Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 6 de novembro de 2010

Vasos de Barro

Lição 7 Primários 13 de novembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Senhor, [...] nós somos o barro; Tu és o oleiro. Todos nós somos
obra das Tuas mãos.” Isaías 64:8, NVI.

Resumo da Lição
Deus pediu a Jeremias que visitasse um oleiro que estava trabalhando em sua roda. O oleiro estava fazendo um vaso de barro. O vaso apresentou um defeito e o oleiro fez tudo de novo. Deus disse a Jeremias que Israel estava em Suas mãos e que Ele tinha poder para formar de novo a nação conforme Sua vontade.
Esta lição fala sobre graça. Embora estejamos manchados pelo pecado, Deus tem prometido modelar-nos, fazer-nos à Sua imagem, transformar nossa vida conforme a Sua vontade, se formos maleáveis em Suas mãos. Ele começa antes de nosso nascimento e continua a modelar-nos através de nossa vida, fazendo de nós vasos de muito valor.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Com antecedência, preparar a massa de biscuit. Dar uma porção de massa para cada criança. Enquanto a história é contada, permitir que as crianças façam alguma coisa com seu “barro”. Elas podem fazer um vaso, uma caneca, um prato, etc.
O hábil artista separou com sua faca uma porção de barro de um grande pedaço.
Ele ajeitou o barro com as mãos, colocou-o sob a roda de oleiro e se assentou. [Se possível, demonstrar com a roda de oleiro. Se isto não for possível, demonstrar através de gestos.] Então, seus pés começaram a movimentar o pedal para cima e para baixo, e a roda começou a girar. Sob as mãos do oleiro, o barro parecia criar vida própria. Depois de liso, tinha agora uma cavidade no centro e os lados suaves e claros. O oleiro mergulhou as mãos rapidamente em uma bacia de água e retornou a seu trabalho. Quase amorosamente, suas mãos pressionavam o barro e ele reagia instantaneamente. Os lados arredondados começaram a afunilar-se para formar um longo pescoço. Depois a boca do vaso foi formada. Então a roda do oleiro foi diminuindo a velocidade até parar.
O oleiro trançou alguns pedaços lisos de barro. Ele rapidamente fixou a trança em um dos lados do vaso para formar uma alça. Novamente ele pegou sua faca e desta vez ele empurrou para fora da roda seu invento, colocando-o cuidadosamente sobre uma prateleira para secar. O que fora apenas uma bolota de barro havia se transformado em um lindo vaso de barro com uma alça.
Mas o oleiro continuou trabalhando. Sua porção de barro fresco não podia esperar.
Ele separou outra porção de barro. Como fizera antes, ajeitou o barro com as mãos e o colocou sobre a roda de oleiro. Girando, girando, modelando para cima e para baixo o barro ia sendo moldado. Enquanto o formato de um pote de água aparecia entre suas mãos, sua atenção foi desviada para um homem que o observava. O oleiro levantou o olhar e sorriu. Mas naquele instante os lados do pote se dobraram para dentro e a roda que girava parou.
– Sinto muito – disse o homem, levando a mão à boca.
– Não se preocupe – disse o oleiro, abanando a cabeça. – Eu o consertarei em um instante.
O homem que observava se apresentou:
– Meu nome é Jeremias. Fui enviado por Deus para observar seu trabalho.
O oleiro demonstrou-se interessado.
– A beleza do barro – disse ele – é que se ficar fraco demais em um ponto, ou se cometo um erro ao trabalhar, apenas reforço a parte fraca ou começo tudo de novo. Algumas vezes isso o torna o que estou fazendo mais forte do que antes. Eu sempre tento fazer com que o barro se transforme naquilo que pareça melhor.
– Então os erros podem ser consertados – comentou Jeremias.
– Com certeza. Posso modelar e remodelar o barro até que ele seja aquilo que deve ser. Quando fico contente com o produto final, outras pessoas também o acharão belo e útil.
– Seu trabalho é muito bonito – disse Jeremias, acenando com a cabeça. Ele ficou ali, observando o oleiro por mais alguns minutos. Então mais uma vez admirou os objetos ali expostos.
Havia pequenas lâmpadas de óleo para quartos; vasilhas de todos os tamanhos para creme, leite ou água; grandes potes para guardar azeitonas ou cereal, ou para conservar a água fresquinha.
Tudo era feito do mesmo material, pelo mesmo criador. Mas todos eram um pouquinho diferentes.
Cada um deles tinha um propósito especial. Esta era a lição que Deus desejava que Jeremias aprendesse. Foi por isso que Ele enviara Jeremias para observar o oleiro trabalhar. Agora Jeremias podia explicar como Deus modela a vida de cada pessoa. Como Ele toma os erros que acontecem e os transformam em algo belo.
Nas mãos de Deus, cada vida pode estar a serviço de outras pessoas.

Nenhum comentário: