Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VOCÊ SABIA SOBRE A PATERNIDADE ESPIRITUAL?

Por: Nicole Batten

CULTO FAMILIAR – O SEGREDO PARA A PATERNIDADE ESPIRITUAL

Quando relembro minha infância, os momentos do culto em família são uma de minhas recordações favoritas – aconchegada no colo de meu pai enquanto líamos as histórias bíblicas e nos ajoelhávamos para orar, cada um tendo a sua vez de falar com Jesus. Espero poder transmitir essas experiências de união a meus dois filhos. Especialmente amo ouvi-los orar a cada noite, ouvir suas preocupações, cuidados e alegrias que partilham com Jesus.

Se você deseja que seu filho desenvolva relacionamento com Jesus, o culto familiar regular é vital. É também a cola eterna que liga sua família espiritualmente. Partilhar sua fé com seus filhos, a cada dia, provê momentos de aprendizado e estabelece o hábito para toda a vida. É importante que seus filhos ouçam as histórias bíblicas, não apenas da professora na Escola Sabatina, mas de você também. Leia livros como As Belas Histórias da Bíblia e outros e também lhes desperte o interesse pela lição da Escola Sabatina e ensine-os a apreciarem o estudo da Bíblia.

clip_image002


Muitos pais com quem falo parecem estar perdidos a respeito de por onde começar quando se trata do culto em família. Estas são algumas sugestões por idade para ajudar a reunir a família no culto.

0 a 5 ANOS

Durante os primeiros anos de vida é importante transmitir que o culto familiar é um momento especial e feliz passado com a mamãe e o papai. Você deseja que seu filho associe sentimentos positivos com o conhecimento de Jesus. Veja que seja breve, simples e interativo.

Busque livros de histórias bíblicas apropriadas à idade da criança para serem lidos enquanto segura seu filho no colo. Permita que seu filho aponte as figuras ou complete as palavras enquanto você faz uma pausa. A sim que forem capazes, devem memorizar frases curtas da Escritura. Ensine seu filho a orar. Peça-lhe para proferir frases simples da oração, repetindo-as depois de você.

6 a 9 ANOS

Durante esses anos, você notará que seu filho faz um monte de perguntas a respeito de Deus e da Bíblia. Agora é tempo de estabelecer o conhecimento bíblico e de lhes apresentar as doutrinas durante o culto familiar. Ensine-os a buscarem ajuda na Bíblia para o viver diário. Incentive-os a terem uma vida de oração. Façam um diário de pedidos de oração da família e das respostas recebidas.

10 – 14 ANOS

Neste estágio a chave é tornar o culto e Deus o mais relevante possível à vida diária de seus filhos! Escolha temas como pureza ou preconceito e que lidem profundamente com a vida deles, e descubra o que a Bíblia diz a respeito. É também importante permitir-lhes escolher o que será lido e discutido durante o culto em família. Permita-lhes liderar.

Este é também um momento importante para iniciar a discussão do culto individual e do tempo devocional. Incentive seu filho a começar a ter seus próprios momentos pessoais de devoção. Os pais também podem ter de remodelar o seu culto.

Nicole Batten é editoria do e-newsletter Adventista Parenting. Ela vive em Nampa, Idaho, com seu marido, Stephen e seus dois filhos. Joshua e Seth, onde trabalha para a Pacific Press Publishing.

[Este livro foi preparado pela Casa Publicadora Brasileira e está à venda.]

clip_image002

Fonte: Revista Idéias abril a junho de 2008

Um comentário:

Adeline Bello disse...

oi Malu bem legal isso, pois tenho uma filha de 3 anos, e cada vez q fazemos o culto juntos ela ora e ama ora..é mto gratificante criar nossos filhos moldados ao carater de DEUS!