Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 14 de março de 2010

Livre da Escuridão

Lição 12 dos Primários 20 de março de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Ele [Deus] é paciente com vocês, não querendo que ninguém
pereça.” 2 Pedro 3:9, NVI.
REFERÊNCIAS
Jonas 3, Profetas e Reis, p. 269-271.

Resumo da Lição
Depois que Deus salvou a vida de Jonas, uma vez mais Ele ordenou que Jonas fosse a Nínive com uma mensagem de advertência. Dessa vez, Jonas foi diretamente para Nínive e proclamou a mensagem de Deus de que Nínive seria destruída. As pessoas creram na mensagem de Deus e buscaram o Senhor através de jejum e oração. Deus ouviu suas orações, teve compaixão deles e não os destruiu como havia ameaçado.
Esta lição fala sobre comunidade. Nínive era uma cidade ímpia e era inimiga do povo de Israel. Mesmo assim, Deus Se preocupava com as pessoas naquela cidade ímpia que poderiam se converter se tivessem oportunidade. Como uma comunidade de fé, também precisamos levar a salvação a todas as outras pessoas que não possuem a mesma fé. Deus nos ajudará a partilhar Seu amor com todos.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Montagem do cenário: Escolher algumas crianças para se revezarem como repórteres para entrevistar “Jonas”. Colocar todos do lado de fora da cidade de Nínive (ver Atividade Preparatória B ou usar caixas para montar a “cidade”). Pedir que as crianças segurem o microfone enquanto realizam a entrevista. Dar uma cópia do roteiro para Jonas. Colocar as perguntas dos repórteres em cartões numerados.
Repórter 1: Nosso convidado especial de hoje é Jonas. Ele acabou de passar por uma experiência muito interessante – foi engolido por um peixe imenso! Jonas, conte-nos como foi que tudo aconteceu.
Jonas: Deus ordenou que eu fosse a Nínive. Mas eu não queria ir, assim tomei um navio que ia para o sentido oposto. Uma grande tempestade apareceu.
Para salvar o navio, fui jogado ao mar e um peixe enorme me engoliu. Depois de três dias e três noites, o peixe me jogou na praia.
Repórter 2: Incrível! O que aconteceu depois?
Jonas: Fiquei muito feliz por estar vivo e em terra seca. Primeiro, respirei bem fundo para sentir o ar fresco. Era muito bom aquele cheiro, principalmente depois de ficar dentro de um peixe por três dias e três noites. Depois de três dias no escuro, a luz machucava meus olhos. Pisquei muito. Era bom poder me mexer de novo. Eu louvei ao Senhor quando escutei novamente Sua voz.
Repórter 3: E o que Deus falou?
Jonas: Ele não me deu nenhuma bronca, mas me lembrou daquela missão. “Jonas, quero que vá para Nínive agora mesmo. Pregue a mensagem que lhe falei”, Deus relembrou. Mesmo assim, eu não queria ir pregar naquela cidade. Porém, depois de tudo o que passei, fui rapidamente.
Repórter 4: O que aconteceu quando você chegou a Nínive?
Jonas: Comecei a pregar assim que cheguei. As pessoas ouviam a mensagem especial de Deus: “Em 40 dias Nínive será destruída.”
Repórter 5: Essa é uma mensagem que realmente chama a atenção! Como o povo de Nínive reagiu?
Jonas: As notícias se espalharam rapidamente pela cidade e o povo acreditou na mensagem de Deus. “Nínive será destruída?”, eles perguntavam. “Como isso irá acontecer? O que podemos fazer para evitar?”
O povo começou a pensar: “Talvez se Deus visse que estamos realmente arrependidos de todo mal que temos feito, Ele salve nossa vida e a cidade também. Vamos demonstrar o quanto estamos tristes. Se não comermos nada, não usarmos roupas extravagantes e orarmos a Deus, talvez Ele nos ouça.” Todo o povo se vestiu com sacos para demonstrar o quanto estavam tristes por seus pecados. Pararam de comer e começaram a orar pedindo perdão.
Repórter 6: O que o rei de Nínive pensou quando viu tudo isso?
Jonas: Ele ouviu o que estava acontecendo e logo percebeu que meu aviso era do Senhor. Ele queria que Deus soubesse o quanto estava triste por todo o mal que ele e seu povo tinham feito. Assim, ele tirou suas roupas reais e também se vestiu de sacos. Depois, sentou-se na terra e orou.
Ele enviou uma mensagem a todo o povo de Nínive: “Nenhum homem, mulher, criança, animal ou rebanho deverá comer ou beber qualquer coisa. Todos deverão se vestir de saco. Precisamos orar a Deus urgentemente. Vamos parar de ser violentos e cruéis uns com os outros. Talvez Deus tenha misericórdia de nós. Talvez ele perdoe o mal que fizemos e não destrua nossa cidade.”
Repórter 7: O que aconteceu depois?
Jonas: Todos fizeram exatamente o que o rei mandou. Deus viu que o povo de Nínive estava verdadeiramente arrependido e os perdoou. Não destruiu a cidade. Como você pode ver, a cidade ainda continua em pé.
Repórter 8: Muito obrigado, Jonas, por nos contar essa maravilhosa experiência.
Repórter 9: Jonas fez o que Deus lhe ordenou. Levou a mensagem de Deus. Nosso Senhor Se preocupou com o povo de Nínive. Ele também quer que nos preocupemos com a salvação de outros.

Atividades e Desenhos para colorir

[ATIV7]

Nenhum comentário: