Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Precisa-se de Auxílio!

Lição 7 dos Primários 13 de Fevereiro de 2010

image

ADORAÇÃO
Respondemos à bondade de Deus adorando-O.
VERSO PARA DECORAR
“Sirvam [...] de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não
aos homens.” Efésios 6:7, NVI.
REFERÊNCIAS
Êxodo 31:1-11, 36:1-7, Profetas e Reis, p. 62, 63.

Resumo da Lição


Os israelitas trouxeram tantas ofertas para a construção do tabernáculo que os bens preciosos e os materiais estipulados por Deus ultrapassaram a quantidade necessária para a realização do projeto. Assim, Moisés pediu que o povo parasse de trazer as ofertas. Deus escolheu os artesãos Bezalel e Aoliabe para liderar os outros artesãos na construção do santuário e concedeu a todos eles talentos, habilidades e conhecimentos especiais em todos os tipos de artesanato.
Esta lição fala sobre adoração. Ofertar a Deus é uma maneira de adorá-Lo. Podemos ofertar nosso dinheiro e outros bens materiais ou nossos talentos e habilidades. Ao consagrarmos nossos talentos e habilidades a Deus, eles são aprimorados e abençoados pelo Senhor. Deus não pede que ofereçamos nossas habilidades apenas para Sua obra, deseja que as utilizemos para adorá-Lo também.

Lição Bíblica

o sumo sacerdote no dia da expiação
Vivenciando a História
Personagens: Dois ou três israelitas para “trazer as ofertas” para o tabernáculo, Moisés, Bezalel, Aoliabe, dois ou três artesãos para “construir” o tabernáculo. Todos os personagens deverão vestir roupas dos tempos bíblicos. Bezalel deverá segurar uma ferramenta de construção e Aoliabe uma ferramenta de costura.
Montagem do cenário: Mostrar uma caixa com vários tipos de ferramentas, como as utilizadas na cozinha, em trabalhos artísticos, na costura e na construção. Permitir que as crianças segurem as ferramentas (ver Atividade Preparatória A). Pedir que imaginem como algumas dessas ferramentas podem ter sido utilizadas na construção da primeira igreja – o tabernáculo, o santuário terrestre de Deus.
Introduzir a história com as seguintes palavras: De que maneira essas ferramentas podem ser utilizadas para adorar a Deus hoje? Deus entregou ao povo de Israel um projeto para a construção de Seu tabernáculo. O primeiro passo foi arrecadar os materiais necessários [israelitas fingem carregar materiais de construção]. Os israelitas ofertaram o que tinham de melhor com muita alegria. [Israelitas trazem as suas ofertas com um sorriso no rosto.] Trouxeram ouro, prata e bronze, como também os melhores materiais de construção e peles de animais.
Era-lhes impossível descrever a grande alegria e felicidade que sentiram ao ouvirem que Deus os amava tanto que desejava morar com eles. Chamaram o tabernáculo de Deus de santuário. Podiam sempre falar com Deus, assim como nós hoje, mas o Senhor sabia que precisavam de um lugar em que pudessem encontrar-se com Ele. Os israelitas viveram no Egito por muitos anos e por isso sabiam muito mais a respeito dos deuses egípcios do que sobre o verdadeiro Deus que os tinha libertado. Sem um santuário, não demoraria muito para se esquecerem do Senhor. O santuário foi a forma que Deus encontrou para lembrá-los de que estava com eles o tempo todo.
Todos ofertaram o que tinham de melhor para a construção da casa de Deus. [Israelitas trazem ferramentas e materiais de construção.] Na verdade, ofertaram tanto que Deus disse a Moisés:
– Diga ao povo que pare de trazer ofertas. [Moisés levanta as mãos e faz “não” com a cabeça para que os israelitas parem de trazer ofertas.] Já temos o suficiente para construir o santuário. Deus queria que Sua casa fosse muito especial. Os projetos que entregou a Moisés tinham muitos detalhes. [Moisés mostra o desenho do santuário.] Quando chegou o momento de escolher quem iria construí-lo, Deus falou novamente com Moisés:
– Escolhi duas pessoas especiais para ajudar na construção, Bezalel e Aoliabe. Bezalel vem da tribo de Judá. [Apontar para Bezalel que segura nas mãos uma ferramenta de construção.] Aoliabe vem da tribo de Dã. [Apontar para Aoliabe que segura nas mãos uma ferramenta de costura.] Abençoei esses homens de maneira especial. Concedi-lhes habilidades que os capacitam a trabalhar com todo tipo de artesanato. Ninguém é capaz de fazer as coisas tão bem quanto eles.
Deus continuou:
– Você precisará de mais pessoas habilidosas para ajudar na construção. Todos que trabalharem na construção do santuário receberão uma bênção especial. Aperfeiçoarei ainda mais seus talentos e habilidades. Lembre-se de fazer tudo o que ordenei. Siga todos os projetos para a Tenda do Encontro, para as mobílias e os utensílios, incluindo a arca da aliança e a tampa que deverá ficar sobre ela. Assim que a arca ficar pronta, coloque dentro dela as tábuas dos Dez Mandamentos.
Todos trabalharam juntos. [Construtores “trabalham” alegremente com as ferramentas.] A felicidade inundava-lhes o coração enquanto trabalhavam. Assim como Deus tinha prometido, abençoou os talentos e as habilidades dos trabalhadores.
Ao usarmos nossos talentos e habilidades para Deus, Ele os abençoará e aperfeiçoará, assim como fez com as pessoas que trabalharam na construção do tabernáculo, o santuário de Deus.

Nenhum comentário: