Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Os Altares de Abrão

Lição 10 Jardim da Infância 6 de março de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Adorem ao Senhor com alegria.” Salmo 100:2, NTLH.
REFERÊNCIAS
Gênesis 12:7-9; Patriarcas e Profetas, p. 127-131.

Resumo da Lição
Cada vez que Deus fazia uma promessa a ele, Abrão, ele sua família adoravam Deus. Em todo lugar onde eles acampavam, Abrão constrói um altar para que sua família seus servos adorem Deus, juntos. Em todos os lugares aonde Abrão invocava o nome do Senhor em favor de si mesmo, de sua família de todos os que estavam sua casa.
Esta lição fala sobre comunidade. As famílias comunidades cristãs adoram Deus, juntas, constroem lugares de adoração, ensinam uns aos outros amar Deus falar com Ele.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Um homem com roupas dos tempos bíblicos para representar Abrão; um homem adulto escondido ou sua voz gravada antecipadamente para representar “voz de Deus”; um narrador.
Todas as crianças farão alguma coisa durante lição. Para cada criança, improvisar uma roupa típica dos tempos bíblicos, utilizando uma camiseta bem grande com uma faixa à cintura, uma toalha de banho drapeada sobre o ombro e amarrada com barbante ou corda fina, uma toalha de rosto em volta da cabeça presa com barbante ou uma faixa elástica.
Montagem do cenário: Arrumar os móveis da sala de modo que as crianças possam andar em volta deles. Talvez prefira levar crianças para caminhar outras áreas, como o pátio da igreja ou os arredores.
Dividir as crianças em dois grupos. O primeiro grupo fará parte da caravana de Abrão o acompanhará sua viagem. Subdividir o segundo grupo dois, grupo A grupo B. Estes grupos farão Abrão parar perguntarão: “Para onde o senhor está indo?” se unirão à caravana de Abrão. Posicionar os dois grupos menores em diferentes lugares de modo que pelo grupo B.
Narrador: Abrão, Sarai Ló viajaram por muitos muitos dias. Havia muitas pessoas na caravana de Abrão. Quando eles viajavam parecia um grande desfile. [Pedir que o grupo de Abrão comece a caminhar em volta da sala em direção ao grupo A.]
Algumas vezes, outras pessoas se aproximavam para ver passar aquela grande estranha caravana – Abrão, sua família, seus servos seus animais. Às vezes, essas pessoas perguntavam à Abrão:
– Quem são vocês? Para onde vão? [Incentivar o grupo A a parar Abrão e fazer as perguntas.]
Abrão [respondendo ao grupo A]: Eu sou Abrão. Adoro o único Deus verdadeiro que vive no Céu. Ele me ordenou que deixasse minha casa na cidade de Ur viajasse para um outro lugar. Estou obedecendo à Sua ordem.
Narrador: Aquelas pessoas ficavam surpresas. Elas nunca tinham ouvido falar nesse Deus de Abrão. [Incentivar o grupo A a expressar surpresa no rosto.] Às vezes, elas diziam: “Conte-nos mais respeito do seu Deus.” [Incentivar o grupo A a dizer: “Conte-nos mais a respeito do seu Deus.”] Algumas das pessoas que ouviam até decidiam adorar o Deus de Abrão se uniam à grande caravana de Abrão! [Incentivar o grupo A a unir-se à caravana de Abrão. Abrão deve continuar sua viagem andando em volta da sala em direção ao grupo B.]
Foi uma longa viagem. Abrão, sua esposa Sarai, Ló, todos os servos deles todos os animais andaram muito ainda. Eles se encontraram com mais pessoas na viagem. Outras pessoas interromperam Abrão, perguntando:
– Quem são vocês? Para onde vão? [Incentivar o grupo B a parar Abrão e fazer as perguntas. Abrão deve, então, responder.] Abrão [respondendo ao grupo B]: Eu sou Abrão. Adoro o único Deus verdadeiro que vive no Céu. Ele me ordenou que deixasse minha casa na cidade de Ur viajasse para um outro lugar. Estou obedecendo à Sua ordem.
Narrador: E algumas daquelas pessoas também se uniam à caravana de Abrão, sua família outras pessoas que os acompanhavam. [Incentivar o grupo B a unir-se à caravana de Abrão.] Elas acabavam se tornando parte dos familiares ou da casa de Abrão. Abrão as ensinava adorar o verdadeiro Deus, o Deus do Céu. Todas elas passavam confiar que Deus conduziria à terra de Canaã. Cada vez que precisavam saber para onde ir, Abrão confiava que Deus lhe apontaria direção.
Finalmente, eles chegaram à terra de Canaã. Armaram suas tendas em um lugar chamado Siquém. Naquele dia, o Senhor apareceu Abrão outra vez.
Voz do adulto escondido ou voz gravada: – Abrão, Eu darei toda esta terra que você está vendo aos seus filhos, filhos dos seus deles.
Narrador: Abrão viu que o povo que morava em Canaã adorava ídolos exatamente junto à árvore onde Abrão se acampara, onde Deus lhe aparecera. Mas Abrão não ídolos. Em vez disso, ele construiu Siquém um altar ao Deus verdadeiro. (Se foi feito um durante Atividade Preparatória A, incentivar Abrão levar as crianças até ele, agora.) Abrão, sua família, seus servos todas pessoas que estavam com eles adoraram Deus, juntos, naquele lugar. [Abrão deve se ajoelhar com as crianças em volta do altar e fazer uma breve oração agradecendo a Deus Suas promessas.]
Depois de Siquém, Deus conduziu Abrão até perto de uma cidade chamada Betel. [Abrão deve conduzir sua caravana até mais adiante.] Quando chegaram ali, que vocês acham que Abrão fez? Sim, ele construiu um altar e adorou a Deus. [Abrão conduz as crianças até o altar novamente e adora a Deus.] Todas as vezes que Abrão seus familiares paravam se acampavam em algum lugar, Abrão construía um altar. Abrão sempre construía um altar, um lugar para seus familiares adorarem Deus. Atualmente, famílias cristãs adoram Deus casa na igreja.

Abraão oferece um altar ao Senhor Gn 12:7

B. Hora de Adoração
Dar para cada criança uma cópia da atividade “Hora de Adoração”. Pedir-lhes que pintem somente os objetos usados na adoração em família.image

Nenhum comentário: