Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Azeite que não Acabava Mais

Lição 9 Jardim da Infância 28 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la?” 2 Reis 4:2, NVI.

image

Resumo da Lição
Uma viúva tinha dois filhos que precisavam ser vendidos como escravos para pagar dívidas deixadas pelo marido. A mulher pediu ajuda ao profeta Eliseu. Eliseu a ouviu e lhe disse o que Deus desejava que ela fizesse. Ela ouviu e fez o que Eliseu mandou. Deus a abençoou por confiar em Sua palavra e multiplicou seu azeite. Ela vendeu o azeite, pagou as dívidas, e os filhos não foram vendidos como escravos.
Esta lição fala sobre comunidade. A mulher, seus filhos e Eliseu são membros da comunidade – comunidade de Deus – a família de Deus. Pessoas na família de Deus ajudam umas às outras, justamente como Ele enviou Eliseu para ajudar a viúva. Deus nos abençoará ao ajudarmos outros em Sua família.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Dar para os vários auxiliares da classe certa quantidade de copos descartáveis e pedir que fiquem em vários pontos da sala. Encher uma jarra opaca ou outro recipiente grande com água. Quando a história mencionar que a viúva estava coletando jarras, pedir que as crianças vão até os auxiliares e digam: “Por favor, você pode me dar mais vasilhas?” As crianças podem levar um copo descartável e colocar sobre a mesa. Usar a jarra ou o recipiente para mostrar que o azeite da mulher não acabava. Se necessário, pedir que um auxiliar escondido atrás de um biombo ou cortina encha sempre de água o recipiente. Ao contar a história, usar os objetos e permitir que as crianças a encenem. Uma viúva pobre veio a Eliseu com lágrimas nos olhos.
– Meu marido era um bom homem que amava a Deus – disse a viúva. – Mas, então, morreu.
E as pessoas para quem ele devia algum dinheiro dizem que, se eu não pagar a dívida, elas vão tomar meus dois filhos para serem seus escravos!
– Como posso ajudá-la? – perguntou Eliseu. – Diga-me, o que você tem em casa?
– Nada! – respondeu a viúva. – Não tenho nada senão uma vasilha com um pouco de azeite.
Eliseu pensou na necessidade da mulher.
– Vá a todos os seus amigos e vizinhos – disse ele, bondosamente – e tome emprestadas todas as vasilhas vazias que conseguir. Então, vá para casa e feche a porta. Depois, despeje o azeite da sua vasilha em todas as vasilhas emprestadas.
A viúva olhou para Eliseu. Ele acenou com a cabeça. Era uma coisa estranha o que ele havia pedido para ela fazer, mas ela o faria. A mulher confiava em Eliseu e confiava em Deus. A viúva foi de casa em casa em sua vizinhança. Pediu a todos com quem falava se lhe emprestaria todos seus jarros vazios. Seus filhos a ajudavam a transportar os jarros para casa. [As crianças encenam sua parte.] A mulher e seus filhos encheram a casa de jarros vazios. Então, a mulher fechou a porta. Os meninos olhavam para a mãe com assombro. O que aconteceria a seguir? A mulher pegou sua vasilha de azeite e cuidadosamente começou a despejar azeite nos jarros emprestados. Ela continuou despejando azeite até que o primeiro jarro ficou cheio. A mulher sorriu para seus filhos e se voltou para o segundo jarro emprestado. Novamente começou a despejar o azeite nele. Logo o segundo jarro estava cheio, e o terceiro, e o quarto. Ela despejava e despejava. Logo perdeu a conta de quantos jarros já enchera. E continuou a despejar azeite em uma vasilha após outra até todas elas estarem cheias. [Demonstrar isso.] Quando não havia mais vasilhas para encher, ela correu ao encontro de Eliseu.

image

– Eu fiz exatamente o que você mandou! – disse ela, quase sem fôlego. – Tomei emprestadas todas as vasilhas e jarros possíveis. Despejei azeite de minha vasilha até todos os jarros estarem cheios! Então o azeite parou de correr. Agora, todos eles estão cheios de azeite! Eliseu deu um sorriso e disse:
– Vá, venda o azeite. Você terá dinheiro suficiente para pagar as dívidas de seu marido. E sobrará dinheiro para você e seus filhos viverem. A viúva louvou e agradeceu a Deus por cuidar dela. Agradeceu-Lhe pelo milagre do azeite. Agradeceu-Lhe porque Eliseu e bons vizinhos cuidaram dela. Deus também deseja que sejamos bons amigos e vizinhos. Ele deseja que cuidemos dos outros.

Analisando
Dar tempo para respostas. O que vocês acham que a viúva sentiu quando pensou que ia perder os filhos? Como vocês acham que ela se sentiu após ter enchido algumas vasilhas de azeite e o azeite ainda continuar fluindo? Como vocês teriam se sentido? Como os amigos dela e vizinhos a ajudaram? Como os filhos dela a ajudaram? Como vocês podem ajudar os outros? Lembram de nossa mensagem? Vamos dizê-la juntos:
OS FILHOS DE DEUS CUIDAM UNS DOS OUTROS.

Encerramento
Orar para que durante a semana as crianças procurem maneiras de ajudar as pessoas. Lembrá-las de no próximo sábado trazerem os itens para o projeto comunitário.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).

08

07

Digitalizar0038

Um comentário:

Sirlene disse...

Parabéns por esse trabalho maravilhoso... Têm me ajudado bastante, que as bençãos sejam infinitas...