Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Descobrindo o Amor

Lição 12 dos Juvenis 18 de setembro de 2010

Verso Para Memorizar
“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” 1 Coríntios 13:13.

Resumo da Lição
Esta lição baseia-se em 1 Coríntios 13 – que é um maravilhoso capítulo da Bíblia que descreve o amor. Este capítulo descreve como é o amor de Deus oferecido a cada um de nós. Também revela o tipo de amor que devemos ter uns pelos outros.
Esta lição fala sobre comunidade. À medida que estudamos a definição de amor encontrada nesta lição, podemos facilmente perceber que essa é a forma como Cristo nos ama. Temos que seguir o exemplo de Jesus, e não há melhor forma de fazê-lo do que ser semelhantes a Ele em nossos relacionamentos com outros membros de Sua família. Somos chamados a amar uns aos outros como Jesus nos amou.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Com antecedência, escrever em um dos cartões a palavra “se”, no outro “porque” e no outro desenhar um ponto final grande para que fique bem visível.
Às vezes, as pessoas conjugam o verbo “amar se”, o que significa: “se você fizer o que quero que faça, então eu amo você.” Outras vezes, as pessoas conjugam o verbo “amar porque”, ou seja: “eu amo você porque esse amor me traz tal vantagem.” Mas
Deus ama. Ponto final.
Pedir aos alunos que fiquem em pé, formando um círculo. Dar um cartão para três alunos.
Pedir que passem os cartões para quem estiver à sua direita, até alguém dizer “pare” (ou até que a música pare de tocar). Os alunos que estiverem com os cartões quando a música parar deverão pensar em situações que demonstrem aquele tipo de amor.

Analisando
Ler 1 Coríntios 13:11.
Os membros da família de Deus devem demonstrar amor uns pelos outros.
Aprender alguma coisa faz parte do nosso crescimento e Deus está esperando para nos ensinar.

Vivenciando a História
Com antecedência, fazer cópias do jogral para cada aluno. Dividir a classe em três grupos e organizar a leitura do jogral que é baseado em 1 Coríntios 13.

Aplicação da Lição
Pesquisando o Amor
Com antecedência, fazer cópias da pesquisa para cada aluno. Ler as instruções em voz alta, e então dar algum tempo para os alunos terminarem suas pesquisas. Quando acabarem, dividir a classe em grupos de três a cinco alunos. Pedir que cada aluno escolha uma ou duas de suas respostas para compartilhar com seu grupo.

Analisando
Que ideias esta pesquisa lhe deu? Faça um asterisco ao lado das características que você mais aprecia nos outros. Faça um círculo ao lado de uma característica a qual você gostaria de desenvolver, com a ajuda de Deus. Qual é a mensagem central desta semana?
OS MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS DEMONSTRAM AMOR UNS PELOS OUTROS.

Partilhando a Lição
Do Fundo do Coração
Com antecedência, preparar dois recortes de coração para cada aluno. Dividir a classe em grupos de três ou quatro alunos e distribuir os recortes de coração. Cada aluno deverá fazer um coração para outro membro do grupo. Nos corações, eles deverão
escrever uma característica do amor que comece com a mesma letra do nome da pessoa a quem vão dar o coração. (Exemplo: Ana, a Alegre; Bruno, o Bondoso).
Quando todos terminarem, pedir que prendam os corações na parede e deixem-nos ali como decoração por algumas semanas.

Analisando
Dar tempo para respostas. Como você se sente ao perceber as características do amor que seus colegas veem em você? (Podem negar tal característica; podem querer se assemelhar mais com aquela característica.) Que diferença faz, na vida das pessoas, quando nós intencionalmente lhes damos nosso amor? (As pessoas se sentem mais valorizadas.) O que podemos fazer para
demonstrar nosso apoio a amigos e familiares durante esta semana?
Pedir que os alunos façam o outro coração e pensem em alguém a quem podem dá-lo esta semana. (Dar tempo aos alunos). Nos próximos dias, deem este coração à pessoa em quem vocês pensaram. Vamos repetir juntos a mensagem central desta semana:
OS MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS DEMONSTRAM AMOR UNS PELOS OUTROS.


Encerramento
Encerrar pedindo a Jesus para lembrar os juvenis, durante toda semana, de serem amorosos e bondosos com todos aqueles que os cercam. Orar para que eles tenham coragem de amar o próximo sem se importar com a maneira como são tratados. Agradecer a Jesus por nos amar tão completamente que podemos amar uns aos outros da mesma forma.

Nenhum comentário: