Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Uma Casa Para Deus

6ª Lição dos Primários 06/02/10

VERSO PARA DECORAR
“E farão um santuário para Mim, e Eu habitarei no meio deles.”
Êxodo 25:8, NVI.
REFERÊNCIAS
Êxodo 25:1-9, 35:4-9, 20-29, Patriarcas e Profetas, p. 343-358.

Resumo da Lição
Deus queria ter um lar para habitar entre os israelitas, por isso revelou a Moisés cada detalhe do projeto do tabernáculo portátil que deveria ser construído. Deus convidou os israelitas a participar desse projeto levando suas ofertas para a construção do tabernáculo.
Todas as pessoas que sentiram desejo de demonstrar seu amor ao Senhor levaram metais preciosos, pedras preciosas, peles de animais, madeira e tecidos para a construção do tabernáculo em que o próprio Deus habitaria.
Esta lição fala sobre adoração. A atitude de dedicar a Deus tudo o que temos e somos demonstra que O adoramos e O amamos mais do que tudo. Expressamos, assim, que Ele é muito mais importante do que qualquer um dos bens materiais que Ele nos concedeu. Ao ofertarmos liberalmente, também demonstramos uma atitude de gratidão por todas as bênçãos que Ele nos dá a cada dia.

Decoração da Sala
Nas lições 6 a 9, construir o tabernáculo do deserto e, mais tarde, o templo de Salomão. Reunir objetos que representem as ofertas trazidas pelo povo para a construção de ambos os projetos. Colar no mural da classe ou na parede gravuras do tabernáculo do deserto, do templo de Salomão e de uma igreja atual.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Muitos detalhes envolvem a construção de uma nova igreja. O engenheiro faz projetos, ou plantas, para mostrar à equipe de construção o lugar de cada coisa. A equipe de construção faz a lista dos materiais necessários. Os membros da congregação participam com ofertas extras para comprar o material e pagar os trabalhadores. Hoje ouviremos a história de uma congregação que estava muito empolgada com o projeto da nova igreja e disposta a ofertar de todo coração.
Ao ouvirem certas palavras durante a história, gostaria que fizessem os seguintes gestos:

Palavras: Ações:
Deus apontar para o alto
Casa, lar, lugar unir os punhos
Trazer, ofertar, dar abrir as mãos
Os israelitas podiam ver a presença de Deus [apontar para o alto] todos os dias. Durante o dia viam a coluna de nuvem que os guiava e lembravam-se de que Deus [apontar para o alto] estava com eles. À noite observavam a coluna de fogo que os aquecia com a presença de Deus [apontar para o alto]. Entretanto, isso ainda não era o suficiente. Precisavam de um lugar [unir os punhos] especial em que pudessem encontrar-se com Deus [apontar para o alto]. O Senhor desejava que o Seu povo soubesse que estaria com eles todo o tempo e que poderiam adorá-Lo sempre que quisessem. Deus [apontar para o alto] desejava ter um lar [unir os punhos] dentro do acampamento israelita.
Deus [apontar para o alto] sabia exatamente como deveria ser esse lar [unir os punhos]. Deu instruções específicas a Moisés para que soubesse exatamente o que fazer quando começasse a construí-lo. [Mostrar gravura do tabernáculo.]
Deus [apontar para o alto] falou a Moisés:
– Diga a todos que podem participar da construção da Minha casa [unir os punhos]. Todos que sentirem o desejo de participar poderão trazer [abrir as mãos] ofertas e entregá-las a você. Ninguém deve sentir-se obrigado a ofertar [abrir as mãos]. Devem dar [abrir as mãos] apenas aquilo que quiserem ofertar [abrir as mãos], segundo as suas possibilidades. Não quero que ninguém traga [abrir as mãos] ofertas a menos que sinta o desejo. O que importa para Mim não são as ofertas [abrir as mãos], mas se as pessoas estão felizes em trazê-las [abrir as mãos]. Quando as pessoas lhe perguntarem o que ofertar [abrir as mãos], responda-lhes que será preciso coisas especiais, como ouro, prata e bronze para fazer a mobília.
Deus [apontar para o alto] explicou a Moisés:
– Há cores especiais que quero que sejam usadas também. As pessoas que trouxerem [abrir as mãos] lã de suas ovelhas deverão tingi-la de azul, roxo e vermelho. Para fazer as paredes da Minha casa [unir os punhos] serão necessárias peles de animais e madeira. Peça que o povo traga [abrir as mãos] linho fino, pelos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho, couro e madeira de acácia. Todas as madeiras deverão ser de acácia, pois é forte e suporta o calor do deserto durante o dia e o frio durante a noite. Há outros materiais necessários. Minha casa [unir os punhos] precisará de iluminação. Quero que seja utilizado azeite de oliva para iluminá-la. Para alguns dos rituais serão necessárias especiarias para o óleo da unção e incenso aromático. Explicarei detalhadamente como você deverá usar todas essas coisas. Peça que o povo traga [abrir as mãos] pedras de ônix e outras pedras preciosas para o colete e o peitoral sacerdotal. [Mostrar a gravura do sumo sacerdote.]
Muitas pessoas trouxeram [abrir as mãos] joias e espelhos que tinham ganhado dos egípcios no dia em que deixaram o país. Ofertaram [abrir as mãos] com alegria, pois preferiam muito mais construir um lugar [unir os punhos] muito especial para adorar a Deus [apontar para o alto] do que guardar as joias e os espelhos para si. Ofertaram [abrir as mãos] as coisas mais valiosas que tinham a Deus [apontar para o alto] para que Ele tivesse a melhor casa [unir os punhos] do acampamento. Sentiram-se felizes em poder dar [abrir as mãos] os materiais que seriam utilizados para construir um lugar [unir os punhos] especial no qual poderiam encontrar-se com Deus [apontar para o alto]. Já haviam testemunhado o grande poder de Deus [apontar para o alto]. Conheciam Seu plano e desejavam ter a oportunidade de louvá-Lo e adorá-Lo de uma maneira especial.Podemos louvar e adorar da mesma forma hoje. Deus [apontar para o alto] nos dá [abrir as mãos] a oportunidade de ofertar [abrir as mãos]. Deseja que ofertemos [abrir as mãos] com alegria e sinceridade, assim como os israelitas fizeram.

image

Nenhum comentário: