Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Finalmente Curada!

Lição 7 Jardim da Infância 15 de maio de 2010

ADORAÇÃO
Adoramos a Deus através do que fazemos.
VERSO PARA DECORAR
“Agradeçam a Deus, o Senhor.” 1 Crônicas 16:8, NTLH.

image
REFERÊNCIAS
Mar cos 5:21-32; Lucas 8:40-48; O Desejado de Todas as Nações,
p. 342-348.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Jesus tem poder para curar.
SENTIR que pode estar segura no cuidado de Deus.
RESPONDER louvando a Deus por Seu poder de fazer coisas maravilhosas.
MENSAGEM CENTRAL
Adoramos a Deus porque Ele cuida de nós.

Resumo da Lição
Em Seu caminho para ajudar a filha de Jairo, Jesus encontrou uma mulher que já estava doente havia doze anos. Ela estendeu a mão e O tocou, ficando curada. Jesus parou e perguntou quem O havia tocado. A mulher contou o que ela fez. Ele afirmou que ela foi curada por causa de sua grande fé.
Esta lição fala sobre adoração. Quando reconhecemos o cuidado de Deus por nós em cada aspecto de nossa vida, nós O adoramos. Adoração é mais do que assistirmos os cultos de sábado. Adoração é nossa resposta ao amor e graça divinos. Adoramos a Deus sete dias por semana ao honrá-Lo em todas as coisas que dizemos e fazemos.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).

Vivenciando a História
Com antecedência, fazer o formato de um barco no piso em um canto da sala.
Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos (camisetas grandes, amarradas na cintura com uma faixa de tecido, lenço para a cabeça das meninas improvisado com fronha e faixa de tecido para cabelo, e para meninos uma toalha jogada sobre um dos ombros e amarrada à cintura com uma corda fina ou faixa de tecido. Usar um lençol branco para envolver a pessoa que representará Jesus. (Classes maiores: Usar roupas típicas apenas para Jesus e a mulher doente.)
Vocês já ficaram emocionados, muito emocionados ao pensarem em se encontrar com alguém?
Que pessoa era? Dar oportunidade para respostas. Hoje, vamos aprender sobre uma mulher que realmente queria muito ver Jesus.  Jesus e Seus amigos estavam do outro lado do Mar da Galileia, e era tempo de voltar para casa. Eles entraram no barco. Vamos entrar no barco? [As crianças fazem de conta que entram na forma de barco delineada no piso.] Jesus e Seus amigos remaram através do lago. Havia algumas ondas, e o barco balançava de um lado para outro. Vocês sabem como fazer isso? [Fingir que balançam de um lado para outro com o barco.]
Quando chegaram do outro lado do lago, Jesus e Seus ajudantes saíram do barco. [Sair do barco fictício.] Havia muita, muita gente esperando por Jesus. Um homem chamado Jairo desejava que Jesus fosse à Sua casa porque sua filhinha estava doente. O que vocês acham que Jesus faria? Jesus ama as crianças, e assim com certeza iria imediatamente.
Mas havia muita gente que queria ver Jesus. Vocês já estiveram em meio a uma multidão tão grande que mal podiam se mexer? Era assim com Jesus. Todas as pessoas queriam se aproximar de Jesus e falar com Ele. [A pessoa que representa Jesus deve ficar em pé no meio do grupo.] Algumas pessoas queriam que Ele as curasse. Assim, elas se apertavam para aproximar-se de Jesus! Ele estava quase sendo esmagado pela multidão. [Toda a “multidão”, exceto a “mulher doente” deve se aglomerar em torno de Jesus.]
Vocês se lembram da mulher sobre a qual nós falamos que realmente queria ver Jesus? Ela estava doente e ouvira histórias sobre como Jesus curava as pessoas. Ela sabia que se pudesse se aproximar o suficiente para conversar com Jesus, Ele a ajudaria. Assim, ela se esforçava mais e mais. [Posicionar a criança que representa a mulher doente do lado de fora do grupo.] Mas a multidão era muito grande, e ela não conseguia se aproximar suficientemente de Jesus. Ela, porém, sabia que Jesus podia curá-la e não desistiria.
Finalmente, a mulher doente teve uma ideia. Ela sabia que Jesus tinha poder para curá-la. Talvez se ela pudesse tocá-Lo, apenas em Suas roupas, Jesus a curaria. Assim, ela se apertou através da multidão. Jesus estava passando por ela. Ele já estava quase indo embora. Espremida entre a multidão, ela rapidamente estendeu a mão e conseguiu apenas tocar levemente a parte de trás da roupa de Jesus. [Se necessário, ajudar a criança que representa a mulher doente a se esforçar para avançar através da multidão até tocar no lençol branco, na veste de “Jesus”.] Imediatamente ela ficou curada! Ela pôde sentir isso em seu corpo. Sentiu-se bem pela primeira vez em doze anos. Jesus a curara! Ela se sentia tão feliz! Mas alguma coisa aconteceu!
Jesus parou e disse:
– Quem Me tocou? [Se uma criança estiver fazendo o papel de Jesus, você precisará ajudá-la a lembrar-se de dizer essas palavras.]
Ele olhou à Sua volta. Todos os Seus amigos disseram, sacudindo a cabeça: “Eu não!” “Nem eu!” Pedro, um dos amigos de Jesus, não compreendeu. Ele se voltou para Jesus e disse:
– Mas, Senhor, há tanta gente em volta de Ti! – Pedro achava estranho que Jesus Se surpreendesse que alguém O tivesse tocado.
Mas Jesus sabia que Ele havia curado a mulher. Sentira poder sair dEle. Finalmente, uma voz acanhada disse:
– Eu toquei em Ti, Senhor. [Lembrar à criança que faz o papel da mulher doente a repetir a frase.] Ela disse a Jesus que estivera doente durante muito tempo e queria ser curada. Ela sabia que sararia se pudesse tocar mesmo em Sua roupa. A mulher caiu aos pés de Jesus e Lhe agradeceu.
Jesus deu um grande sorriso. Estava feliz porque a mulher se sentia bem. Ele lhe disse:
– A sua fé a curou. Vá em paz. [Se uma criança está fazendo o papel de Jesus, lembrá-la de repetir essa frase.] A mulher cria que Jesus podia curá-la, e Ele a curou. Ele cuidou dela, e também cuida de nós.

Encerramento
Para a apresentação planejada, ensaiar com gestos o cântico “Amo o Sábado” (ver p. 110, CD faixa 18).
Fazer uma oração curta em agradecimento a Deus pelo cuidado para com as crianças. Pedir que Deus, durante a semana, ajude as crianças a encontrarem maneiras de usar as mãos e os pés para adorá-Lo.

Nenhum comentário: