Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 14 de março de 2010

Abrão Sai Para o Resgate

Lição 12 do Jardim da Infância 20 de março de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Não aceitarei nada do que lhe pertence.” Gênesis 14:23, NVI.
REFERÊNCIAS
Gênesis 14; Patriarcas e Profetas, p. 134-136.

Resumo da Lição
Quando Abrão ficou sabendo que Ló outras pessoas de Sodoma haviam sido capturados por inimigos, Abrão três de seus vizinhos prepararam um ataque surpresa afugentaram os inimigos. Eles libertaram os prisioneiros conseguiram reaver as coisas que tinham sido roubadas. No caminho de volta para Sodoma, Abrão encontrou Melquisedeque, rei de Salém sacerdote de Deus. Abrão deu Melquisedeque um décimo de tudo que recuperou devolveu o restante ao rei de Sodoma. Ele recusou aceitar qualquer recompensa para si mesmo pediu apenas recompensas para os três homens que foram com ele à guerra.
Esta lição fala sobre comunidade. De boa vontade, Abrão resgatou os que haviam sido capturados por inimigos, um ato de serviço abnegado aos seus parentes vizinhos. Abrão, então, deu Melquisedeque um décimo dos despojos devolveu o restante ao rei de Sodoma, recusando recompensa por suas ações. As crianças também podem servir sem esperar ou aceitar recompensa.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Preparativos: Com antecedência, cobrir 10 copos descartáveis com papel-alumínio ou papel dourado para representar objetos de ouro (opcional).
Personagens: Narrador, Abraão, Ló, amigos e parentes de Ló, quatro reis inimigos (crianças maiores), cinco reis menores, um dos quais é o rei de Sodoma (crianças menores), Melquisedeque, exército de Abraão.
A história dá uma lista grande de personagens que podem incluir todas as crianças da classe. Se a classe for pequena, poderão ser omitidos quase todos, com exceção de Abrão do narrador, ou serem usados apenas alguns dos personagens vestidos com roupas dos tempos bíblicos.
Designar partes. Escolher quatro crianças maiores para representar os quatro reis inimigos. Escolher cinco crianças menores para representar os cinco reis menores. Colocar Ló, seus amigos parentes, os alimentos, moedas itens de ouro de um lado da sala. Posicionar os cinco reis menores em frente desse grupo, como se estivessem protegendo as pessoas, o alimento o ouro. Posicionar os quatro reis inimigos do lado oposto da sala.
Narrador: Ló, o sobrinho de Abrão, morava na cidade de Sodoma. Essa cidade tinha um rei. [Mostrar o rei de Sodoma, dentre os cinco menores.] A cidade de Sodoma também tinha quatro cidades vizinhas cada uma delas tinha seu rei. [Mostrar os outros quatro reis.] Assim, havia cinco cidades com cinco reis. Essas cinco cidades, com seus cinco reis, tinham quatro reis inimigos. Os cinco reis decidiram fazer guerra contra os quatro reis [Pedir que os cinco reis menores se aproximem dos quatro reis maiores no centro da sala.] Mas os quatro reis inimigos eram mais fortes. Os cinco reis das cinco cidades menores acabaram fugindo. [Os cinco reis menores devem sentar-se.] Então, os quatro reis capturaram as cidades todas pessoas, o alimento o ouro. [Os quatro reis inimigos se aproximam do território em frente de Ló, das outras pessoas e da abundância de coisas que eles possuem.]
Mas uma pessoa escapou. [Uma das pessoas “prisioneiras” dentre o grupo de Ló deve fugir e correr até Abrão.] Ela correu contou Abrão:
– Seu sobrinho Ló todo o povo foram capturados. Por favor, faça alguma coisa!
Então, Abrão juntou todos os seus homens de guerra mais três amigos com seus homens foram atrás dos quatro reis inimigos. [Os homens do exército de Abrão se colocam junto dele.]
Abrão esperou até noite quando todos foram dormir. Então, Abrão seus homens os atacaram de surpresa. [Os quatro reis inimigos sentam.]
Assim, Abrão resgatou todas as pessoas todas coisas que lhes pertenciam foram de volta para casa. [O exército de Abrão reúne todo o alimento, o dinheiro, e os objetos de ouro. O exército de Abrão e o povo resgatado acompanham Abrão, atravessando a sala.] Em seu caminho para casa, Abrão se encontrou com Melquisedeque, que era rei de Salém também sacerdote de Deus. Melquisedeque estava com um visitante. Era o rei de Sodoma que havia fugido dos quatro reis inimigos. [Melquisedeque e o rei de Sodoma se aproximam de Abrão.] Melquisedeque abençoou Abrão e disse [a pessoa representando Melquisedeque deve dizer as palavras abaixo]:
– O Deus Altíssimo entregou os seus inimigos em suas mãos.
Então, Abrão a Melquisedeque décima parte de tudo o que conseguira resgatar. Ele fez isso para mostrar sua gratidão Deus por dar-lhe vitória. Quando damos Deus décima parte de tudo que temos, dizemos que é o dízimo. [O exército de Abrão deve separar todas as coisas em grupos de 10 – alimento, dinheiro, objetos de ouro]. Então, Abrão dá Melquisedeque um item de cada grupo de coisas O rei de Sodoma disse Abrão [Quem estiver representando o rei de Sodoma deve dizer as palavras abaixo]:
– Dá-me o povo de volta fique com todas as outras coisas.
Mas Abrão não queria nada daquilo disse [Abrão deve dizer as palavras abaixo]:
– Eu não aceitarei nada do que lhe pertence.
Abrão pediu apenas o alimento que seus homens já haviam comido alguma coisa para partilhar com os vizinhos que foram ajudá-lo. Mas Abrão não tomou nada para si mesmo.
O rei de Sodoma tomou de volta todo o seu povo todas coisas, menos aquilo que Abrão já entregara Melquisedeque. E assim todos eles voltaram para casa. [Abrão entrega ao rei de Sodoma todo o alimento, o dinheiro, os itens de ouro e as pessoas. E o rei de Sodoma os leva de volta para sua terra no lado da sala onde estavam inicialmente.]

Abraão resgata Ló Gn 14:12-17

Nenhum comentário: