Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Um Zoológico Flutuante

Lição 7 Jardim da Infância 13 de fevereiro de 2010

image

ADORAÇÃO
É louvar a Deus por Seu amoroso cuidado.
VERSO PARA DECORAR
“Grande é o Senhor, e digno de todo o louvor.” Salmo 48:1, NVI.
REFERÊNCIAS
Gênesis 7:6-24; 8:1-12; Patriarcas e Profetas, p. 105.

Resumo da Lição
Deus trancou a porta da arca. A família de Noé e os animais estavam em segurança lá dentro.
Depois de sete dias, começou chover choveu durante 40 dias. Quando chuva parou, Noé soltou um corvo, depois uma pomba três ocasiões diferentes. Quando pomba já não retorna mais, após seu terceiro voo, Noé compreendeu que as plantas crescendo novamente. Deus cumpriu Sua promessa.
Esta lição fala sobre adoração. Deus é tão bom para nós! Ele sempre cumpre Suas promessas.
Nós O adoramos quando Lhe agradecemos Seu cuidado por nós. Cada manhã tarde, Deus por cuidar de nós durante o dia. A maneira de Deus salvar é única maneira que existe. Ele nos salvou; Ele está nos salvando; Ele nos salvará. Esta é grandiosa promessa de Deus nós.

Decoração da Sala
Se arca foi feita, acrescentar ela uma janela. Se não se fez uma criar apenas uma janela recortada em papelão. Colocá-la no espaço que foi designado como arca, para que possa ser aberta fechada ao ser contada história da lição.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Colocar-se perto do espaço designado como “arca” para que possa alcançá-lo enquanto história é contada. Se preferir o permitir, contar história com todas as crianças dentro da “arca”. O próprio Deus tinha fechado a porta da arca. Quero que vocês me ajudem fazer o barulho de uma porta pesada se fechando. Os animais, Noé e seus familiares estavam seguros dentro da Mas nada aconteceu imediatamente. Noé, seus familiares os animais ficaram ali, na arca, um dia inteiro. Eles podiam ouvir as pessoas lá fora, dando risadas chamando-os de loucos. No segundo dia, nada também. Nem no terceiro.
Mas Deus prometera que um dilúvio viria. E, finalmente, depois de um, dois... [pedir que as crianças ajudem a contar até sete] sete dias, começou chover. A chuva continuava. O dia Todos os dias. [Pegar um relógio e dar duas voltas nos ponteiros para mostrar um dia.]
Primeiro chuva cobriu os lugares planos, depois cobriu árvores, então montanhas e, cobriu tudo que havia na Terra. Choveu durante 40 dias. [Contar 40 dias em um calendário ou convidar quatro crianças à frente e pedir que levantem todos os dedos das duas mãos à medida que você conta.]
Noé sua família agradeciam Deus Seu cuidado por eles. Cada manhã, ao levantar-se, eles cantavam hinos de louvor Deus. Cantar “Jesus Cuida” (ver p. 109, CD faixa 24).
Eu acho que arca estava lotada. Tudo tão cheio apertado que era difícil andar de um lado para outro. Era difícil até para comer. Quando começou flutuar sobre as águas, ela balançava de um lado para outro. [Pedir que as crianças se balancem de um lado para outro.]
Finalmente, parou de chover. Tudo ficou muito silencioso. Mas ainda continuou balançar de um lado para outro durante muito tempo.
Lentamente água começou baixar. Um dia, arca se encostou uma montanha parada ali. Noé seus familiares resolveram dar uma olhadinha lá fora, pela janela. [Usar a janela que você preparou.]
Eles esperaram esperaram. Esperaram muitos muitos dias. Depois de muitos dias, Noé resolveu soltar um corvo pela janela. [Passar pela janela o pássaro preto que você providenciou, dando-o a um outro adulto do lado de fora da janela. Ou permitir que uma criança seja o pássaro, usando uma máscara preta ou segurando um pedaço de tecido preto junto às costas para imitar asas. Permitir que a criança voe para fora da arca e dê uma volta antes de retornar para dentro.] Mas o grande pássaro não encontrou lugar para pousar voltou para dentro da arca. Noé esperou mais sete dias. [Contar de um a sete ou usar o calendário para contar sete dias.] Desta vez, Noé soltou uma pomba. [Repetir a atividade, usando a pomba providenciada ou uma criança e um pedaço de tecido branco.] Mas pomba também não lugar para pousar, voou de volta para arca.
Noé, então, esperou mais sete dias. Depois, soltou pomba de novo ficou observando. [Repetir a atividade da pomba. Desta vez, um auxiliar adulto deve dar à pomba um raminho com folhas.] Desta vez, pomba voltou para arca com um raminho de oliveira no bico.
Todos ficaram entusiasmados! Dentro de pouco tempo, eles poderiam sair da movimentar-se. Depois de mais sete dias [contar de um a sete ou usar o calendário para mostrar uma semana], Noé soltou outra vez pomba. [Repetir a atividade da pomba.] Mas desta vez, ela não voltou mais para arca. Então, Noé seus familiares entenderam que logo poderiam sair da Sua longa viagem estava terminando. Deus cumprira Sua promessa cuidara deles, conservando-os em segurança durante todo o dilúvio. Deus também promete nos guardar segurança. Deus sempre cumpre Suas promessas. Lembrem-se:
AGRADECEMOS A DEUS PORQUE ELE SEMPRE CUMPRE SUAS PROMESSAS.

Coloca o nome dos animalzinhos e colore

Coloca o nome dos animalzinhos e colore

2 comentários:

Unknown disse...

amo as ideias deste blog, porem se possivel, as liçoes poderiam ser postadas umasemana antes, para que o material e as ideias fossem preparadas a tempo. obrigada!

guerra disse...

adoro as ideias deste blog, principalmente da liçao das crianças, porem se as ideias forem postadsa com mais antecedencia, podemos organizar os materias sem correrias. Obrigada