Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fracassos de Família

Lição 13 dos adolescentes 26 de março de 2011

I. SINOPSE
A família de Jacó continuou sendo uma fonte de grande sofrimento nesse período de sua vida. Primeiro, houve escândalo envolvendo sua filha Diná. Depois que Hamor, o heveu, desonrou a moça, Simeão e Levi, irmãos de Diná, atacaram a cidade de Hamor e massacraram todos os homens.
Em seguida, a família de Jacó passou por grande sofrimento pessoal. Depois de retornar a Betel, Débora, a ama da mãe de Jacó, morreu. Essa perda foi seguida da trágica morte de Raquel, que ocorreu ao dar à luz Benjamim. Depois, o pai de Jacó, Isaque,
morreu. Para tornar as coisas ainda piores, durante esse período, Rúben, o filho mais velho de Jacó, dormiu com Bila, a concubina de seu pai, que era mãe de dois meio-irmãos de Rúben: Dã e Naftali.
As desgraças da família de Jacó apenas se intensifi caram quando ele demonstrou evidente favoritismo por seu filho José, provocando intenso ciúme entre os irmãos. E o sonho de que um dia os irmãos de José se curvariam perante ele apenas estimulou uma inveja infernal. Essa rivalidade cresceu até que os irmãos de José o traíram, vendendo-o para certos mercadores. Depois, os fi lhos de Jacó enganaram o pai, trazendo o casaco de José coberto de sangue, insinuando que José tinha sido morto.
Há uma grande ironia nesse ato, pois agora Jacó foi enganado de forma semelhante à que havia usado para tapear seu pai. Sem dúvida, há muita coisa nesta história que deixaria perplexos até mesmo terapeutas familiares profissionais. uma inveja infernal. Essa rivalidade cresceu até que os irmãos de José o traíram, vendendo-o para certos mercadores. Depois, os filhos de Jacó enganaram o pai, trazendo o casaco de José coberto de sangue, insinuando que José tinha sido morto.
Há uma grande ironia nesse ato, pois agora Jacó foi enganado de forma semelhante à que havia usado para tapear seu pai. Sem dúvida, há muita coisa nesta história que deixaria perplexos até mesmo terapeutas familiares profissionais.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
A Bíblia dá esta promessa aos jovens: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: ‘Respeite o seu pai e a sua mãe’. E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: ‘Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.’” Efésios 6:1-3. Na lição desta semana, observamos uma família que deixou de seguir esse conselho. Nosso estudo retrata uma família tão desestruturada que mereceria seu próprio programa de TV (semelhante a Casos de Família!). Isso nos leva de volta a uma época em que a maioria dos casamentos era arranjado; porém, muitos dos fatores que desestruturaram a família de Jacó prevalecem da mesma forma ainda hoje.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
Há muitos detalhes que valem a pena ser profundamente explorados (com a ajuda de um bom comentário) nesta lição. Aqui estão algumas descobertas culturais que esclarecem as principais histórias de Gênesis 34-37:
Dina e a Pressão de Grupo – Em sua abordagem da história do estupro de Dina, Josefo, historiador judeu do primeiro século, menciona o antigo costume que as moças de Siquém tinham de participar em festividades licenciosas. Dina, que, segundo os estudiosos, devia ter uns 15 anos de idade na época do incidente, provavelmente tinha o hábito de andar com as mulheres siquemitas. O Comentário Bíblico Adventista (SDA Bible Commentary), vol. 1, nos faz esta revelação: “Dina tinha curiosidade de conhecer os hábitos e costumes do povo circunvizinho. Isso a levou a uma intimidade imprudente com eles, que terminou em sua desgraça. Ela se colocou em perigo quando procurou se ver livre do controle e da supervisão paterna, menosprezando a admoestação quanto a permanecer longe dos idólatras e de seus maus hábitos.”
– Páginas 412 e 413. Nos tempos antigos, assim como hoje, a pressão de grupo é uma importante questão para os adolescentes.
“As más companhias corrompem os bons costumes.” 1 Coríntios 15:33.
Jacó Como Pai – Há vários indícios no texto de que Jacó era passivo demais em seu papel de pai e líder espiritual de sua família.
Por exemplo, quando Jacó soube que Rúben tinha cometido incesto com Bila, mãe de dois dos meio-irmãos de Rúben, Jacó não confrontou o pecado. Note que, em Gênesis 35:22 e 23, quando o escritor revela esse sórdido caso amoroso, ele de repente suspende a história e continua com a lista dos nomes dos doze filhos de Jacó. Um outro exemplo da passividade de Jacó está registrado em Gênesis 34, quando ele deixa de tomar uma atitude após sua filha ser estuprada. Conhecendo esse defeito de caráter de Jacó, fica mais fácil explicar a farsa, a raiva e o ciúme descontrolado que envenenaram os filhos de Jacó – todos esses atributos foram moldados pelo pai.
O Casaco Colorido de José – O estudioso do Antigo Testamento H. C. Leupold ressalta que o casaco colorido de José era com mangas e ia até o tornozelo. Essa conclusão se baseia na palavra hebraica passeem, usada para descrever o casaco de José, que significa “tornozelo” ou “punho”. Considerando as implicações da afirmação de Leupold, constatamos que era uma vestimenta da nobreza. Não era uma roupa que costumava ser usada pela classe trabalhadora.
As vestes dos trabalhadores naqueles dias consistiam de uma túnica curta e sem mangas.
Esse traje permitia ao trabalhador movimentar livremente seus braços e pernas.
Vestindo José com uma “túnica ricamente ornamentada”, Jacó estava dizendo: “Você pode usar essa linda vestimenta porque você não precisa trabalhar como seus irmãos.”

Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
Embora as famílias tenham mudado através dos anos, em muitos sentidos elas continuam iguais. A família de Jacó viveu mais de 4.000 anos atrás. Apesar de a cultura ter mudado, algumas das falhas morais e dos desafios de relacionamento predominantes na família de Jacó ainda são comuns hoje. A partir da experiência de Jacó, é importante lembrar estes princípios:
• As consequências do pecado podem afligir uma família por várias gerações.
• O pecado deve ser confrontado na família. Ignorar problemas apenas os torna maiores.
• A pressão de grupo e as amizades externas à família têm grande potencial para o bem ou para o mal.
• Se deixadas sem ser reprimidas, as rivalidades, a inveja e a raiva podem destruir uma família.
• Você foi criado para viver em comunidade. Essa é uma condição inegociável para se prosperar como ser humano.
• Deus pode trazer graça e cura, mesmo para as famílias mais terríveis e desestruturadas.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
A “investigação em grupo” é uma boa técnica que pode ser usada na classe de Escola Sabatina. Esse método provém do modelo social de aprendizado e se baseia nas teorias educacionais de John Dewey, que incentiva o questionamento cooperativo e o aprendizado em grupo. Para usar esse método, faça com que os alunos formem pequenos grupos e trabalhem no sentido de atingir
uma meta em comum. Para esta lição, a meta poderia ser elaborar um calendário que facilite ter mais tempo em família. Uma outra meta poderia ser planejar e apresentar um seminário para o restante do grupo ou para a igreja sobre como melhorar a comunicação em família. As possibilidades são infinitas. O objetivo é facilitar o aprendizado dos alunos em comunidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esse blog Tia Malu. Sou da IASD de Serra - Espirito Santo e agradeço pelo trabalho e dedicação com os adolescentes! seu blog foi muito útil já que o site advir não está postando mais as lições dos adolescentes, só os comentários, bom pelo menos eu não achei. Parabéns!! continue nessa obra do Senhor!

Rayane de Souza