Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 18 de julho de 2010

Glória e Queda

Lição 4 dos Juvenis 24 de julho de 2010

Verso Para Memorizar
“Agradeçam ao Deus Eterno, anunciem a Sua grandeza e contem às nações o que Ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a Ele; falem das coisas maravilhosas que Ele tem feito” 1 Crônicas 16:8, 9, NTLH.

Resumo da Lição
Os israelitas confessaram seus pecados e renovaram seu concerto com Deus. Sob a orientação de Neemias, foram feitas reformas para ajudar o povo a compartilhar o amor de Deus com outros, através do serviço.
Esta lição fala sobre serviço. Neemias sabia que a melhor forma de servir àqueles que o cercavam era lembrá-los de quão fiel Deus sempre fora. Hoje em dia, as pessoas precisam do mesmo tipo de lembrete. Servimos a Deus quando contamos aos que nos cercam sobre como Deus tem orientado Sua igreja e nossa vida.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Você já notou o que acontece quando passa o tempo todo reclamando? (Você acaba ficando desanimado.) E quando você tenta ter uma atitude positiva? Na história de hoje, Neemias sabia
que as pessoas estavam tão envolvidas em seus próprios problemas que tinham esquecido todas as maravilhas que Deus havia feito para elas. Vamos descobrir como ele as ajudou a relembrar.

Vivenciando a História
Com antecedência, convidar o mesmo adulto que representou Neemias na semana anterior para voltar e contar o fim da história. Pedir-lhe que seja expressivo e fale com entusiasmo sobre como o povo estava voltando para Deus. Escrever as perguntas a seguir nas tiras de papel e distribuir para os alunos. Pedir que façam as perguntas a Neemias.
1. Você alguma vez teve raiva do povo?
2. Qual foi a diferença entre a vida antes e depois de voltarem para Deus?
3. Foi difícil para eles tentar fazer a vontade de Deus após tantos anos?
4. Como eles se sentiram quando começaram a louvar a Deus por tudo que tinha feito por eles?
5. O que aconteceu logo depois que você voltou para Babilônia? (Neemias 13.)
6. Que cinco reformas ou “purificações” você fez após voltar da Babilônia?
7. Por que você agiu daquela forma contra Tobias? (Versos 8, 9.)
8. Por que você repreendeu o povo pelos casamentos com estrangeiros?

Aplicação da Lição
Quadro de Honra
Em muitas escolas os alunos estudiosos, que tiram as melhores notas, têm seus nomes incluídos num quadro de honra.
Sua escola tem um quadro de honra? Vocês gostariam de ter seus nomes incluídos no quadro de honra?
Linda queria tirar a nota mais alta em História. Queria que seu nome fosse mencionado na formatura, recebendo a medalha de honra por ser a melhor aluna de História da classe. No começo do ano, Linda estudava História todas as noites.
Mas, depois de algumas semanas, ela acabou se envolvendo com outras coisas, que tinham que ser feitas imediatamente. Ela começou a deixar de lado as tarefas e trabalhos de História. Esqueceu-se da medalha de História, até que um dia sua mãe a lembrou:
“Você pode ganhar essa medalha se continuar estudando e se esforçando para ganhá-la.”
Linda começou a compensar o tempo perdido. Ela não teria ganhado a medalha de honra se não fosse por sua mãe.
Que honras você já recebeu que na verdade deveriam ser dadas aos seus pais? Que elogios você recebe que na verdade deveriam ser feitos a Deus?

Partilhando a Lição
Teia do Louvor
Pedir aos alunos que se levantem e formem um círculo. Dar a um dos alunos um novelo de lã. Esse aluno deverá dizer seu nome e uma coisa boa que Deus fez por ele na semana que passou. Depois, o aluno deverá segurar a ponta da lã e jogar o novelo para outra pessoa. A segunda pessoa faz exatamente a mesma coisa, segurando a lã e jogando o novelo para outra pessoa. Isto deve continuar até que se tenha formado uma teia. Chamar a atenção dos alunos para a beleza da teia, e em seguida pedir que dois ou três alunos soltem a lã.

Encerramento
Orar como Neemias, para estarmos sempre perto de Deus e conhecer Sua vontade para nossa vida. Pedir que Deus encha cada aluno de sabedoria e coragem, para ajudar as pessoas ao seu
redor e compreender como permanecer fiel a Deus.

Nenhum comentário: