Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dons Espirituais

Lição 10 dos Adolescentes 4 de setembro de 2010

Texto Bíblico: 1 Coríntios 12:4-28.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 18, 19 e 20.
Verso Bíblico: 1 Coríntios 12:4-6.

I. SINOPSE
O que impede os jovens de usar os dons espirituais que possuem na igreja ou na comunidade? Será que são preguiçosos, desmotivados ou dispostos a fazer apenas tarefas fáceis e rápidas? Quem sabe ainda não tenham consciência de seus dons e não saibam como utilizá-los de maneira apropriada para viver à altura de seu potencial.
Infelizmente, poucos compreendem o real significado de receber dons espirituais de Deus: um privilégio, uma responsabilidade.
A Bíblia ensina que Deus concedeu a todos os Seus filhos dons espirituais – habilidades especiais que os capacitam a fazer da melhor forma possível o trabalho do Senhor.
Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo a todos os seguidores de Cristo para que o bem comum de Sua igreja possa
ser alcançado.
Podemos descobrir e usar os dons espirituais de maneira efi ciente. Depois que descobrirmos os nossos dons e os utilizarmos nos projetos que Deus deseja, produziremos mais frutos e, assim, glorificaremos o Pai (João 15:8).

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
A seguir encontra-se uma lista de alguns dons espirituais mencionados por Paulo em sua carta:
Sabedoria
Conhecimento

Curar
Operar milagres
Profecia
Discernimento
Variedade de línguas
Interpretação de línguas
Ensinar
Prestar ajuda
Administrar
Deus está disposto a ajudá-lo a desenvolver os seus dons. Ao ler 1 Coríntios, note que Paulo estava ciente de que a igreja de Corinto era relativamente jovem. Ele não instituiu líderes específicos dentro da comunidade, mas revelou- lhes o que, pela graça de Deus, poderiam tornar-se. Os alunos são como a jovem igreja de Corinto na época de Paulo – eles precisam de tempo para amadurecer; tempo para desenvolver os dons espirituais que receberam.
Muitas vezes os jovens afirmam que não possuem nenhum dom. Mostre-lhes que isso não é agir com modéstia ou humildade, mas, sim, duvidar da palavra revelada de Deus.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia afirma que os fiéis de Corinto tinham a noção equivocada de que alguns dons eram mais importantes do que outros. Em 1 Coríntios 12, Paulo explicou que todos os dons proveem de Deus e são concedidos por Ele no intuito de beneficiar a igreja como um todo (1 Coríntios 12:11). Assim, ninguém jamais deve dizer que alguém é mais favorecido por possuir certo dom, pois todos procedem do
mesmo Deus e são concedidos com o mesmo objetivo.
A seguir, encontra-se o significado de alguns dons, conforme apresentado no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia: Sabedoria – “O indivíduo dotado desse dom não era apenas sábio, mas também capaz de explicar sua sabedoria a outros.” Para um contraste entre sabedoria e conhecimento, ver Provérbios 1:2.
Conhecimento – A “habilidade de compreender fatos” ou, na linguagem bíblica, a habilidade de entender a verdade espiritual e
organizá-la de forma ordenada a fim de facilitar a explicação a outros Fé – A fé mencionada aqui não é simplesmente a crença que todos os cristãos possuem. Trata-se de uma manifestação especial que capacita o indivíduo a cumprir tarefas incomuns para a glória de Deus.

Curar – ver Marcos 16:18; Atos 3:2-8; 14:8-10. Operar milagres – Esse era “um dom especial realizado sob a orientação divina”. Profecia – “O poder de falar com autoridade em nome de Deus, ou representando Deus, seja prevendo eventos futuros ou declarando a vontade de Deus para o presente.” Ver Êxodo 3:10, 14, 15; Deuteronômio 18:15, 18; 2 Samuel 23:2. Discernimento – A habilidade de “fazer distinção entre o divino e a inspiração falsa”.

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Inicie uma breve discussão sobre algumas coisas que podem ser feitas nos locais a seguir a fim de os alunos colocarem o dom que
possuem em prática. Faça uma lista com as sugestões apresentadas em cada item.
1. Lar
2. Escola
3. Classe da Escola Sabatina
4. Igreja (sem ser a classe)
5. Trabalho
6. Outros
Encerre com uma oração.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Madre Teresa foi uma freira católica que dedicou a vida para cuidar dos pobres e enfermos da Índia, estabelecendo casas e hospitais em que podiam receber cuidados e morrer com dignidade. Madre Teresa costumava dizer às pessoas que trabalhavam ao seu lado em Calcutá que deveriam procurar a sua própria Calcutá. Onde é a sua Calcutá? Você está disposto a servir a despeito do que os outros pensam? Você está disposto a servir, mesmo que não lhe seja conveniente?

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Motivação, Participação e Formação do Hábito
Motive os alunos a realizar as atividades da lição com antecedência. É muito importante que você também estude a lição e esteja bem preparado. Caso seus alunos não tenham por hábito completar as atividades com antecedência, incentive-os a partilhar aquilo que já escreveram e encontre maneiras de ajudá-los a formar esse hábito. Procure fazer com que os alunos mais tímidos participem e ajude os mais falantes a escutarem um pouco mais. Se alguém responder algo “errado”, pergunte se alguém mais gostaria de contribuir com outra resposta. Se preferir, peça para outro aluno reler o verso em questão e faça perguntas que leve a classe a refletir novamente sobre o assunto. Certifique-se de oferecer um ambiente agradável de maneira que todos se sintam à vontade para opinar e expor suas conclusões.

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