Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Amor Junto à Cruz

Lição 3 Juvenis 16 de abril de 2011

Verso Para Memorizar
“Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.” Romanos 12:13.

Resumo da Lição
Maria, mãe de Jesus, foi deixada sozinha em uma sociedade em que nenhuma provisão avia para viúvas sem filhos. Jesus honrou Sua mãe até o último momento de Sua vida. Da cruz Ele pediu que João amparasse Sua mãe, Maria. João aceitou o privilégio de amparar a mãe de Jesus como se fosse sua própria mãe.
Esta lição fala sobre comunidade. Tanto Jesus, como João, reconheceram a necessidade de aceitar responsabilidade pelos outros. Muitas vezes, nossos amigos cristãos enfrentam adversidades.
Ao aceitar responsabilidade pelos que pertencem à nossa comunidade recebemos bênçãos não esperadas.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Quantos de vocês têm irmãos ou irmãs menores que, em alguma ocasião, precisaram cuidar?
Ou quantos de vocês já cuidaram de crianças dos vizinhos? Que vocês acham de cuidar de outra pessoa? Como se sentiram? Que achariam de ter a responsabilidade permanente de cuidar de outra pessoa?
Quando Jesus estava na cruz, Ele viu Sua mãe. Ela era viúva, e sozinha. Jesus pediu que João cuidasse dela. João teve de tomar uma decisão imediata que afetaria sua família durante muitos anos. Ele não hesitou em cuidar de Maria como se fosse sua própria mãe.

Aplicação da Lição
Situações da Vida Real
Ler as situações a seguir para os alunos. Ao fim de cada uma, perguntar como reagiriam diante dessa situação.

1. Um novo aluno vem para sua classe na escola. Essa pessoa veio de outro país, tem aparência diferente e se veste de modo diferente. Todos os colegas a evitam. Você percebe que a pessoa parece perdida e não sabe aonde ir ou o que fazer. Você sabe que se ajudá-la ou for visto conversando com ela, os outros colegas de classe vão atormentar você.

2. A mãe do seu amigo é adventista, mas o pai não. O sábado é um dia difícil naquela casa, pois o pai quer assistir ao jogo na televisão e a mãe vai para o quarto em busca de um lugar calmo para ler. Seu amigo lhe confidencia que detesta ficar em casa no sábado à tarde.

3. Seus amigos da vizinhança estão curiosos para saber por que você não faz certas coisas na sexta-feira à noite ou no sábado. Eles ficam fazendo perguntas. Você procura explicar sobre o culto familiar no pôr do sol da sexta-feira, mas eles não entendem. Começam a rir e zombar de você dizendo que está fazendo ritos religiosos secretos.
Quando estamos dispostos a abrir nosso lar a pessoas da comunidade e incluí-las em nosso círculo familiar, podemos influenciá-las para o bem. Como recompensa nós também recebemos uma bênção.

Um comentário:

Cris Messias disse...

Ficou lindo o novo visual. Parabéns