Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Salve-se Quem Puder!

Lição 9 dos Adolescentes 27 de novembro de 2010

Texto Bíblico: Apocalipse 18:1-14.
Comentário: O Grande Conflito, capítulo 38.
Verso Bíblico: Apocalipse 18:4, 5.

I. SINOPSE
Desde a ordem de Deus a Adão e Eva, que os proibiu de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17),
até a advertência proclamada em alta voz pelo anjo de Apocalipse 18, muita coisa aconteceu.
Os conselhos de Deus foram ignorados por alguns, enquanto outros assumiram o dever de obedecer-lhes. A despeito do registro passado da obediência ou desdém da humanidade às ordens divinas, Apocalipse 18 revela o fim da paciência de Deus para com o pecado.
O anjo que João viu em visão ilumina a Terra inteira com seu esplendor. A mensagem trazida por ele é semelhante à mensagem
do segundo anjo de Apocalipse 14:6-13, que declara que o sistema mundial de confusão – Babilônia – caiu e despedaçou-se sem possibilidade de conserto. O anjo de Apocalipse 18 vai ainda além. Babilônia não apenas caiu, mas tornou-se “habitação de demônios e antro de todo espírito imundo, antro de toda ave impura e detestável” (verso 2) e os seres humanos estão presos nela.
Os alunos precisam saber que a progressão de Apocalipse 14 a 18 descreve o estado terrível do mundo ao nos aproximarmos da volta de Cristo. Ao contrário das previsões humanas, o anjo de Apocalipse 18 declara que o mundo não se tornará melhor. A ver-
dade, revelada por Jesus, será completamente rejeitada. A mente e o coração humano serão endurecidos pelo pecado, e aqueles que decidirem defender a verdade estarão sujeitos a terríveis privações – e até mesmo à morte – especialmente ao defenderem a verdade sobre a santidade do sábado de Deus.
À medida que o mundo se aproximar cada vez mais de seu final, o Santo Espírito de Deus concederá poder especial para a proclamação da advertência final ao mundo, representada pelo anjo de Apocalipse 18. Os alunos precisam saber que Deus aguarda sua decisão. Hoje é o tempo de atender à advertência divina de sair do sistema mundial de confusão, renunciar ao pecado e preparar-se  para encontrar Jesus em paz.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos.
Explique em suas próprias palavras.
1. O Contexto. A compreensão de Apocalipse 18 torna-se mais fácil ao lermos Apocalipse 17. No capítulo 17, Babilônia é descrita
como uma mulher vestida de azul e vermelho, segurando um cálice de ouro e montada numa besta. Apocalipse 18 acrescenta detalhes a essa descrição e transporta a narrativa para o período em que ela é julgada pelos prejuízos que causou ao mundo.
2. Possessão Demoníaca. Muitos têm a tendência, em especial os jovens, de acreditar que a possessão demoníaca demonstra-se pelo espumar da boca, gritos agudos e outros fenômenos dessa espécie. Babilônia contraria essa ideia. O anjo descreve Babilônia como uma mulher sensual que atrai a humanidade com seus encantos e luxo excessivo. Isso não se parece nenhum pouco com a imagem de possessão demoníaca disseminada entre as pessoas.
Apocalipse 18:2, porém, descreve Babilônia como habitação de demônios, local em que “espíritos imundos” chamam de lar.
A imagem é de perversão e apostasia total, mas aqueles que estão envolvidos com ela não parecem perceber nada disso. Estão simplesmente desfrutando os prazeres de Babilônia.
Apocalipse 18 é um capítulo muito importante, pois nele encontramos a descrição da verdadeira identidade do sistema mundial de corrupção e maldade. Deus deseja salvar o Seu povo da destruição de Babilônia.
3. Paralelo Histórico. Leia Isaías 48:20; Jeremias 50:8; 51:6, 45. The Seventh-day Adventist Bible Commentary [O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia] afirma que: “Assim como o povo de Deus no passado saiu da Babilônia literal a fim de retornarem para Jerusalém, o Seu povo hoje é chamado para sair da Babilônia mística a fim de serem achados dignos de entrar na Nova Jerusalém.
Aparentemente, todos os que forem Seus verdadeiros seguidores ouvirão a Sua voz e atenderão ao Seu chamado” (v. 7, p. 861).
4. Instrumentos Humildes. “Ao chegar o tempo para que ela seja dada com o máximo poder, o Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram
ao Seu serviço. Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá. Os pecados de Babilônia serão revelados. Os terríveis resultados da imposição das observâncias da igreja pela autoridade civil, as incursões do espiritismo, os furtivos mas rápidos progressos do poder papal – tudo será desmascarado.” – Ellen White, O Grande Conflito, p. 606.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Adivinhem Quem Virá à Escola Sabatina Hoje?
Para a lição desta semana, se possível, peça para alguém de sua igreja representar a mulher descrita em Apocalipse 17 e 18. A voluntária deverá vestir-se de azul e vermelho, adornar-se com joias, maquiagem e portar-se como alguém que quer chamar a atenção.
Instrua a “convidada de honra” a entrar na classe sem revelar a identidade de seu personagem.
Os alunos deverão adivinhar quem está representando baseados na forma como está vestida. Ao final, instrua a convidada a segurar um cartaz revelando a sua identidade – BABILÔNIA.
Essa atividade tem como objetivo levar a classe a refletir e explorar o assunto em questão.

Um comentário:

Isabelle Cristina disse...

Ola.. essa lição ja é do 1 trimestra de 2011 ??
desde ja agradeço !!!
Isabeelle