Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 15 de maio de 2010

O Homem que Agradeceu

Lição 8 Jardim da Infância 22 de maio de 2010

ADORAÇÃO
Adoramos a Deus através do que fazemos.
VERSO PARA DECORAR
“Meu Deus, eu Te darei graças para sempre.” Salmo 30:12, NVI.

image
REFERÊNCIAS
Lucas 17:11-19; O Desejado de Todas as Nações, p. 262-266, 348.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Jesus fica feliz quando nos lembramos de agradecer-Lhe.
SENTIR que é importante agradecer a Jesus.
RESPONDER louvando a Deus com agradecimentos todos os dias.
MENSAGEM CENTRAL
Adoramos a Deus quando Lhe agradecemos.

Resumo da Lição
Enquanto Jesus estava andando, Ele ouviu dez homens gritando: “Jesus! Jesus, ajuda-nos!” Jesus descobriu que aqueles homens eram leprosos, e falou para eles irem e se mostrarem ao sacerdote. Enquanto eles iam à procura do sacerdote, foram curados. Quando apenas um homem retornou para agradecer-Lhe, Jesus perguntou: “Onde estão os nove?”
Esta lição fala sobre adoração. Adoramos a Deus quando nos lembramos de agradecer-Lhe por pequeninas coisas e por coisas maiores.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” ( ver p. 112, CD faixa 11).

Vivenciando a História
Dobrar o papel em forma de sanfona a fim de poder fazer uma corrente de dez homens ligados (ver p. 99).
Jesus e Seus discípulos caminhavam ao longo de uma estrada em direção a Jerusalém.
[Começar a cortar a dobradura enquanto fala.] Quando eles se aproximaram de uma vila, Jesus ouviu um grupo de homens chamando-O à distância. Os homens gritavam mais e mais: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!” Mas eles não se aproximavam de Jesus. Permaneciam longe e chamavam. Havia dez homens. [Mostrar a corrente de homens de papel.] Vocês sabem contar até dez? Podem me mostrar com os dedos quantos homens havia? Ajudem-me a contá-los para termos certeza de que todos estão aqui. [Permitir que as crianças contem os homens da corrente de papel.]
Estes homens estavam doentes. Eles tinham uma doença, chamada lepra. A lepra pode matar os nervos de nosso corpo. Os nervos de vocês lhes permitem sentir as coisas. A lepra pode causar feridas no rosto, mãos e pés. Vocês podem me ajudar a fazer com que estes homens pareçam doentes? [Distribuir as canetinhas vermelhas ou adesivos redondos vermelhos e deixar as crianças colocarem manchas na corrente de homens, só em um dos lados. Pedir-lhes que façam traços tristes no rosto dos homens da corrente. Para classes maiores, providenciar uma segunda corrente de papel para que todas as crianças tenham a oportunidade de participar.] Estes homens parecem realmente doentes, como aqueles leprosos. No tempo de Jesus, quando alguém tinha lepra, precisava sair de casa. A pessoa leprosa não podia mais viver com a família, pois poderia transmitir a doença aos seus familiares. Não podia abraçar nem beijar suas crianças, pois podia passar a doença para elas. podia ir à igreja, pois poderia passar a doença para as pessoas da igreja. Se alguém tivesse lepra era enviado para fora da vila para morar com outros leprosos. As pessoas da vila levavam comida para os leprosos e, então, voltavam. Depois que elas iam embora, os leprosos pegavam a comida. Se alguém se aproximasse deles por engano, eles teriam que gritar “imundo, imundo!” e caminhar em outra direção para que a pessoa não se aproximasse e também ficasse doente. Como seria se vocês tivessem que morar fora por causa de alguma doença, e tivessem que gritar “imundo, imundo!” quando outra pessoa se aproximasse de vocês?
Os dez leprosos haviam ouvido sobre Jesus. Sabiam que Ele havia curado muitas pessoas, e esperavam que Ele também os curasse. Por isso, chamavam por Ele.
Jesus sabia que eles não se aproximariam dEle. Sabia que eram leprosos. Ele os amava e queria ajudá-los.
Então, Jesus lhes disse:
– Vão mostrar-se ao sacerdote no templo.
Isso nos parece estranho, mas no tempo de Jesus somente um sacerdote decidiria se uma pessoa tinha ou não tinha lepra. Era o sacerdote que ordenava a alguém que deixasse a família. E apenas ele poderia permitir que a pessoa voltasse para casa. Por isso, Jesus disse aos leprosos que fossem se mostrar ao sacerdote.
Embora os homens ainda estivessem com a doença, eles fizeram o que Jesus dissera. Foram imediatamente ver o sacerdote. Enquanto iam, ficaram curados. De repente, a lepra foi embora! [Virar a corrente de homens ao contrário para mostrar o lado claro e branco.] Eles estavam bem! Suas feridas haviam desaparecido, e sua pele estava macia e nova. Podiam sentir novamente os pés. Agora, podiam correr! Mal podiam esperar para ver o sacerdote! Poderiam voltar novamente para casa.
Jesus e Seus discípulos observaram os dez homens correndo à distância. De repente, um deles parou e voltou. O que havia de errado? Será que ele não fora curado? Nove homens continuaram
correndo [rasgar um dos homens da corrente de papel e colocar os nove fora da vista], mas um estava voltando. E ele estava gritando alguma coisa. Seria “Imundo! Imundo!” Não! Ele estava dizendo outra coisa. Mais ou menos isto: “Deus seja louvado! Deus seja louvado!” Voltou correndo e, caindo aos pés de Jesus, disse:
– Muito obrigado, Jesus! Muitíssimo obrigado! Eu Te agradeço por me teres curado!
Eu não sei se aquele homem sabia que Davi escrevera um verso que diz: “Meu Deus, eu Te darei graças para sempre”, mas estou certa de que foi isto o que o homem fez.
Jesus sorriu para o homem. Ele estava contente porque o homem estava bem. Mas Jesus também estava um pouquinho triste.
– Sei que havia dez homens doentes e que foram curados. Onde estão os outros nove? – Eles não voltaram para agradecer a Jesus. Apenas um deles agradeceu.
Jesus gosta de fazer as pessoas se sentirem bem. Ele gosta de ver as pessoas felizes. Aprecia ouvir as pessoas dizerem muito obrigado. Nós adoramos a Jesus quando Lhe agradecemos o que Ele faz por nós. Vamos agradecer-Lhe agora mesmo porque Ele cuida de nós. [Fazer uma oração curta de agradecimento.]

Analisando
Dez Homens
Dez homens sentados junto à estrada;
Estavam doentes e tristes.
Então, Jesus chegou! Ele os curou!
E todos os homens ficaram felizes!
Dez homens felizes corriam para casa,
“Vamos contar para nossos amigos!”, diziam.
Mas um homem parou e voltou.
“Obrigado, obrigado, Senhor!” ele exclamou.
(Baseado em Lucas 17:12-19.)
O que vocês acham que Jesus sente quando Lhe dizemos
muito obrigado? Pelo que vocês agradecem a Jesus? (Esperar pelas respostas.)

image

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12).
Encerrar com uma oração.

DEZ LEPROSOS

SÓ UM AGRADECEU

image

Nenhum comentário: