Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Naamã e o Rio Barrento

Lição 6 Primários 7 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Todos nós temos recebido da Sua plenitude, graça sobre graça.”
João 1:16, NVI.

image

Resumo da Lição
Naamã, capitão do exército do rei da Síria tinha lepra. Uma menina israelita cativa trabalhava para sua esposa. A menina sugeriu que Naamã pedisse ao profeta Eliseu para curá-lo. O rei da Síria concordou e Naamã foi a Israel. Eliseu enviou um servo para
dizer a Naamã que mergulhasse sete vezes no rio Jordão para ser curado. Naamã relutou, mas foi finalmente convencido por seus servos. Ele seguiu a orientação de Eliseu, foi curado, reconheceu que o Deus de Eliseu era o verdadeiro Deus e prometeu não adorar nenhum outro deus. Esta lição fala sobre graça. Deus ofereceu cura a Naamã, que havia sido um inimigo de Seu povo. Quando Naamã finalmente concordou em experimentar o método de Deus, recebeu tanto cura física como espiritual. Deus oferece a mesma graça a qualquer pessoa que a aceite.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Permitir que, no momento certo, as crianças coloquem os círculos adesivos nos braços e mãos. Informá-las também quanto ao momento de remover os adesivos para representar a cura divina da lepra de Naamã. Naamã era o comandante do exército da Síria. Ele era famoso por suas lutas. Era amigo íntimo do rei.
Certo dia, esse guerreiro ficou muito doente. Sua pele começou a ficar seca. Tornou-se esbranquiçada e começou a descamar. Ele começou a perder a sensibilidade do tato. Não sentia mais o contato com as coisas. Naamã tinha lepra, uma doença que nenhum médico podia curar. (As crianças devem colocar os adesivos nos braços e mãos.) Uma garota israelita trabalhava para a esposa de Naamã. Era uma cativa trazida de um dos ataques repentinos contra Israel. A garota agora vivia longe de seu lar, entre os inimigos. Mas ela não se esquecera das grandes coisas que Deus tinha feito por Israel. – Por que seu marido não pede que o profeta de Israel o cure? – disse ela à esposa de Naamã.
– Eliseu pode curar a lepra. Naamã havia consultado todos os médicos da Síria; havia experimentado todo tipo de remédio. Nada adiantara. Eliseu era sua última esperança. Naamã seguiu para Israel com diversas companhias de soldados sírios. Levavam carruagens lotadas de tesouros para pagar pelo milagre da cura. Que cena estranha deve ter sido aquela! Eliseu não deu a Naamã nenhum remédio. (Mostrar o frasco vazio de remédio e acenar negativamente com a cabeça.) Não queimou incenso nem fez magias secretas. Ele enviou seu servo para dizer a Naamã que fosse tomar um banho – não em qualquer lugar, mas no rio Jordão que corria ali perto.
Naamã ficou frustrado. Eliseu nem falara com ele! Ele esperava que o Deus de Israel fizesse algo grandioso. Mas tudo que o profeta mandara dizer era que fosse tomar um banho naquele rio barrento! Não uma vez, mas sete vezes! Ele estava pronto para ir para casa. Os rios perto de sua casa corriam muito mais depressa e eram mais limpos. O rio Jordão era barrento e não muito mais largo do que uma casa! Felizmente, um dos servos de Naamã o fez parar. – Se Eliseu lhe pedisse que fizesse alguma coisa mais difícil, o senhor não teria feito? – perguntou o servo. Naturalmente que sim, pensou Naamã. Já havia conquistado países inteiros. Nada era difícil demais que ele não pudesse fazer. Exceto curar a si mesmo. – Então, por que acha difícil fazer algo tão insignificante? – continuou o servo. Naamã decidiu fazer o que o profeta de Deus dissera. Ele se dirigiu para o rio Jordão. Seis vezes ele mergulhou na água. Nada aconteceu. Ao levantar-se da água pela sétima vez, algo havia mudado. Sua pele sem cor e seca se fora! Agora tinha a pele macia e saudável de um jovem! (Pedir que as crianças removam os adesivos dos braços e mãos.) Não fora mudado apenas por fora; Naamã fora mudado também interiormente. – Sei que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro – disse ele. Unicamente o amor de Deus pôde fazer com que uma menina cativa, uma serva, fosse bondosa com seus captores. Somente o poder de Deus pôde realizar milagres através do profeta Eliseu. Apenas a graça de Deus pôde curar um guerreiro estrangeiro de seu pecado e de sua doença. Deus deseja conceder Seus dons da graça a todas as pessoas.

Encerramento
Cantar “Meu Deus é Tão grande” (ver p. 111, CD faixa 2). Pedir que uma criança ore, agradecendo a Deus porque Sua graça é para todos. Todos podem ser amigos de Jesus.

Moldes (AML) 3T09

2 comentários:

Denise Costa disse...

olá, gosto muito do seu blog tem ideias otimas,eu gostaria de imprimir esse desenho do naamã mas é tão pequeno voce não teria uma versão maior? muito obrigado

Anônimo disse...

Eu achei uma versao maior aqui: http://www.conquismania.cl/castores/recursos/Naaman.gif

Espero ter ajudado.