Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conhecendo a Si Mesmo

Lição 1 dos Adolescentes 2 de outubro de 2010

Texto Bíblico: 1 Samuel 17.
Comentário: O Grande Conflito, capítulo 27.
Verso Bíblico: 1 Samuel 17:45.

I. SINOPSE
Ser emocionalmente sadio e possuir uma espiritualidade autêntica não são características mutuamente exclusivas. Pelo contrário, é impossível ser espiritualmente maduro e emocionalmente imaturo (Peter Scazerro, Emotionally Healthy Spirituality).
Geralmente nos deparamos com uma barreira em nosso crescimento, apesar dos anos que passamos repetindo os padrões de atividades, educação e comportamento cristãos.
Essa barreira é o resultado de hábitos emocionais profundamente enraizados de nosso passado. Essa barreira nos impede de saborear a doce experiência de uma vida madura e autêntica em Cristo.
Poucos de nós dedicam tempo para refletir sobre o profundo (e sutil) impacto das influências exteriores em nossas decisões, palavras e sentimentos. Sem estar cientes de quem somos e de que maneira as circunstâncias nos afetam, somos incapazes de lidar com a exposição às pressões e forças que operam contra nós. Sócrates afi rmou: “Será que poderemos saber que arte torna o homem melhor, se não sabemos quem somos?” Acabamos vivendo a vida de outra pessoa, as expectativas de outros. Como um barco sem remo ou leme, somos jogados de um lado para o outro e viramos para qualquer lado que o vento da aprovação nos levar. Apenas no momento em que nos conhecermos e descobrirmos em quem estamos nos tornando através da obra de Cristo em nós, seremos capazes de transformar nossa vida em uma oferta aos nossos familiares, amigos, colegas de trabalho e membros da comunidade.
Desenvolver um crescimento e uma espiritualidade autênticos requer planejamento intencional e proposital. Se não planejarmos, corremos o risco de acabar dizendo como certo membro de igreja: “Fui cristão por vinte anos, mas em vez de ser um cristão de vinte anos de idade, fui um cristão de um ano de idade por vinte anos! Teimei em repetir as mesmas coisas vez após outra.”

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
Você já sentiu assim em relação à sua vida espiritual? Que está sempre tendo que manter as aparências? Você conhece a Bíblia o suficiente para saber o quanto não conhece ainda. Você conhece as regras da vida cristã, mas não o suficiente para vivenciar a alegria de praticá-las. Parece que sua vida cristã o torna infeliz.
Deus não quer que você pare por aqui! Ele deseja levá-lo ao próximo nível, onde pode ser encontrada a verdadeira alegria de conhecê-Lo.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. De acordo com The Seventh-day Adventist Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia], no momento em que Saul rejeitou o conselho inspirado por Deus através de Samuel, o Senhor decidiu escolher outra pessoa para ser treinada segundo o Seu coração (1 Samuel 13:14). “O treinamento de Davi, assim como o de Cristo, foi realizado em face da inveja e do ódio. Apesar de Davi algumas vezes ter transgredido a lei que reverenciava e defendia, sempre humilhava seu coração perante a lei, reconhecendo sua supremacia. Como resultado da cooperação de Davi com os princípios estabelecidos por Deus através de Moisés e Samuel, Israel gradualmente subjugou todos os seus inimigos.” Em 1 Samuel 17:39, Davi disse educadamente:
“Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado.” The Seventh-day Adventist Bible Commentary explica que essa é uma evidência de sua fé na armadura que já havia testado antes, creditando a Deus as suas vitórias sobre os animais selvagens. Sua fidelidade nas pequenas coisas (apascentar as ovelhas do pai, por exemplo) prepararam-no para tarefas maiores (enfrentar Golias, por exemplo). “O procedimento que escolheu foi determinado por suas próprias convicções espirituais em vez do julgamento não santificado de outros, a despeito da posição ocupada. [...] Davi não podia enfrentar Golias com a armadura de Saul – deveria ser autêntico. Deus intenta que todo homem trabalhe com a sua própria armadura.
Vemos um homem público benquisto pelo povo e copiamos as suas maneiras, esperando obter sucesso com isso. Mas Deus quer homens autênticos, homens que aprendam com a experiência de cada dia o que precisam saber a fim de resolver os problemas de amanhã.” – Volume 2, p. 538, 539. The Seventh-day Adventist Bible Commentary (vol. 2, p. 539) prossegue o comentário sobre 1 Samuel 17 mencionando as três vitórias de Davi: A primeira ocorreu no momento em que ele não se deixou abalar pelo insulto de Eliabe, seu irmão mais velho. Davi recusou envolver-
se numa troca insignificante de agressões verbais e mostrou que estava no controle de suas emoções. Em vez de retrucar o insulto
de Eliabe com um comentário também agressivo, Davi simplesmente perguntou pacificamente: “O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar?” (verso 29). “Se não tivesse aprendido a ter paciência com suas ovelhas, não teria sido capaz de demonstrar paciência com seus irmãos invejosos.”
A segunda vitória foi conquistada ao permanecer firme em suas crenças, mesmo diante da oposição da figura autoritária do rei.
“Sem jamais cogitar a possibilidade de uma intervenção divina, Saul plantou sementes de dúvida na mente de Davi e tentou-o a vestir sua própria armadura. Mas novamente, de maneira respeitosa, Davi conquistou a vitória sobre a dúvida apegando-se ao seu propósito inspirado pelo Céu de manter-se firme na fé e na total dependência do Senhor.” A vitória final foi a derrota pública de Golias – o inimigo que até mesmo Saul, o rei que se sobressaía em altura acima da cabeça de seus compatriotas, temia. “Foi uma vitória das forças espirituais sobre as forças da matéria bruta.”

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: O décimo sexto presidente dos Estados Unidos da América, Abraão Lincoln, certa vez disse o seguinte: “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo, e todas as pessoas por algum tempo, mas não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.” Podemos tentar esconder quem somos conformando-nos aos padrões e aos comportamentos aceitos, que fazem com que pareçamos alguém que na realidade não somos. Mais cedo ou mais tarde, no entanto, a verdade virá à tona. A maneira como vivemos, agimos, falamos e tratamos os outros geralmente causará maior impacto na percepção das pessoas a nosso respeito (e de Cristo) do que as nossas palavras. Não fugimos da cultura em que vivemos, mas, ao nos observarem, as pessoas devem ver Jesus.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Resumindo a Lição
Nos últimos cinco minutos da lição, entregue aos alunos um resumo de tudo o que você espera que aprendam com o assunto estudado. Leia o resumo com os alunos e pergunte se há alguma dúvida. Seja paciente. Às vezes, os alunos não respondem de imediato, mas se você ignorar o terrível silêncio por um ou dois minutos, provavelmente eles começarão a falar.
Para variar, distribua pedaços de papel e instrua-os a escrever as dúvidas que tiverem. Recolha os papéis (certificando-se de que fiquem com o resumo) e diga aos alunos que responderá às dúvidas na semana seguinte.

Nenhum comentário: