Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Para Todas as Pessoas

Lição 9 dos Primários 27 de Fevereiro de 2010

ADORAÇÃO
Respondemos à bondade de Deus adorando-O.
VERSO PARA DECORAR
“Todas as nações virão à Tua presença e Te adorarão.” Apocalipse 15:4, NVI.
REFERÊNCIAS
1 Reis 8:1-9:3, 2 Crônicas 5:4-13, Profetas e Reis, p. 37-50.

[salomaoPORT6203.jpg]

Resumo da Lição
Assim que a construção do templo foi concluída, houve uma grande cerimônia de dedicação.
A arca da aliança foi levada para o templo e multidões de todas as partes do reino se reuniram para adorar a Deus. Uma nuvem, indicando a presença do Senhor, inundou o templo. Salomão proferiu uma linda oração de dedicação, não apenas do templo, mas da vida de todas as pessoas que adorariam o Senhor ali. Salomão pediu a bênção de Deus, como também o perdão dos pecados, até mesmo de pecados futuros. Mais tarde, o Senhor falou em particular com Salomão, afirmando que tinha ouvido sua oração.
Esta lição fala sobre adoração. Nossa dedicação a Deus não começa e termina com a construção de uma igreja. Trata-se de um culto contínuo, planejado, intencional ao Deus da igreja, o nosso Deus.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Montagem do cenário: Com antecedência, prender os ganchos ou as argolas no teto, um em cada extremidade da frente da classe. Prender o fio de náilon no TNT branco (para representar a nuvem). Passar a linha pelos ganchos ou argolas, esticá-la e amarrá-la num local ao seu alcance. As crianças podem participar usando os instrumentos musicais. Escolher uma criança para ser Salomão e quatro para serem os “levitas” que carregarão a réplica da arca.
A construção do templo levou sete longos anos. Praticamente todas as famílias de Israel tinham pelos menos uma pessoa trabalhando na construção. Como estava lindo! Os raios de sol faziam as pedras das paredes do templo brilhar como se fossem jóias preciosas. Por dentro, as paredes foram cobertas com madeira perfumada de cedro e revestidas de ouro puro que refletiam a luz das velas do candelabro. A construção do templo foi como montar um imenso quebra-cabeça. Os trabalhadores prepararam todas as partes do templo fora do local em que foi construído. O trabalho foi feito com tanta perfeição que as partes se encaixaram perfeitamente umas nas outras. Não foi necessário
utilizar martelos ou nenhuma outra ferramenta para unir as peças.
Finalmente, o dia da cerimônia de dedicação havia chegado. Pessoas de várias partes do reino foram participar da festa. Aguardaram, com muita emoção, o início da cerimônia no caminho entre o antigo santuário e o novo templo. [As crianças formam duas filas e ficam de frente umas para as outras.] Ao chegar ao antigo santuário, o rei Salomão [Salomão fica em pé em frente aos levitas] liderou todos os sacerdotes e líderes [os levitas carregam a arca] no percurso até o novo templo. Levaram, com muito respeito, a arca da aliança e os lindos utensílios do santuário. As pessoas seguiram-nos cantando louvores a Deus. [As crianças tocam instrumentos musicais e cantam “Alegrei-me Quando me Disseram”, (ver p. 109, CD faixa 6).] Levaram muito tempo para percorrer o trajeto, pois Salomão e os israelitas ofereceram sacrifícios ao longo do caminho para demonstrar que estavam arrependidos de seus pecados.
Os sacerdotes carregaram a arca para dentro do templo todo revestido de ouro. [Os levitas colocam a arca no chão, embaixo da “nuvem” pendurada no teto.] Assim que os sacerdotes saíram
louvando e adorando a Deus, uma nuvem tomou conta do templo. [Descer vagarosamente a nuvem do teto. Assim que cobrir a arca, ligar a lanterna para iluminar a arca.] Quando Salomão viu a nuvem, soube que Deus estava ali presente. Virou-se, então, para os israelitas e disse:
– Louvado seja Deus! Ele cumpriu Sua promessa. Deus sempre cumpre Suas promessas. Deus está conosco hoje. Ele habitará entre nós.
Ajoelhando-se com os braços erguidos, o rei proferiu uma linda oração. [Liderar as crianças ao repetirem, uma frase por vez, a oração de Salomão.]
“Senhor, Deus de Israel, não há Deus como Tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a Tua aliança de amor com os Teus servos que, de todo coração, andam segundo a Tua vontade. [...]
“Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmos os mais altos céus, não podem conter-Te. Muito menos este templo que construí! Ainda assim, atende à oração do Teu servo e ao pedido de misericórdia, ó Senhor, meu Deus. [...] Estejam os Teus olhos voltados dia e noite para este templo. [...] Ouve as súplicas do Teu servo e de Israel, o Teu povo, quando orarem voltados para este lugar. [...] Ouve dos céus e perdoa o pecado de Israel, o Teu povo” (1 Reis 8:23-33, NVI).
Após a oração, Salomão e os israelitas festejaram a dedicação do templo por catorze dias. [As crianças contam até catorze.] Todos participaram recordando e contando histórias das bênçãos de Deus em sua vida. Ao fim da festa, o povo foi embora rendendo louvores a Deus por Sua bondade.
[As crianças voltam para seus lugares.]
Salomão, os israelitas e outras pessoas que vieram de muito longe dedicaram a vida a Deus através de louvores e orações. Fazemos o mesmo quando participamos do culto na igreja. Em todas as partes do mundo, há pessoas que se reúnem para adorar a Deus. Ao rendermos louvores ao Senhor, aproximamo-nos mais de Deus e O conhecemos um pouco mais a cada dia.

Recursos para o enrriquecimento da Lição

temploPORTB091 altar2PORT6005oaltardesacrificio2 altarPORTB315oaltardesacrificos arca2PORTD1C4 arcaPORTE2F5 candelabroPORTF1E4 estruturaPORT242comoeraaconstrução incensoPORT2132 mesaPORT3000eospaesdaproposição piaPORT40F0 porticoPORT4370 tabernaculoPORT8062interior

Para Colorir

Salomão constrói  o Templo

Nenhum comentário: