Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 23 de maio de 2010

A Oferta da Viúva Pobre

Lição 9 do Jardim da Infância 29 de maio de 2010

ADORAÇÃO
Adoramos a Deus através do que fazemos.
VERSO PARA DECORAR
“Deus ama quem dá com alegria.” 2 Coríntios 9:7, NVI.

image
REFERÊNCIAS
Lucas 21:1-4; Marcos 12:41-44; O Desejado de Todas as Nações,
p. 614-616.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que dar é um ato de adoração.
SENTIR-SE alegre quando dá.
RESPONDER dando com disposição e alegria.
MENSAGEM CENTRAL
Adoramos a Deus quando damos com alegria.

Resumo da Lição
Certo dia, no templo, Jesus observava diferentes pessoas depositando suas ofertas na caixa de ofertas. Pessoas ricas depositavam grande quantidade de dinheiro, mas uma viúva pobre silenciosamente depositou duas moedinhas de cobre. Jesus chamou Seus discípulos e declarou que a viúva pobre havia dado mais do que todos os outros.
Esta lição fala sobre adoração. Jesus reconheceu a dádiva da viúva, duas moedinhas do menor valor, como um surpreendente ato de adoração. Ela deu tudo que tinha em sua adoração a Deus. Nós, também, adoramos a Deus através do que fazemos e damos.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” ( ver p. 112, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Diversas pessoas ricas, viúva, Jesus (adulto), diversos discípulos.
Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos. Usar cachecol ou toalha na cabeça da criança que representará a viúva. Dar a cada criança que representará as pessoas ricas uma porção de moedas. Dar à viúva apenas duas moedinhas. Posicionar sua caixa de ofertas bem visível a todos.
Motivar as crianças a encenarem suas partes na hora certa.
Jesus e Seus discípulos estavam sentados no templo, observando as pessoas que traziam suas ofertas. Naquele tempo, as pessoas levavam sua oferta ao pátio do templo e a depositavam na caixa de coleta de ofertas.
Muitas pessoas ricas moravam em Jerusalém. Elas moravam em belas casas. Vestiam roupas luxuosas. Tinham abundância de alimento para comer. Depois de gastarem com o pagamento de sua bela casa, suas roupas luxuosas e o melhor alimento, elas levavam como oferta um pouco do dinheiro que sobrava. Vestidas em suas melhores roupas, elas iam ao templo quando sabiam que muita gente estaria lá. Depois de olharem para todos os lados e notarem que as pessoas estavam olhando para elas, então despejavam seu dinheiro na caixa de ofertas. [Lembrar as crianças que representam as pessoas ricas a lançar seu dinheiro, fazendo a maior demonstração possível.] As pessoas ricas gostavam de ver os outros se virarem para olhar quem estava depositando tanto dinheiro na caixa de ofertas. Isso fazia com que ficassem contentes consigo mesmas. Esperavam que os outros comentassem entre si: “Você viu quanta oferta essa pessoa trouxe? Ela deve ser muito rica e também muito generosa.”
Jesus via aquelas pessoas que levavam oferta tão grande ao templo. E sabia que elas levavam apenas o que estava sobrando depois de comprar todas as coisas que desejavam. Ele sabia que elas não haviam deixado de adquirir uma única coisa a fim de dar uma grande oferta.
Então, Jesus observou mais uma pessoa junto à caixa de ofertas – uma mulher. Ela não vestia roupas bonitas. Seu marido havia morrido, e ela ficara viúva. Muitas vezes, ela ficava sem alimento.
Também não tinha dinheiro para comprar roupas novas.
A viúva esperou até que todas as pessoas com suas grandes ofertas tivessem ido embora. Então, também olhou em volta para ver se alguém estava observando. Quando se sentiu segura de que ninguém estava olhando, ela colocou suavemente duas moedinhas na caixa de ofertas e saiu rapidamente. [Lembrar à criança que faz o papel da viúva a colocar as duas moedas na caixa e, então, afastar-se da pessoa que representa Jesus.]
Mas Jesus a tinha visto. Ele a vira colocar aquelas duas moedas na caixa de ofertas. Ela também vira Jesus a observá-la. Enquanto ela se afastava, Jesus disse aos Seus discípulos. [O adulto que representa Jesus deve dizer esta parte]: “Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros. Eles deram dádivas sabendo que não tinham falta de nada. Mas esta pobre viúva deu tudo quanto tinha.”
Dera tudo que tinha para viver! Dera todo o seu dinheiro! Ela não tinha dinheiro para comprar pão para a refeição da noite; porém, não se preocupava. Ao ouvir as palavras de Jesus, “lágrimas de alegria lhe encheram os olhos, ao ver que seu ato era compreendido e apreciado.”* Embora tudo quanto possuísse fosse apenas muito pouquinho – menos do que um centavo – Jesus disse que ela dera mais do que todos os outros, porque ela dera por amor a Deus.

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12).
Lembrar às crianças que uma oferta é alguma coisa que damos a Deus. Pode ser dinheiro, mas também pode ser através de atos de bondade e de serviço. Orar para que as crianças deem com alegria ofertas de bondade, de serviço ou de dinheiro porque amam a Jesus.

Nenhum comentário: