Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Luz que Ilumina o Caminho

Lição 3 dos Adolescentes 17 de julho de 2010

Ellen White

John Wycliff

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO HUSS

JERONIMO DE PRAGA

[jeronym_prazskyx.jpg]

Martinho Lutero

Texto Bíblico: Salmo 119:105; Mateus 10:17-22.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 5 e 6.
Verso Bíblico: Salmo 119:105.

Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Infelizmente, esse é o nível de conhecimento que muitas pessoas possuem da Bíblia hoje em dia. Essa é uma triste notícia, pois a Bíblia é o melhor recurso concedido por Deus aos Seus filhos para receberem instrução a respeito de todos os aspectos da vida.
Você, por exemplo, luta para vencer um pecado acariciado? Leia Romanos 6. Um ente querido está lutando contra o câncer? Tiago
5:14-16 lhe dirá o que fazer. Você está com medo da prova final de química na próxima semana? Estude Provérbios 2:5-7.
A Bíblia é simplesmente o melhor manual de instruções que temos para buscarmos uma vida de felicidade em Cristo. Leia-a regularmente e coloque o que aprender em prática. Sua vida não será mais a mesma!

Apresentando o Contexto e o Cenário
Ellen White apresentou um excelente comentário em relação à aprovação da existência da Igreja Reformista Boêmia e, mais de um século depois, o próprio reformador Martinho Lutero.
Jerônimo de Praga (1365-1416) foi reformador religioso boêmio nascido em Praga. Estudou na Universidade de Oxford, na Inglaterra, local em que adotou doutrinas não ortodoxas do teólogo inglês João Wycliffe. Ao retornar a Praga em 1407, associou-se ao reformador religioso boêmio João Huss e passou
a pregar contra os abusos da hierarquia da igreja e da corrupção e depravação do clero. Na ocasião em que Huss foi denunciado pelo Concílio de Constança e preso, Jerônimo apressou-se para Constança para defender o amigo, mas, ao saber que também seria condenado, tentou retornar para Praga. Foi preso em Bavária e retornou a Constança, ocasião em que renunciou às suas crenças. Mais tarde, arrependeu-se de sua renúncia e foi queimado vivo como herege.

ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Divida a classe em pequenos grupos e instrua-os a encontrar maneiras práticas de estudarem mais a Bíblia. Eles poderão, por exemplo, recomendar a leitura da Bíblia em versões com linguagem mais atual, como a Bíblia na Linguagem de Hoje ou a Bíblia na Nova Versão Internacional. Se houver condições, outro grupo pode aproveitar este momento para acessar a internet para procurar estudos bíblicos on line e outras ferramentas de estudo. Conclua pedindo que os grupos partilhem suas ideias com a classe. Algumas perguntas para reflexão: • Estou aproveitando ao máximo a liberdade que hoje desfruto de estudar a Bíblia a qualquer hora que desejar? • O que há de tão importante em relação à Bíblia que tantos mártires ao longo dos séculos se dispuseram a dar a vida por ela? • Dependo de outros para interpretar a Bíblia ou leio-a por mim mesmo?

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Por mais antiga que a história de Wycliffe, Huss e Jerônimo pareça, não devemos pensar que isso foi algo que aconteceu apenas “naquela época” com “aquelas pessoas”. A perseguição continua ainda hoje para os fiéis que se recusam a rejeitar a fé na Bíblia. A seguir, leia com atenção os títulos de notícias recentes:
• “Irã Continua a Prender Ilegalmente Conversos Cristãos” (10 de agosto de 2009).
• “O Genocídio de Cristãos Iraquianos” (10 de agosto de 2009).
• “Forçada, Criança de Treze Anos de Idade Observa Pastor Ser Espedaçado Até a Morte na Nigéria” (9 de agosto de 2009).
Você pode encontrar muitas outras notícias como essas em www.persecution.org. Ao visitar esse site, não deixe de acessar o
link “What can I do?” [O que posso fazer?]. Ali você encontrará várias sugestões de como ajudar a amenizar e a evitar as perseguições, seja por meio de orações, de cartas a senadores ou de contribuições aos órgãos responsáveis. Há várias maneiras pelas quais podemos fazer a diferença.

Nenhum comentário: