Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tem Perfume no Ar…

Lição 7 Juvenis 14 de agosto de 2010

Verso Para Memorizar
“Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. [...] Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” 1 João 4:16, 19.

Resumo da Lição
Jesus curou Simão fisicamente, mas ele ainda não estava curado no nível espiritual. Simão preparou uma grande festa, com Jesus e Lázaro como convidados de honra. Maria entrou silenciosamente na festa e começou a lavar os pés de Jesus com lágrimas e perfume, secando-os com seu próprio cabelo. Simão sentiu-se ultrajado e queria que Jesus condenasse aquela mulher. Mas, em vez disso, Jesus apontou gentil e discretamente o pecado de Simão, e disse que Maria aparentemente fizera muito mais coisas erradas, mas ainda assim demonstrara maior amor. A bondade de Jesus tocou o coração de Simão e ele se tornou um fiel seguidor do Mestre.
Esta lição fala sobre graça. Maria experimentou a graça cada uma das sete vezes que Jesus expulsou os demônios de seu corpo. Finalmente, ela permitiu que o Espírito Santo passasse a usá-la. Através de sua expressão de amor, Jesus pôde estender Sua graça também a Simão.

Dinâmica

B. Descobrindo o Cheiro
Com antecedência, mergulhar as bolas de algodão em líquidos fortes: água sanitária, ketchup, vinagre, antisséptico e perfume. Colocar as bolas de algodão em pequenos potes de plástico (ou vidro) fechados, para manter o cheiro. Numerar os potes. Dar aos
alunos papel e caneta. Pedir que cheirem cada pote e escrevam no papel a substância que eles acham que é. Quando todos tiverem terminado, ler as respostas e parabenizar os alunos que tiverem acertado mais.

Analisando
Qual desses cheiros lembra o amor de Deus? (Aceitar as várias respostas; incentivar “o mais doce” ou o “mais forte” como respostas.) Vamos ler juntos 1 João 4:16, 19. (Procurar o texto na Bíblia e ler com os alunos.) Que cheiro tem uma bola de algodão seca? (Nada; cheira como aquilo com o que foi guardada.) Qual é o nosso “cheiro” quando estamos sem o amor de Deus? (Aquilo com que temos estado, ou com o que passamos tempo.) Como podemos espalhar o amor de Deus aos outros? (Primeiro, nós mesmos precisamos estar transbordando do amor de Deus, só então os outros poderão recebê-lo de nós.) Deus supre tanto a nossa necessidade de amar como a de sermos amados. A mensagem desta semana é:
O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.

Oração
Distribuir papel e caneta aos alunos e pedir que escrevam várias maneiras pelas quais experimentam pessoalmente o amor de Deus – diferentes maneiras pelas quais Deus demonstra Seu amor por eles. Quando terminarem, pedir que coloquem os papéis num envelope grande. Dar oportunidade para alguns voluntários tirarem um papel do envelope e ler para a classe. Ao final, agradeça a Jesus por sempre ter novas formas de demonstrar o quanto nos ama.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Oferecer uma bola de algodão para todos que quiserem. Caminhar pela classe e oferecer-se para borrifar um pouco de perfume nas bolas de algodão. O que vocês pensariam se no meio do seu almoço de sábado alguém começasse a colocar perfume em vocês? Qual seria o resultado? Em nossa história de hoje, alguém
abriu um frasco de perfume e começou a jogar perfume nos pés de Jesus, bem no meio de um banquete.

Vivenciando a História
Pedir a alguns voluntários que leiam Lucas 7:36-47. Após cada verso, parar a leitura e pedir aos alunos que fechem os olhos e digam o que veem, ouvem e sentem. Incentivar as respostas mais criativas. Tratar todas as respostas com respeito, mas evitar resvalar para brincadeiras bobas.

Analisando
O que Maria e Simão tinham em comum? O que tinham de diferente? Lembrem-se, a mensagem central desta semana é: O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.

Dinânica para Aplicação da Lição

Aplicação da Lição
Uma Cena Atual
Dividir os alunos em grupos pequenos. Pedir que cada grupo crie uma cena dos dias de hoje, mas semelhante à história de Maria, Jesus e Simão. Eles devem incluir a si mesmos na história.
(Exemplo: Um pode ser Simão, que está desconfiado de sua irmã, Maria, que parece estar ajudando o pai mais que o normal, após ter batido o carro da família.) Dar três a cinco minutos para criarem suas histórias.
Pedir que cada grupo conte sua história aos demais alunos da classe.


Analisando
Dar tempo para respostas. Como você se sente quando alguém o perdoa? Como se sente quando você tem que perdoar alguém que o magoou? O que torna possível a você perdoar alguém? (Aceitar o amor de Deus em nossos corações.) Deus supre tanto a nossa necessidade de sermos perdoados e amados, como também nossa necessidade de perdoar e amar aos outros. Repitam comigo a mensagem central desta semana:
O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.

Encerramento
Quando realmente acreditarmos e aceitarmos que Jesus sempre escolhe amar as pessoas através de nós, aceitaremos Seu amor e estaremos dispostos a sermos usados por Ele. Vamos agradecer a Jesus por todas as formas de amor que Ele demonstra por nós a cada dia.

Nenhum comentário: