Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 17 de março de 2011

Lutando com Deus

Lição 12 dos Adolescentes 19 de março de 2011

I. SINOPSE
A história da salvação está profundamente inserida na vida de Jacó. Arrasado pela culpa e fugindo para salvar sua vida, Jacó encontrou Deus a caminho de Harã. Ele sonhou com uma escada que se estendia até o Céu. “A escada representa Jesus”, Ellen White nos diz. “Cristo liga o homem em sua fraqueza e desamparo,
à fonte do poder infinito.” – Patriarcas e Profetas, pág. 184. A história de Jacó apresenta a graça e a aceitação incondicional de Deus.
Há vários outros temas que se evidenciam nesse período da vida de Jacó. A história realça, por exemplo, as terríveis consequências do pecado. Por mais de 20 anos, Jacó sofreu por medo e vergonha como resultado de seu engano. Todo dia, Jacó temia que um assassino pago por Esaú viesse bater à sua porta.
Isso serve para nos lembrar de que o pecado rouba a alegria e a liberdade diária que podemos experimentar em Cristo.
Um outro tema que poderia ser explorado nesta lição é a virtude da perseverança. Quando Jacó se vê em meio à trapaça de Labão, prossegue persistentemente e trabalha mais sete anos a fim de se casar com Raquel. Também encontramos o tema da reconciliação nesta história.
Com o tempo, Jacó se reconcilia com Deus e com seu irmão afastado. E, por fim, a ideia de que Deus usa nossa fraqueza para nos tornar fortes é um tema predominante na vida de Jacó.
É fácil encontrar os defeitos e falhas na vida de Jacó; todavia, ele passa por cima dos seus erros e desponta como um gigante espiritual.
Ao fi nal, Jacó prevalece por causa de sua fé resoluta. Deus transforma a fraqueza de Jacó em força.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
Da próxima vez que você for tentado a se punir por causa de suas falhas, lembre-se dessa história. Assim como Jacó, na Bíblia, você
é uma composição perfeita de pontos fortes e pontos fracos. Aceite ambos. Afinal, Deus pode trabalhar em você, mesmo quando você se sente inadequado ou, melhor ainda, principalmente quando você se sente inadequado.
É isso que podemos ver na história de Jacó.
O apóstolo Paulo uma vez escreveu o seguinte:
“Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim.” 2 Coríntios 12:10, NTLH.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
Há várias nuances nessa história que nos dão ricas lições espirituais. Eis algumas sugestões para um estudo adicional:
1. Os Altos e Baixos Espirituais de Jacó – A jornada espiritual de Jacó foi marcada com extremos altos e baixos. Parece que ele havia chegado ao fundo do poço quando clamou a Deus: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, [...] então o Senhor será o meu Deus.” Gênesis 28:20 e 21. Aqui está um homem cuja ambição desenfreada o compeliu a usar os meios mais desprezíveis imaginados para garantir a partilha substancial da herança, agora implorando humildemente pelas necessidades básicas da vida. A história de Jacó nos dá uma lição valiosa de humildade.
2. O Significado por Trás dos Nomes – No mundo antigo, dava-se grande importância aos nomes. Todos os filhos de Jacó receberam
nomes que revelavam os sentimentos da mãe no momento do nascimento. Todos os nomes refletem a tensão entre as duas irmãs. O nome “Rúben” significa “eis um filho”. Léia estava exaltando a compaixão de Deus, que notara sua aflição e lhe demonstrara misericórdia.
“Simeão” significava “resposta”. Ela confiou em Deus, e Ele respondeu. “Levi” significava “ligado”. O desejo de Léia era que, com esse filho, seu marido se sentisse finalmente ligado a ela. “Judá” era uma expressão de louvor a Jeová. Com esse filho, a alegria de Léia se completou. Um estudo adicional mostra que, semelhantemente, todos os filhos de Jacó tinham nomes significativos.
3. O Contraste Entre as Irmãs – Vale a pena notar que essa “esposa de segunda classe”, Léia, se tornou a mãe da semente através da qual todas as nações seriam abençoadas.
O Comentário Bíblico Adventista (SDA Bible Commentary), vol. 1, apresenta esse contraste entre as irmãs: “Léia deve ter sido uma
mulher consagrada, uma esposa dedicada e uma mãe fiel. De acordo com o registro sagrado, o nome de Jeová estava ligado ao
nascimento de seus primeiros quatro filhos.
Embora fosse de uma família idólatra, ela deve ter aceitado a religião de seu esposo e se tornado uma sincera crente em Jeová. Em contraste, a conversão de Raquel parece, a princípio, ter sido pouco mais do que uma mudança superficial. Embora aparentemente ela tivesse aceitado a religião do seu marido, seu coração continuava ligado aos velhos ídolos de sua família, ou talvez ela tenha levado os ídolos consigo numa tentativa de proteger a herança familiar (Gênesis 31:19).”
– Pág. 389. Raquel parece muito mais egocêntrica (veja Gênesis 30:1-3, 8, 15). Além do mais, com o tempo, parece que a atitude de Jacó para com Léia se abrandou (veja Gênesis 31:4 e 14; 49:31).
4. A Luta de Jacó Como um Prenúncio dos Últimos Dias – Ellen White entra em detalhes, fazendo a ligação entre a luta de Jacó com o cenário que será representado no fim dos tempos. Ajudaria se os alunos explorassem afirmações como estas: “A experiência de Jacó durante aquela noite de luta e angústia representa a prova pela qual o povo de Deus deverá passar precisamente antes da segunda vinda de Cristo.” – Patriarcas e Profetas, p. 201. “Tal será a experiência do povo de Deus em sua luta final com os poderes do mal. Deus lhes provará a fé, a perseverança, a confiança em Seu poder para os livrar.” – Patriarcas e Profetas, p. 202.

Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
A história de Jacó está marcada com os ásperos pedregulhos da vida real. Ele mente, trapaceia, manipula. Sua família é caracterizada como “desestruturada”. Precisaria de muita ajuda psicológica! Jacó faz uma enorme confusão.
Mas tudo isso preparou inevitavelmente o cenário para Deus apresentar Sua graça.
Apesar das falhas de Jacó, no fim das contas o caráter de Deus prevaleceu em sua vida. Não foi uma jornada fácil, mas entremeada com vários buracos ao longo do caminho.
Porém, ao final, Jacó manifestou o caráter de Cristo. Chegou a amar a mulher que, de forma enganosa, se tornou sua esposa;  reconciliou-se com seu irmão afastado; e se transformou em um seguidor de Deus totalmente dedicado.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Uma boa forma de ensinar é através do testemunho. Por exemplo, para ensinar esta lição, encontre alguém na igreja que tenha uma história motivadora sobre uma vitória em algum ponto fraco. Você pode falar tanto quanto quiser sobre o conceito de que Deus nos torna fortes a partir de nossos pontos fracos, mas os alunos só se lembrarão dessa ideia por muito tempo se fizerem uma ligação entre ela e um rosto ou uma história. Dê forma aos conceitos, utilizando o método do testemunho no ensino.

Nenhum comentário: