Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Jesus Ressuscita uma Menina

Lição 1 Rol do Berço Outubro

VERSO PARA DECORAR
“Oro para que você tenha boa saúde.” 3 João 2, NVI.

Resumo da Lição
A filha de Jairo estava muito doente. Jairo tentou de tudo para fazê-la melhorar, mas nada ajudava. Jairo procurou Jesus para pedir-Lhe que viesse e curasse sua filha. Enquanto estava a caminho da casa de Jairo, Jesus Se demorou. Chegou, então, um recado da casa de Jairo dizendo que sua filha havia morrido. Jesus disse a Jairo que cresse. Jesus foi à casa de Jairo e ressuscitou a menina.
Esta lição fala sobre serviço. Mostrar amor e cuidado àqueles que estão doentes é um ato de serviço. Como cristãos, podemos partilhar o amor de Deus com outros quando eles mais necessitam. As crianças podem servir a Deus ao orar, visitar e alegrar as pessoas que estão doentes.

Decoração da Sala
Colocar no chão um pedaço grande de tecido ou TNT azul para representar a água. Fazer um barco de papelão ou usar fita-crepe para fazer o contorno do barco. Pendurar um lençol separando um canto da sala como a casa de Jairo. Colocar ali dentro um edredom dobrado ou tapete para representar uma cama.

vivenciando a História
A. Verso Para Decorar
Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro da nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia). Na Bíblia podemos ler que Jesus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus na Bíblia de vocês? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 57, CD faixa 17). A Bíblia nos ensina sobre o cuidado de Deus pelas pessoas. Jesus Se preocupa quando as pessoas estão tristes, doentes ou com medo. Jesus as ama. Nosso Verso Para Decorar diz uma das maneiras pelas quais podemos cuidar de outras pessoas.
Cantar “Orando Pela Saúde” (ver p. 58, CD faixa 81) “Oro para que você tenha boa saúde.” Orar é uma das maneiras de cuidarmos uns dos outros. Digam o Verso comigo enquanto fazemos os gestos. “Oro (mãos juntas em posição de oração) para que você (apontar para outra pessoa) tenha boa saúde.” (mostrar os músculos do braço como quem tem força) 3 João 2. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

B. Jesus no Barco
Colocar no chão um pedaço grande de tecido ou TNT azul para representar a água.
Fazer o barco de papelão ou usar fita-crepe para fazer o contorno do barco. Colocar no barco uma gravura grande de Jesus (ou alguém vestido com um lençol branco e faixa vermelha na cintura). Um dia Jesus e Seus amigos atravessaram o lago em um barco.
Vamos fazer de conta que somos os amigos de Jesus com Ele no barco. (Se possível, pedir que todos entrem no barco da decoração da classe.)

C. Jairo Procura Jesus
Do outro lado do lago, muitas pessoas queriam ver Jesus. Pedir que todos saiam do barco e sentem no chão ou em suas cadeiras. “Jesus” fica perto das pessoas (ou alguém segura a gravura de Jesus). Um homem chamado Jairo morava naquele lugar.
Jairo também queria ver Jesus, por isso ele começou a procurar. Vocês viram Jesus? Onde está Jesus? Então, Jairo viu Jesus. Jairo se ajoelhou diante de Jesus. Vocês podem se ajoelhar como Jairo fez? Jairo queria que Jesus o ajudasse. Vocês pedem ao papai e à mamãe que os ajudem? Como a mamãe ajuda vocês? (A se vestir, ir ao banheiro, comer, etc.) Jesus nos deu mamãe e papai. Vamos todos juntos cantar e bater palmas.
Cantar “Jesus me Deu Papai e Mamãe” (ver p. 58, CD faixa 64).

D. Uma Menina Doente
Jairo tinha uma filhinha. Ela estava muito doente. O que vocês fazem quando estão doentes? Sentam no colo da mamãe ou do papai? Às vezes, a mamãe lhes dá remédio. Outras vezes o papai leva vocês ao médico. E o que o médico faz? O médico olha sua boca, seus ouvidos e escuta o coração (demonstrar). Sabem, os médicos não conseguiram fazer a filhinha de Jairo melhorar. Mas Jairo sabia que Jesus podia ajudar sua filhinha. Isso porque Jesus cuidava das criancinhas naquele tempo assim como cuida de vocês hoje. Cantar “Jesus me Vê” (ver p. 59, CD faixa 65).
A Bíblia nos ensina sobre o cuidado de Deus pelas pessoas. Jesus Se preocupa quando as pessoas estão tristes, doentes ou com medo. Jesus as ama. Nosso Verso Para Decorar diz uma das maneiras pelas quais podemos cuidar de outras pessoas: “Oro para que você tenha boa saúde.” Orar é uma das maneiras de cuidarmos uns dos outros. Vamos cantar o hino do nosso Verso Para Decorar “Orando Pela Saúde” (ver p. 58, CD faixa 81). Depois do cântico, as crianças podem repetir o verso com os gestos.

E. Jesus Vai Ajudar
Jairo pediu que Jesus fosse à casa dele. Jairo queria que Jesus ajudasse sua filhinha. O que vocês dizem quando querem alguma coisa? ... Por favor! Sim, Jairo se ajoelhou diante de Jesus e disse: “Por favor, Jesus, venha à minha casa! Por favor, ajude minha filhinha. Jesus Se preocupava com Jairo e sua filhinha. Jesus disse a Jairo que iria com ele.
Muitas pessoas estavam em volta deles. Todas queriam ver Jesus. Jesus e Jairo saíram espremidos do meio da multidão que se apertava. Havia muitas pessoas ali. Eles não conseguiam andar rápido.

F. Jesus Ressuscita a Menina
No caminho para a casa de Jairo, Jesus parou para ajudar uma mulher. Enquanto Jesus estava falando com a mulher, um servo de Jairo veio procurá-lo. O servo avisou Jairo que sua filhinha havia morrido e que ele não precisava mais incomodar Jesus. Jairo ficou muito triste, mas Jesus lhe disse que não ficasse triste. Jesus podia fazer as coisas melhorarem.
Assim, Jesus e Jairo foram até a casa de Jairo. Muitas pessoas estavam ali. Jesus e Jairo entraram na casa. A filhinha de Jairo estava deitada na cama. Vamos nos deitar como aquela menina? Colocar toalhas no chão como se fossem “camas”.
Jesus segurou a mão da menina e disse: “Menina, levanta!” E ela se levantou! Se alguém segurar sua mão, vocês podem se levantar? Vocês podem se levantar de um salto como a filha de Jairo? Jesus pediu que os pais dela lhe dessem alguma comida. Jairo e sua esposa ficaram muito contentes! Todos ficaram contentes! Jairo agradeceu a Jesus! Assim como Jairo, vamos também louvar a Jesus? Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 59, CD faixa 60.)
A Bíblia nos ensina sobre o cuidado de Deus pelas pessoas. Jesus fica triste quando as pessoas choram, ficam doentes ou com medo. Jesus nos ama e cuida de nós onde estivermos. Nosso Verso Para Decorar diz sobre uma das maneiras pelas quais podemos também cuidar de outras pessoas: “Oro para que você tenha boa saúde.” Orar é uma das maneiras de cuidarmos uns dos
outros. Digam o verso comigo enquanto fazemos os gestos.
“Oro (mãos juntas em posição de oração) para que você (apontar para outra pessoa) tenha boa saúde.” (mostrar os músculos do braço como quem tem força) 3 João 2. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

G. Celebrando
A menininha estava viva e com saúde! Ela estava muito alegre! A mãe e o pai dela também estavam muito alegres. Todos estavam alegres e contentes. Eles devem ter feito uma festa para celebrar. Vamos celebrar também? Dar tiras de papel crepom ou de tecido para as crianças agitarem ou dar-lhes instrumentos musicais (de brinquedo) para tocarem. Cantar “Sempre Sou Feliz” (ver p. 59, CD faixa 38).
A Bíblia nos ensina sobre o cuidado de Deus pelas pessoas. Jesus Se preocupa quando as pessoas estão tristes, doentes ou com medo. Jesus as ama. Nosso Verso Para Decorar diz uma das maneiras pelas quais podemos cuidar de outras pessoas: “Oro para que você tenha boa saúde.” Orar é uma das maneiras de cuidarmos uns dos outros. Cantar com gestos o hino do Verso Para Decorar “Orando Pela Saúde” (ver p. 58, CD faixa 81). “Oro (mãos juntas em posição de oração) para que você (apontar para outra pessoa) tenha boa saúde.” (mostrar os músculos do braço como quem tem força) 3 João 2. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

H. Consolando os Tristes
Jesus cuidava dos outros. Nós também podemos cuidar de outras pessoas. Jairo ficou muito triste porque sua filhinha estava doente. Como fica o rosto de vocês quando estão tristes? Podem me mostrar um rosto triste? Quando as pessoas estão tristes nós podemos ajudá-las a se sentirem melhor. A música às vezes ajuda. Vocês gostam de cantar? Podemos cantar um hino alegre para elas. Podemos segurar sua mão. Podemos também abraçá-las. Jesus cuidava das outras pessoas. Nós também podemos cuidar dos outros de muitas maneiras.
Quando as pessoas estão tristes, nós podemos cantar um hino para ajudar a alegrá-las e assim se sentirão melhor. Vamos fazer de conta que nossos “bebês” estão tristes e chorando.
Distribuir bonecas e balançá-las lentamente de um lado para outro. Vocês podem balançar devagarinho seu bebê enquanto dizem para ele:“Não chore, nenê, não chore não; Jesus ama você...” (repetir).
A Bíblia nos ensina sobre o cuidado de Deus para com as pessoas. Jesus criou as pessoas para serem felizes e Se entristece quando as pessoas estão tristes, doentes ou com medo. Jesus as ama. Nosso Verso Para Decorar diz sobre uma das maneiras pelas quais podemos cuidar de outras pessoas: “Oro para que você tenha boa saúde.” Orar é uma das maneiras de cuidarmos uns dos outros. Digam o verso comigo enquanto fazemos os gestos.
“Oro (mãos juntas em posição de oração) para que você (apontar para outra pessoa) tenha boa saúde.” (mostrar os músculos do braço como quem tem força) 3 João 2. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

I. Cuidando dos Doentes
Nós podemos cuidar de outras pessoas como Jesus fez, ao irmos visitar quem está doente. Podemos levar flores para alegrá-las e deixá-las saber que nos preocupamos com elas. Podemos orar por elas e pedir que Jesus as ajude a se sentirem melhor. Vamos fazer uma caminhada e colher algumas flores para levá-las a um amigo doente.
Permitir que as crianças “colham” algumas flores (nos vasinhos) e então a acompanhem em uma caminhada ao redor da sala e de volta aos seus lugares. Elas poderão dar as flores para um auxiliar adulto. Cantar “Imitando Jesus” (ver p. 60, CD faixa 66).
Agora que levamos flores aos nossos amigos, podemos também orar com eles.
Vamos nos ajoelhar e fazer uma oração pelo nosso amigo doente. Ajoelhados, fazer uma oração curta mais ou menos assim: Querido Jesus, por favor, cuida do meu amigo doente.
Ajuda-o a se sentir melhor. Nós sabemos que Tu amas os doentes. Amém. Uma alternativa seria usar uma gravura de uma criança machucada ou chorando. Dizer juntos o recitativo animado “Dodóis” que aparece abaixo, apontando para cada parte do corpo ao mencioná-la. Repetir várias vezes.
Eu tenho dois dodóis! Olhem aqui!
Tenho um no meu dedo (braço, perna, etc.)
E outro no meu joelho.
Mas meu(minha) amigo(a) [nome] me ajudou hoje
Colocando um curativo em cada dodói
E assim os dodóis já sararam.
A Bíblia nos ensina sobre o cuidado de Deus pelas pessoas. Jesus Se entristece quando as pessoas estão tristes, doentes ou com medo. Jesus as ama. Nosso Verso Para Decorar diz uma das maneiras pelas quais podemos cuidar de outras pessoas: “Oro para que você tenha boa saúde.” Orar é uma das maneiras de cuidarmos uns dos outros. Digam o verso comigo enquanto fazemos os gestos.
“Oro (mãos juntas em posição de oração)
para que você (apontar para outra pessoa)
tenha boa saúde.” (mostrar os músculos do braço como quem tem força)
3 João 2. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

J. Demonstrando Cuidado ao Partilhar
Quando estamos tristes ou doentes é bom abraçar uma cobertinha ou nosso animalzinho de pelúcia preferido. Quando o papai ou a mamãe não estão bem, vocês também podem ajudar para que se sintam melhor. Distribuir dois itens para cada criança partilhar. Vocês podem partilhar agora com seus amiguinhos. Cantar “Uma Vez Cada Um” (ver p. 60, CD faixas 43 e 44).
Quando Jesus esteve aqui, Ele Se interessou e cuidou dos outros. Nós podemos ajudar Jesus cuidando também dos outros.

image

image

image

image

image

image

image

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta historia fala que Jesus ajuda as pessoas doentes, como ele ressusito a menina e o quaonto ele e bom e maravilhoso para as pessoas que creem nele.

gleissy

cidasilvano disse...

A historia fala do quanto Jesus é bom e maravilhoso para os que creem no seu poder. Assim como ele curou aquela menina ele pode curar qualquer um outro, pois o amor de Jesus é igual para todos.
Gleissy