de enviá-lo a uma escola. Seu pai alegava que a pequena plantação não rendia dinheiro suficiente para pagar o material escolar. Mas, em seu coração, Jean Claude continuava esperando que algum dia, talvez, conseguisse estudar.

Pequeno sonho

Yvette e Jean Claude são duas das muitas crianças em Ruanda que não frequentam a escola, porque seus pais não podem pagar o material escolar. Embora a maioria das escolas em Ruanda seja gratuita, os pais precisam pagar os uniformes e o material escolar. E se os pais não têm condições de pagar, seus filhos não podem estudar. Sem educação, as crianças não podem conseguir uma situação econômica melhor ao crescerem. E, como um círculo vicioso, no futuro também não poderão enviar seus filhos à escola.
Neste trimestre, parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará na compra de uniformes escolares para que as crianças de Ruanda possam frequentar a escola. Algumas crianças são adventistas, outras não, mas frequentarão a escola adventista em seu vilarejo ou cidade. Como crianças, podemos fazer uma grande diferença na vida das crianças de Ruanda. O uniforme escolar é uma coisa tão simples, mas fará uma grande diferença para as crianças que ainda não tiveram chance de ir à escola.
Vamos economizar durante o trimestre para dar uma oferta especial a fim de ajudar as crianças a aprender sobre o amor de Deus. Essa é uma das maneiras de sermos missionários para Jesus.

Projeto especial das crianças

  • Aprender a ler, escrever e fazer contas transformará as crianças em melhores cidadãos. Precisam aprender o que necessitarão quando crescerem.
  • O governo de Ruanda deseja que todas as crianças estejam na escola. A educação é gratuita, mas os pais precisam pagar o material escolar e o uniforme, que custa apenas 30 ou 40 reais. Embora seja pouco, alguns pais não podem pagar.
  • Neste trimestre, parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará as crianças de Ruanda a conseguir os uniformes que precisam para ir à escola.
  • Conheça mais sobre esse projeto especial no DVD Adventist Mission. 

Nenhum comentário: