Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Os Princípios de Pedro

Lição 8  dos Adolescentes 20 de fevereiro de 2010

Texto Bíblico: Atos 12:1-23; 1 Pedro; 2 Pedro.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 15, 51 e 52.
Verso Bíblico: 2 Pedro 1:3.

I. SINOPSE
Tanto as primeiras palavras de Jesus a Simão Pedro (Marcos 1:17) quanto as últimas (João 21:22) foram as mesmas: “Siga-Me.” Entre essas duas ordens, Pedro aprendeu lições de vida muito importantes que também servem para todos aqueles que desejam seguir a Cristo.
Antes de aceitar o convite de Jesus, Pedro era um pescador. O encontro com o Salvador redefiniu radicalmente a trajetória de sua vida. Recebeu um novo nome – que significa “rocha” e, além de tudo, recebeu uma nova vida. Pedro certamente nunca foi perfeito, mas seu caráter pouco a pouco foi sendo transformado à semelhança do caráter de Cristo. Pedro entregou a própria vida para proclamar as boas-novas da ressurreição do Mestre. Foi um grande líder entre os discípulos de Jesus e o primeiro a pregar com grande autoridade sobre o evangelho durante e após o dia de Pentecostes. Certamente conheceu Marcos e passou-lhe informações para que pudesse escrever o Evangelho de Marcos. Finalmente, Pedro foi o autor de dois livros da Bíblia: primeira e segunda cartas de Pedro.

A lição desta semana aborda a vida de Pedro.
Devido à sua história emocionante, sua personalidade cativante e seus escritos especiais, há muitos temas que podem surgir durante o estudo. Porém, a lição desta semana aborda a história da libertação miraculosa de Pedro da prisão, enfocando os milagres e maravilhas que ocorreram na vida desse grande discípulo. A narrativa também apresenta lições de amor e graça, pois Jesus, ao escolher Seus seguidores, não procura pessoas perfeitas, mas pessoas que podem ser transformadas por Seu amor.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
Tenha esse contexto histórico em mente ao ler a primeira e a segunda cartas de Pedro, como também as histórias de Pedro relatadas no livro de Atos. Aquele era um período de grande perseguição e muitos cristãos serviram de alimento para feras famintas. A maioria dos cristãos fugiu para salvar a própria vida, orando para que Deus os poupasse. Por causa do relacionamento singular de Pedro com Jesus, assim também como a história de sua prisão e perseguição, sua experiência e escritos nos animam a permanecermos fiéis a Deus – a despeito das circunstâncias.

Aplicando a História

(Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.
• Atos 12:1-23
Qual o milagre mais surpreendente de que você já teve notícia? Em que pode ser comparado à história da libertação de Pedro da prisão?
Em sua opinião, por que Deus decidiu libertar Pedro? No verso 17, que “Tiago” é esse mencionado por Pedro (ver Gálatas 1:18-19)? Por que Pedro mencionou-o especificamente? Por que Deus permitiu que Tiago morresse (Atos 12:2-11) ao mesmo tempo em que salvou miraculosamente a vida de Pedro?
Reflita: De que “prisão” em sua vida você tem pedido que Deus o liberte? Para você, é necessário que Deus o liberte de maneira tão miraculosa como no caso de Pedro? Justifique.
• Primeira carta de Pedro Em meio à dura prova de aflição (1 Pedro 4:12), os cristão estavam enfrentando grandes sofrimentos. Tente imaginar os cristãos que estavam sendo perseguidos. Visualize a irmã Marta ou o irmão Nicodemos escondidos em algum esconderijo juntamente com outros crentes. Sua vida corria perigo. Em momentos assim, as pessoas não perdem tempo falando de coisas triviais. Conversam sobre assuntos de vida e morte. Concentram-se naquilo que realmente importa. Leia a primeira carta de Pedro e encontre passagens que ilustrem a natureza de vida e morte da mensagem desse fiel servo de Cristo.
• Segunda carta de Pedro O tema da segunda carta de Pedro difere do tema da primeira. Em sua segunda carta, Pedro aborda a questão da negligência dentro da igreja – que resultou de doutrinas deturpadas. Por exemplo, uma das doutrinas mais importantes em questão se relacionava à segunda vinda. “O que houve com a promessa da Sua vinda?”, questionaram os escarnecedores.
“Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação.” 2 Pedro 3:4. A resposta de Pedro encontra-se no verso 9: “O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns.
Ao contrário, Ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
Herodes Agripa I “Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns
que pertenciam à igreja.” Atos 12:1. A Bíblia menciona quatro gerações da dinastia de Herodes: Herodes o Grande que assassinou os bebês na época do nascimento de Cristo; Herodes Antipas que esteve envolvido no julgamento de Jesus e na morte de João Batista; Herodes Agripa I que assassinou o apóstolo Tiago e é mencionado em Atos 12 e, finalmente, Herodes Agripa II que foi um dos juízes que julgou Paulo.
Herodes Agripa I (neto de Herodes o Grande e irmão de Herodias – a mulher responsável pela morte de João Batista) desfrutava de certa aprovação entre os judeus por ser neto de uma judia (Miramne). Apesar de na juventude ter sido preso por Tibério César, mais tarde Roma confiou-lhe a responsabilidade de governar a maior parte da Palestina. Cometeu um erro muito grave na ocasião em que visitou a região de Cesareia onde os habitantes o chamaram de deus e ele nada fez para impedi-los. “Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.” Atos 12:23. Assim como o avô, o tio e o filho, Herodes Agripa I conheceu a verdade, mas a rejeitou. Para eles, a religião era importante apenas para promover suas aspirações políticas.
Maria, Mãe de João Marcos “Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.” Atos 12:12. Os estudiosos sugerem que a casa de Maria era o centro de operações da igreja cristã primitiva. Sugerem também que foi na casa de Maria que Jesus e os discípulos realizaram a última ceia. Note que, nessa história, os crentes se reuniram em sua casa para orar. Em tempos de aflição, sempre buscavam o auxílio divino.
João Marcos João Marcos, mais conhecido como Marcos, escreveu o Evangelho de Marcos. Foi um fiel companheiro de três líderes influentes da igreja primitiva – Barnabé, Paulo e Pedro. Pedro foi a fonte principal das informações que reuniu para escrever seu Evangelho. Por ser um observador perspicaz, tirou muito proveito de sua função de assistente. Ouviu Pedro falar várias vezes sobre Jesus e Seu ministério e foi um dos primeiros a escrever esses relatos.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
Referindo-se à história da fuga de Pedro da prisão, o acadêmico William Barclay escreveu:
“Nessa história não vemos necessariamente um milagre. Pode ser muito bem a história de um resgate emocionante; mas, da maneira como ocorreu, a mão de Deus estava claramente envolvida.”
Perguntas para discussão:
• Você concorda ou discorda da declaração de Barclay? Justifique.
• Relate uma história de sua vida em que viu claramente “a mão de Deus” sobre você.
• Você acha que hoje há milagres ocorrendo ao nosso redor – todos os dias – e que não conseguimos enxergar?
• Qual é a lição mais importante que podemos extrair da vida de Pedro?

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Cooperação Entre os Alunos
Os teoristas de educação sugerem que o nível de aprendizado aumenta a partir do momento em que os alunos passam a Trabalhar mais em equipe do que sozinhos. O ensino superior promove mais a colaboração e a interação social do que a competição e o isolamento.
Esse princípio se aplica também à sala de aula tradicional e à Escola Sabatina. O trabalho em equipe tende a aumentar o envolvimento no aprendizado. Ao partilhar as ideias e ao responder às perspectivas uns dos outros, promove-se a concentração e o aprofundamento do conhecimento. Assim, sempre que possível, incentive o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

Nenhum comentário: