Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Garoto Está Vivo!

Lição 7 Jardim da Infância 14 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“O Senhor […] protege os que nEle confiam.” Naum 1:7, NVI.

image

Resumo da Lição
Deus enviou Elias a uma viúva que o alimentou, quando não havia alimento nem água suficientes durante um longo período de fome. Enquanto Elias permaneceu ali, o filho da viúva ficou doente e morreu. Ela ficou muito triste e contou a Elias o que aconteceu.
Elias pegou o menino e subiu para seu quarto e o colocou em sua cama. Ele se deitou sobre o corpo do menino e orou. Deus ouviu a oração de Elias e o menino ressuscitou. A viúva se alegrou e disse que agora sabia que Deus falou através de Elias. Esta lição fala sobre graça. A viúva e seu filho pertenciam a Deus. Ele cuidou de sua felicidade. Da mesma forma como a viúva ajudou Elias, Deus lhe mostrou Sua graça restaurando-lhe o filho à vida. Nós também pertencemos a Deus, e Ele também cuidará de nós.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Elias, filho da viúva (opcional), viúva (opcional)
Com antecedência, pedir que um adulto se vista com o traje de Elias e conte a história.
Recapitular a história da semana anterior para que as crianças se lembrem de que Deus cuidou de Elias, da viúva e do filho dela ao prover azeite e farinha para todos. Se for possível, usar os recipientes de azeite e farinha usados no sábado passado.

Para um grupo maior, Elias pode contar uma história com a ajuda de uma “viúva” e de um “filho” da própria classe. Para grupos menores, dividir as crianças em pares (um filho e uma viúva) e pedir que se vistam com roupas dos tempos bíblicos e encenem a parte da história do filho morrendo (encenar o menino morto) e a viúva chorando. (Toalhas de rosto fazem bons turbantes.) Para cada grupo feito, Elias deve orar na frente da criança para que ela retorne à vida.
– Olá, meus amiguinhos! Eu sou Elias. Vocês se lembram de como Deus me guiou até uma viúva, na cidade de Sarepta? Eu já estou aqui há algum tempo. Estou hospedado em um pequeno quarto no andar superior da casa da mulher viúva. É bem mais confortável do que ficar acampado junto ao riacho de Querite.
Ainda não choveu, pois as pessoas ainda estão adorando o ídolo Baal. As pessoas por todos os lugares estão com fome. Mas na casa da viúva sempre há alimento, pois o Senhor prometeu que faria isso.
Diariamente, quando a viúva olha dentro de sua vasilha, ela encontra farinha para fazer pão.
E, cada dia, quando olha dentro de seu recipiente de azeite, encontra azeite. Todos os dias nós agradecemos a Deus por cuidar de nós.
A viúva tem um filho. Eu gosto dele. Algumas vezes, brinco com ele ou lhe conto histórias sobre Noé e seu grande barco.
Um dia, porém, o menino não se sentiu muito bem. A mulher pegou o filho ao colo e o acariciou.
Ela lhe deu água fresquinha para beber. Ela cantou cânticos suaves para ele. Mas seu filho piorava cada vez mais. Sua mãe fez tudo que pôde para ajudá-lo, mas ele morreu.
A viúva me procurou e me disse:
– Por que aconteceu isso?
As lágrimas escorriam-lhe pela face. Eu tentei consolá-la.
Finalmente, pedi que ela me entregasse o garoto. Eu o levei para cima, até meu quarto, e o coloquei em minha cama. Então, comecei a orar com muita fé. Eu disse a Deus o quanto a mãe do garoto havia sido bondosa para comigo. Ela me alimentara e deixara que eu ficasse em sua casa. Ela amava seu filho e precisava dele.
Deus me disse para eu deitar sobre o garoto. Eu fiz isto e continuei orando. Então, me levantei e andei pelo quarto. Novamente me deitei sobre o garoto e orei para que Deus o trouxesse de volta à vida.
Três vezes fiz aquela oração.
Após a terceira vez, o garoto voltou a respirar. Ele voltara à vida! Fiquei tão feliz que gritei de alegria. Eu o peguei pela mão e desci as escadas com ele e gritei para a mãe: – Venha ver! Seu filho está vivo!
A viúva deu um forte abraço no filho. Ela se sentou e tomou sua face entre as mãos. Ela olhou para os olhos do filho. Ela sorriu. Sorriu e chorou de alegria ao mesmo tempo. Ela me agradeceu e agradeceu a Deus. Sabia que Deus a amava e que havia tomado conta deles, e que Ele sempre cuidaria deles. Eu sei que Deus também sempre cuida de mim. E Ele sempre cuidará de vocês.

Encerramento
Orar pelas pessoas para quem as crianças enviarão os cartões, pedindo especialmente que Jesus cuide delas. Lembrar às crianças que devem orar por aquelas pessoas todos os dias.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).

Nenhum comentário: