Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Profeta Fugitivo

Lição 10 dos Primários 6 de março de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Tenho grande alegria em fazer a Tua vontade, ó meu Deus.”
Salmo 40:8, NVI.
REFERÊNCIAS
Jonas 1:1-9; Profetas e Reis, p. 265, 268.

Resumo da Lição
Deus escolheu Jonas para levar uma mensagem para o povo de Nínive, uma mensagem que os salvaria da destruição. Mas Jonas recusou-se a levar a mensagem e tentou fugir de Deus embarcando num navio com destino oposto a Nínive. O Senhor enviou uma tempestade terrível e todos a bordo do navio ficaram em perigo. Os marinheiros lançaram a sorte para ver quem era o responsável pela desgraça e Jonas foi o indicado. Ao lhe perguntarem o nome, Jonas identificou-se como um hebreu adorador do Senhor, o Deus do Céu que criou a Terra e o mar.
Esta lição fala sobre comunidade. Apesar de ter rejeitado testemunhar aos ninivitas, Jonas testemunhou de Deus aos marinheiros do navio, mesmo não sendo da forma que o Senhor desejava.
A desobediência do profeta colocou em risco todas as pessoas que faziam parte de sua comunidade temporária. Mas, no fim, Jonas foi sincero e assumiu sua relação com o Deus do Céu, o Criador.

Decoração da Sala
Pendurar uma rede de pesca na parede, juntamente com um tecido, lençol, ou papel azul para representar o mar. Acrescentar areia e conchas para incrementar o cenário marinho. Se desejar, providenciar material de artesanato e moldes de peixes para as crianças confeccionarem. Pedir que escrevam o nome ou as iniciais nos peixes e colá-los na rede de pesca com fita adesiva ou cola quente. Acima da rede de pesca, colar um cartaz com as seguintes palavras: “Estamos Nadando na Escola de Deus.” Se fizer com as crianças a Atividade Preparatória A, o navio poderá fazer parte da decoração. Outras decorações serão acrescentadas nas próximas lições a respeito da história de Jonas. (Se não realizar a Atividade Preparatória A, acrescentar à decoração um “navio” em que as crianças possam sentar.)

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Montagem do cenário: Lembrar que as crianças desta faixa etária gostam muito de dramatizações, por isso contar a história com bastante expressão e vida. Pedir que os alunos sentem no navio. Na parte da “tempestade”, ligar o ventilador ao descrever o forte vento que soprou sobre a embarcação. Pedir que as crianças imitem os sons da tempestade, como raios e trovões. Ao chegar à parte da história em que os marinheiros perguntam a Jonas quem ele é, instruir as crianças a responder: “Eu sou Jonas. Adoro o Deus do Céu que criou a Terra e o mar.”
– Jonas – disse Deus. – Tenho uma missão muito especial para você. Você já ouviu falar da cidade de Nínive. Quero que vá até lá e pregue uma mensagem muito importante. Quase todos os habitantes de Nínive são maus. Não posso ignorar as coisas erradas que têm feito. Quero que você seja Meu mensageiro. Diga-lhes que sei como eles têm vivido e que precisam mudar de atitude. Jonas pensou muito no que Deus falou. Não gostou nenhum pouco da ideia de pregar em Nínive. E se o povo não lhe desse ouvido? Sabia que muitas pessoas que moravam em Nínive eram muito maldosas. Todo mundo sabia disso. Eram capazes de até mesmo matá-lo se não gostassem de sua pregação. Não, pensou Jonas, não é possível que Deus queira que eu vá para Nínive. Assim, Jonas decidiu fugir.
Sem demora, foi para Jope, a cidade mais próxima onde tinha um porto. Ali procurou um navio que estivesse pronto para sair de viagem. Não se importava para onde o navio estivesse indo, contanto que não fosse para Nínive. Jonas logo encontrou o que estava procurando – um navio partindo para Társis. Jonas pagou a passagem e embarcou.
Estava tão cansado que achou que dormiria a viagem toda. (Cansa bastante tentar fugir de Deus!)
Logo depois que Jonas embarcou, o navio partiu. Ao observar a costa desaparecer, sentiu-se seguro – seguro o suficiente para dormir. Procurou um lugar tranquilo, longe das pessoas.
Exausto, logo caiu no sono.
Jonas dormiu tão pesado que nem sequer notou quando o navio começou a balançar. A princípio balançava de um lado para o outro devagar, mas depois as ondas foram ficando cada vez mais fortes. [As crianças fazem sons de tempestade.] Apareceram nuvens escuras no céu. Jonas nem mesmo ouviu o vento forte soprar ou as trovoadas. Não viu os relâmpagos e nem sentiu a chuva. [As crianças continuam fazendo os sons.]
Mas os marinheiros viram tudo. A tempestade era tão forte que eles ficaram com medo de o navio se despedaçar. Tinham certeza de que o navio afundaria. Os marinheiros desesperadamente tentaram deixar o navio mais leve. Jogaram ao mar as cargas, os mantimentos e as mobílias. E Jonas continuava dormindo pesado. [As crianças continuam fazendo sons de tempestade. Balançam o “navio” cada vez mais forte.]
O capitão do navio encontrou Jonas dormindo profundamente.
– Acorde! – ordenou. – Como você pode dormir com tudo isso acontecendo? Acorde e clame misericórdia ao seu Deus!
De repente, um dos marinheiros teve uma ideia:
– Vamos lançar a sorte para sabermos quem é o responsável por essa desgraça. O que está acontecendo não é normal. O deus de alguém a bordo está muito bravo.
Jonas tentou se esquivar, mas os marinheiros não deixaram.
– Você vai participar do sorteio também – ordenaram.
Depois de resistir muito, Jonas finalmente juntou-se aos outros.
Assim que lançaram a sorte, souberam que Jonas era o responsável pela terrível tempestade.
– Quem é você? – os marinheiros quiseram saber. – Quem é o responsável por isso? O que você faz? De onde vem?
Jonas respondeu: [As crianças respondem em coro.]
– Eu sou Jonas. Adoro o Deus do Céu que criou a Terra e o mar.
Apesar de Jonas não ter obedecido a Deus, falou aos outros sobre o Criador. Os marinheiros aprenderam que o Deus de Jonas era muito poderoso.
Jonas tentou fugiu de Deus. Esqueceu que Deus é Criador de todas as coisas. Esqueceu que não há para onde fugir dEle. Por causa da desobediência de Jonas, os tripulantes do navio enfrentaram uma tempestade terrível e assustadora. Quando fugimos de Deus, afetamos nossos semelhantes. Todos nós fazemos parte de uma comunidade. Tudo o que fazemos afeta nossos semelhantes. Quando obedecemos à vontade de Deus, podemos fazer com que coisas boas aconteçam às pessoas ao nosso redor.

MOLDE PARA FANTOCHE DO PEIXE

Bigfish3 

JONAS

Jonah2

FANTOCHE DE FELTRO PEIXE E JONAS

JonaseopeixeGsimonica

FANTOCHE FEITO COM TECIDO E FELTRO

fantoche 

DESENHOS PARA COLORIR

Nenhum comentário: