Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 25 de julho de 2010

Aves Ajudam

Lição 5 Jardim da Infância 31 de julho de 2010

VERSO PARA DECORAR
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês.” Filipenses
4:19, NVI.

image

Resumo da Lição
Houve uma grande fome em Israel e as pessoas não tinham o que comer. Deus disse para Elias ir até um ribeiro, um lugar em que alguma água ainda estava fl uindo. Deus prometeu enviar corvos para alimentar Elias. Os corvos vieram conforme Deus prometera.
Elias teve alimento e água durante a fome.
Esta lição fala sobre graça. Somos filhos de Deus. Deus nos ama muito. Ele sabe do que necessitamos durante os bons e maus momentos. Ele deseja cuidar de nós e sabe tudo quanto necessitamos. Dar-nos o que necessitamos é um dom de Sua graça a nós.

Decoração da Sala
Decorar a sala com um ambiente que pareça seco – pedras, areia, galhos sem folha, etc. Esta decoração (com outras) será apropriada para ser usada nas Lições 5-9 e 11.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Se as crianças não fizeram as luvinhas de dedo da Atividade Preparatória A, preparar com antecedência para ser usada agora.
Escolher uma criança para ser Elias e vesti-la com roupa dos tempos bíblicos. Contar a história de maneira interativa.
Deus olhou do Céu para o rei Acabe. Ele observou o rei Acabe inclinado em frente ao ídolo Baal. Um ídolo pode ser uma grande pedra como esta aqui [mostrar a pedra para as crianças]. “Manda-nos bastante chuva, ó Baal!”, orava o rei Acabe ao seu ídolo.
O rei Acabe orava ao ídolo Baal todos os dias. Ele até construiu um templo para Baal para que todos pudessem adorá-lo.
Deus olhou para Seu povo especial. Será que haveria alguém que não estivesse adorando ídolos? Sim, havia! Elias e diversas outras pessoas! Deus falou com Elias e lhe deu uma importante mensagem para o rei Acabe. Elias foi rapidamente ver o rei Acabe. Elias disse ao rei: – O Deus de Israel me enviou para lhe dar uma mensagem. Ele diz que não vai haver chuva nos próximos anos, a menos que eu diga. Então Elias saiu apressado.
“Para onde devo ir agora?” pensou Elias, olhando a estrada de um lado para outro. “O rei Acabe está furioso comigo!” Deus disse a Elias: –Vá para o leste e se esconda perto do riacho de Querite. – Deus sabia que o rei Acabe procuraria Elias. Acabe queria matar Elias. – Você poderá beber a água fresca do riacho – continuou Deus. – Eu enviarei corvos para alimentar você. Elias se apressou em direção ao riacho de Querite. Então, ele se abrigou em um lugar escondido junto ao riacho. Quando o sol estava quase desaparecendo atrás das montanhas, Elias ouviu a voz de aves chamando. Grandes aves negras. “Cau! Cau! Cau!” As aves estavam lhe trazendo alimento. [As crianças podem fazer de conta que são as aves e “voar” pela sala usando as luvinhas de dedo em forma de corvo (feitos na Atividade Preparatória A); e usar um pequeno pedaço de papel branco para representar o pão.] Os corvos deixaram o alimento que traziam no bico sobre uma pedra bem perto de Elias. [As crianças soltam o papel perto de Elias.] Então, os corvos voaram embora. [As “aves” voam de volta a seus lugares.] Elias sorriu enquanto observava as aves desaparecerem no horizonte. Ele inclinou a cabeça e agradeceu a Deus o alimento. Elias pegou seu jantar. Ele olhou para o céu, na direção em que os corvos haviam desaparecido. Deus prometera cuidar dele e os corvos haviam vindo. Ele ficou pensando qual seria sua refeição da manhã.

Encerramento
Pedir às crianças que se revezem na oração, pedindo que Deus as ajude a partilhar com alguém de sua escolha durante a semana. Eles podem precisar de ajuda na oração. Exemplo: “Jesus, por favor, ajuda-me a contar esta história a [nome da pessoa]. Eu Te agradeço por me dares tudo quanto preciso. Amém.”

Nenhum comentário: