Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Viagem a Jerusalém

Lição 3 Juvenis 16 de outubro de 2010

Verso Para Memorizar
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” 1 Pedro 4:10.

Resumo da Lição
Várias pessoas usavam seus dons e habilidades para servir a Deus e ajudar o evangelho a avançar: Filipe, o evangelista; as quatro filhas de Filipe, que profetizavam; Ágabo, um profeta da Judeia; Mnasom, que era cristão há muito tempo, todos esses usavam suas diferentes habilidades em várias formas de serviço ao próximo. Embora alguns trouxessem mensagens não muito agradáveis para Paulo, todos faziam exatamente o que Deus lhes ordenava.
Esta lição fala sobre serviço. Deus nos dá diferentes dons espirituais e talentos; Ele usa a soma de todos esses talentos para alcançar pessoas ainda não convertidas. Nem sempre é fácil servir e usar nossos talentos para Deus. Mas, se estivermos dispostos a servir, Ele nos dará a coragem e a força de que precisamos.

Eestudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Com antecedência, colocar as caixas ou sacolas, umas dentro das outras (da menor à maior). Mostrar aos alunos e perguntar: Que utilidade vocês acham que poderia ter esta caixa? Para que ela serve? Incentivar respostas. Abrir a caixa e retirar a próxima caixa. E esta? Continuar abrindo as caixas até chegar à menor de todas. E esta? É tão pequena, para que poderia servir? Incentivar respostas. Vamos abrir nossas Bíblias e ler juntos o Verso Para Memorizar desta semana que se encontra em 1 Pedro 4:10.
Ler. Da mesma forma que cada caixa pode ser útil, mesmo a menor delas, assim também são os nossos dons espirituais. Como diz a mensagem de hoje:
FAZEMOS A OBRA DE DEUS QUANDO USAMOS NOSSOS DONS
PARA SERVIR AO PRÓXIMO.

Vivenciando a História
Hoje vamos ler Atos 21:1-16. Nesses versos, vocês poderão notar que Deus deu aos cristãos dons especiais, para que pudessem servi-Lo e à Sua igreja. Pedir a vários alunos que leiam Atos 21:1-16 (cada um lê um verso). Dividir o quadro em três colunas.
Escrever um título em cada coluna: Pessoa, Obra, Dom Espiritual. Escolher alguém para escrever no quadro à medida que os alunos responderem as perguntas a seguir:
Quem eram as várias pessoas desse texto que ajudaram a igreja primitiva, ou, mais especificamente, Paulo e seus companheiros?
O que essas pessoas fizeram?
Que dons espirituais essas pessoas demonstraram ter?
Respostas: Os discípulos em Tiro ficaram com eles vários dias, previram que haveria problemas em Jerusalém – hospitalidade e profecia; Ágabo previu a prisão de Paulo em Jerusalém – profecia; Menasom, Paulo e seus companheiros ficaram em sua casa – hospitalidade; Filipe ficou em sua casa – hospitalidade; as filhas de Filipe sem dúvida ofereceram hospitalidade bem como pregaram e profetizaram nos tempos da igreja primitiva.
Deixar espaço para outras respostas no quadro. Se houver tempo continuar preenchendo as colunas na seção Explorando o Texto Bíblico.

Partilhando a Lição
Minha Bandeira: Serviço
Distribuir o material e dar tempo para os alunos fazerem uma bandeira. Pedir que façam na bandeira um acróstico com cada letra do seu nome, criando frases que descrevam maneiras de usarem seus dons e talentos para servir ao próximo.
P - Programar uma visita a uma família carente;

A - Ajudar sempre que eu perceber uma necessidade;
U - Usar o dom da música para ajudar nas programações da igreja;
L - Levar as pessoas a conhecer mais a Bíblia;
O - Orar por aqueles que não conhecem a Cristo.
Quando os alunos terminarem pedir que mostrem à classe o que escreveram em suas bandeiras.

Analisando
Dar tempo para respostas. O que você aprendeu sobre você mesmo ao fazer sua “bandeira”?
Das ideias escritas em sua bandeira, quais pretende colocar em prática na próxima semana?
(Incentivar as ideias dos alunos e um compromisso de fazer pelo menos uma das coisas relacionadas na bandeira. Enfoque particularmente o serviço àqueles que não fazem parte da igreja.)
Lembrar os juvenis que eles são elos na corrente da graça de Deus, que serve e salva a humanidade.
(Mencionar as ideias que aparecem na seção Enriquecimento Para o Professor.) Pedir que repitam a mensagem de hoje.
FAZEMOS A OBRA DE DEUS QUANDO USAMOS NOSSOS DONS
PARA SERVIR AO PRÓXIMO.

Encerramento
Pedir que Deus ajude cada aluno a se sentir uma parte especial de Seu plano para servir e salvar as pessoas ao seu redor, e ajudá-los a encontrar formas de usar seus dons para alcançar o próximo durante esta semana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Malu .. Gostei muito do seu blog .. Eu começarei como profe dos juvenis no próximo sábado e estou ansiosa para ter novas ideias para usar com nossas crianças.Um abraço e que Deus te abençõe cada vez mais!

Anônimo disse...

Oi Malu .. Gostei muito do seu blog .. Eu começarei como profe dos juvenis no próximo sábado e estou ansiosa para ter novas ideias para usar com nossas crianças.Um abraço e que Deus te abençõe cada vez mais!