Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Feiticeira e o Rei

Lição 11 Juvenis 12 de março de 2011

➥Verso Para Memorizar
“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem [...] nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.” Eclesiastes 9: 5, 6.

Resumo da Lição
Saul não se humilhou diante de Deus e foi consultar a feiticeira, ou pitonisa, de En-Dor. A feiticeira apresentou-lhe um espírito que disse ser Samuel. Mas Samuel já havia morrido.
A Bíblia diz que os mortos estão dormindo, inconscientes, e nada sabem.
Esta lição fala sobre adoração. Desde o Jardim do Éden, Satanás tem estado continuamente mentindo sobre o que acontece com o ser humano após a morte. Nós adoramos a Deus quando O seguimos e nos afastamos das mentiras e enganos de Satanás.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Vocês são como esta água aqui (colocar água no copo). Vocês são puros e limpos.
Mas Satanás (colocar pimenta sobre a superfície da água) quer enchê-los com seus planos malignos e fazer com que vocês tenham vontade de pecar. Durante sua vida (mergulhar um dedo na água do copo) muitas coisas surgem para tentá-los. (Alguma
pimenta deve ficar grudada no seu dedo.) Vocês precisam de proteção (jogar detergente sobre o dedo.) Adorar a Deus e colocá-Lo em primeiro lugar é como este detergente - ele age como um protetor. Vejam o que acontece quando você faz as atividades do seu dia a dia com esta capa protetora. (Mergulhar o dedo coberto de detergente na água com pimenta, e a pimenta se afastará do detergente. Experimentar primeiro em casa.)

Vivenciando a História
Pedir aos alunos que abram as Bíblias em 1 Samuel 28; ler juntos os versos 3 a 25.
Parar nos seguintes lugares para debater sobre o que está acontecendo na história.
1. Pedir a alguém que leia os versos 3 a 6. O que está acontecendo aqui? Que tipo de situação Saul está enfrentando? (Samuel está morto e Saul não tem ninguém que se comunique com Deus por ele. Saul tentou livrar Israel dos profetas e mensageiros de Satanás que fazem parte das religiões dos povos que vivem ao redor de Israel. Os filisteus vão lutar contra Israel novamente; o rei está com medo e tentando conseguir uma rápida resposta de Deus, sem restabelecer um relacionamento pessoal de humildade e arrependimento com Ele. (Ver The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 2, p. 585, 586.)
2. Pedir a alguém que leia os versos 7 a 10. O que vocês acham da decisão de Saul de procurar uma feiticeira? (Lembrar à classe que Saul tivera dificuldade para obedecer a Deus no passado, e anteriormente já fora atormentado por maus espíritos. Em vez de voltar-se humildemente a Deus e esperar nEle, Saul quer respostas imediatas, vindas de qualquer fonte. Será que somos assim?)
3. Pedir a alguém que leia os versos 11 a 14. Será que era mesmo Samuel? “Não foi o santo profeta de Deus que veio com o poder dos encantamentos de uma pitonisa. Samuel não estava presente naquele antro de espíritos maus. A aparência sobrenatural apenas foi produzida pelo oder de Satanás. Ele poderia tão facilmente tomar a forma de Samuel como pôde tomar a de m anjo de luz quando tentou a Cristo no deserto” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 679).
4. Pedir a alguém que leia os versos 15 a 19. Notem o verso 16. Deus em algum momento é osso inimigo? (Deus odeia o pecado, mas ama o ser humano e enviou Seu filho para morrer por ós. Satanás quer que pensemos que Deus não nos ama.)
5. Pedir a alguém que leia os versos 20 a 25. O que acontece com Saul? (Ele sabe que cortou ompletamente seu relacionamento com Deus. E se ainda não tivesse cortado, agora certamente le fora longe demais. Ele não tem dúvida de que está diante da morte.) O que acontece com feiticeira?
(Ela trabalha ilegalmente, e não quer que o rei de Israel seja encontrado morto com ela.
O medo está motivando a todos.)

Nenhum comentário: