Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ergam a Cabeça

Lição 13 dos Adolescentes 28 de agosto de 2010

Texto Bíblico: Lucas 21:7-28.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 16 e 17.
Verso Bíblico: Lucas 21:25-28.

I. SINOPSE
O período entre a Reforma até o início do movimento adventista foi uma época de abertura e estudo da Bíblia em que Deus revelou
a verdade a respeito do tempo do fim.
A lição desta semana tem como objetivo comemorar o grande empenho dos pioneiros e de todos os líderes que ansiaram pela breve volta de Jesus. Nos capítulos 16 e 17 de O Grande Conflito, encontra-se um lindo resumo dos pensamentos e esperanças daqueles que aguardaram com grande expectativa o retorno do nosso Senhor. A história relatada em Lucas 21:7-28 (e Mateus 24:3-30) em que os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a acontecer?” apresenta advertências, como também esperança para os discípulos modernos. Jesus disse: “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em Meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo está próximo’. Não os sigam. Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente.” Os terríveis sinais que marcam a breve volta de Jesus estão claramente acontecendo ao nosso redor, mas não devemos ter medo nem desanimar. Cristo nos disse para “erguermos a cabeça” e vivermos como se Ele estivesse voltando hoje. O desafio da lição desta semana é responder à pergunta que os reformadores e os “Arautos da Manhã” tentaram responder a cada dia: “O que significa ‘estar pronto’ para a segunda vinda de Cristo?” Estar pronto significa aproveitar cada minuto para partilhar com alegria a mensagem de esperança do breve retorno de Cristo.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Assim como Phillip Bliss, ao nos conscientizarmos da breve volta de Cristo, tudo o que acontece na Terra passa a ter um significado especial.
Leia as palavras de Cristo a respeito dos eventos que ocorreriam no tempo do fim. Esteja atento às Suas advertências e guarde em seu coração as palavras de esperança do Mestre.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Há muitas histórias e referências bíblicas a respeito da segunda vinda. Precisamos, porém, refletir também sobre o que devemos fazer enquanto esse dia tão especial não chega. Sabemos que o medo e a culpa não motivam ninguém a “estar pronto” por muito
tempo. Ao ensinarmos essa lição aos jovens de nossa classe, devemos ter em mente o contexto desse texto de Lucas, como também do relato encontrado em Mateus 24. O contexto dos “sinais do fim” tanto em Lucas quanto em Mateus é a pergunta: “Qual será o sinal?” Note que a palavra sinal está no singular, ou seja, os discípulos referiram-se apenas a um sinal. A longa lista de acontecimentos mencionados por Cristo (terremotos, fome, guerras, falsos profetas, queda das estrelas, etc.) é considerada uma relação dos sinais da volta de Cristo, mas preste atenção nas palavras claras de Jesus: “É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente” (Lucas 21:9). “O sinal” foi revelado de forma explícita no momento em que Jesus profetizou: “Então aparecerá
no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da Terra se lamentarão e verão o filho do Homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.” Mateus 24:30. O relato de Lucas diz que: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. [...] Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.” Lucas 21:25. Assim, chegamos à conclusão de que há um sinal – a volta de Jesus –, mas que os eventos que ocorrerão antes desse dia também são considerados “sinais”. O importante é estar alerta. “Estar pronto” para a volta de Jesus é um tema muito importante, assim como o conhecimento de todos os sinais e maravilhas que acontecerão antes desse dia glorioso. Note que em Mateus 25 encontramos o que significa “estar pronto” por meio de três parábolas contadas por Jesus.
A Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13).
A Parábola dos Talentos (Mateus 25:14-30).
A Parábola das Ovelhas e dos Bodes (Mateus 25:31-46).

Leia o capítulo 17 do livro O Grande Conflito. Ali você encontrará a descrição de sinais específicos que já se cumpriram ao longo da
história e uma fonte de exemplos da tendência humana de “adormecer” espiritualmente enquanto espera a promessa de Cristo se concretizar. É muito importante falar aberta e sinceramente com os alunos a respeito do fato de Jesus ainda não ter voltado. Não cabe a nós adivinharmos ou tentarmos marcar uma data para a volta de Cristo. Fomos chamados para nos prepararmos para esse dia.

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Instrua os alunos a confeccionarem placas de sinais (como as placas de sinais de trânsito) relacionadas à segunda vinda. Porém, os alunos não deverão fazer sinais que representem os eventos, mas sinais que descrevam os filhos de Deus que enfrentarão os últimos acontecimentos. Qual será a atitude dos fiéis no final dos tempos? Quais serão as suas qualidades? De que maneira as outras pessoas os enxergarão? Por exemplo, os alunos poderão confeccionar um sinal de “PARE” que contenha as seguintes palavras: “Pare – e descanse”, pois os fiéis do tempo do fim serão pessoas que guardarão os mandamentos de Deus, de acordo com Apocalipse 14:12. Poderão também confeccionar um sinal de limite de velocidade que apresente a seguinte mensagem: “70 x 70” – os filhos de Deus são pessoas que sabem perdoar e são orientadas por Sua graça. Ao final, peça para os alunos apresentarem os sinais e as suas ideias para a classe.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Jesus está voltando. Ele assim nos garantiu. No entanto, muitas vezes o povo de Deus se cansa de esperar e cai num profundo sono espiritual. A história revela que é muito fácil nos esquecermos da realidade da segunda vinda. Como podemos nos manter atentos? Como podemos viver com a cabeça erguida? Os sinais são claros e aqueles que prestam atenção sentem que as coisas não podem ir muito mais longe – porém, não sabemos quanto tempo ainda resta. Fomos advertidos a ficarmos alertas, pois nos últimos dias apareceriam “escarnecedores”. É importante estarmos preparados e aguardarmos o Senhor Jesus com alegria, pois em breve Ele voltará para nos levar para o eterno lar. Devemos aguardar o Mestre vivendo de acordo com a
Sua vontade e partilhando com o próximo a maravilhosa promessa de Sua volta. Cristo nos concedeu informações mais do que suficientes a respeito do tempo do fim, porém não revelou a data exata de Seu regresso. Por isso, não devemos nos concentrar em descobrir o dia ou a hora de Sua volta, mas, sim, em fazer aquilo que Ele deseja que façamos enquanto  retivermos aqui na Terra.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Avaliando e Refletindo
Os alunos são muito beneficiados ao ser incentivados a avaliar e a refletir sobre determinadas citações ou pensamentos. Uma ótima oportunidade de fazer isso é trazer para a classe citações e pensamentos previamente selecionados que agucem o raciocínio e incentivem os alunos a refletir. Instrua os alunos a escolherem a  citação ou o pensamento que mais gostaram. Isso fará com que avaliem e reflitam na mensagem com que mais se identificaram. Outra maneira excelente de fazer com que os alunos reflitam ainda mais e participem da discussão é incentivá-los a partilhar com a classe o que mais lhes atraiu a atenção em relação à citação ou ao pensamento escolhido.

Nenhum comentário: