Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bem-vindo à Família de Deus

Lição 3 dos Primários 16 de Abril de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita aquele que O teme e faz o que é justo.” Atos 10:34, 35.

Resumo da Lição
Cornélio e Pedro tiveram visões a respeito da mesma coisa. Cornélio, um centurião romano, respeitava e orava a Deus, e ajudava generosamente a todos que necessitassem.
Foi-lhe dito que enviasse servos a Jope para trazerem Pedro com eles. Na visão de Pedro ele viu “animais imundos” e foi-lhe dito que os comesse. Quando ele disse que não, Deus lhe disse que não chamasse de imundo coisa alguma que Ele criou. Exatamente nesse momento os servos de Cornélio chegaram pro curando Pedro. Relutantemente ele foi com eles. Quando Pedro e Cornélio compararam suas visões, Pedro compreendeu a mensagem de Deus a ele: Deus também amava os gentios e queria que se tornassem Seu povo. Pedro falou a todos que estavam ali.
O Espírito Santo veio sobre eles e muitos foram batizados.
Esta lição fala sobre comunidade. Assim como Pedro ministrou a Cornélio e sua comunidade, nós somos chamados por Deus a ativamente pro curar outros para que se tornem parte da nossa
comunidade de fé. Ninguém deve ser excluído.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Personagens: Pedro, Cornélio, anjo, dois servos de Cornélio e um amigo, familiares de Cornélio, amigos e vizinhos de Cornélio, servo de Simão.
Montagem do cenário: Se possível, vestir todas as crianças com roupas dos tempos bíblicos ou pelo menos os personagens principais da história. No cenário da sala procurar identificar três áreas diferentes: a casa de Simão onde Pedro estava hospedado;
a casa de Cornélio; pequenos grupos de pessoas em pé por perto da casa de Cornélio, representando seus familiares, amigos e vizinhos que serão convidados à casa de Cornélio para aguardar a chegada de Pedro.
Dar a cada criança um animal “imundo” (de plástico ou de outro material) para colocar no lençol no momento certo. Combinar com Cornélio, Pedro e o anjo para repetirem as palavras que se referem a palavras deles mencionadas no decorrer da história.
Cornélio era um oficial do exército romano. Ele era também um homem que amava a Deus.
Todas as pessoas de sua casa adoravam a Deus. Porque amava muito a Deus, ele frequentemente conversava com Deus em oração, e partilhava seu dinheiro com os necessitados.
Certo dia, cerca de três horas da tarde, Cornélio estava orando. [Cornélio se ajoelha em oração.]
De repente um anjo se pôs diante dele e chamou-lhe pelo nome.
– Cornélio! [Anjo se aproxima e chama Cornélio.]
Cornélio ficou surpreso, e com um pouco de medo. Ele sabia que o anjo devia ter vindo de Deus. [Cornélio mostra-se surpreso.]
– Deus ouviu suas orações – o anjo lhe disse. – E viu que você O ama tanto que partilha o que possui com os pobres. Deus quer que você mande buscar um homem chamado Pedro. Ele está na casa de Simão, um homem que mora perto do mar. Deus deseja que você ouça o que Pedro tem a lhe dizer.
Então o anjo foi embora. [Anjo sai da cena.]
Cornélio chamou imediatamente dois servos e um soldado de confiança, seu amigo, e os enviou à procura de Pedro. Depois que eles saíram, Cornélio falou com todas as pessoas de sua casa, com todos os seus vizinhos e com todos os seus amigos. Convidou-os a ir à sua casa, pois logo haveria uma reunião especial com uma mensagem de Deus. [Cornélio chama o grupo de familiares, depois de amigos e vizinhos para irem à sua casa, sentarem e esperarem por Pedro.]
No dia seguinte, Pedro estava no terraço da casa de Simão junto ao mar. Pedro estava com fome, mas o almoço ainda não estava pronto. Ele subiu ao terraço da casa para orar [Pedro se ajoelha em oração] enquanto esperava pela refeição. De repente ele teve uma visão. [Anjo se coloca perto de Pedro.] O anjo que fora à casa de Cornélio também trazia uma mensagem para Pedro. O anjo mostrou-lhe um lençol com todas as espécies de animais. [Todos vão à frente e colocam seu animal no lençol.] O lençol foi baixado até ele. Então o anjo lhe disse:
– Pedro, mate e coma!
Pedro estava com muita fome, mas sabia que os animais que estavam no lençol eram todos animais imundos. E animais imundos não eram bom alimento.
– Não posso fazer isso – disse ele.
Então alguma coisa estranha aconteceu. O anjo disse muito claramente, três vezes:
– Não considere imundo o que Deus purificou.
Pedro compreendeu então que Deus lhe enviara uma mensagem especial. Compreendeu que a mensagem não era sobre comer animais imundos. Pedro ficou pensando no significado da mensagem.
De repente ele ouviu uma batida à porta da casa de Simão. [Bater na porta.]
– Há alguém aqui chamado Pedro? – três homens perguntaram ao servo que estava junto à porta.
E lá no terraço o anjo disse a Pedro:
– Lá embaixo três homens estão procurando por você. Levante-se e desça. Vá com eles. Deus os enviou a você.
Então Pedro compreendeu o que Deus estava lhe falando na visão – Jesus morreu por todos. Pedro  compreendeu que ele devia contar as boas-novas sobre Jesus a todas as pessoas. A todas – mesmo que elas não fossem semelhantes nem agissem como ele. Mesmo que as pessoas fossem de outro país.
Pedro desceu as escadas. Pediu que os homens passassem a noite ali. Na manhã seguinte ele foi com eles para a casa de Cornélio. [Pedro anda com as outras três pessoas até a casa de Cornélio.]
Cornélio tinha todos os seus amigos e parentes ali à espera de Pedro. Ele não tinha dúvida nenhuma de que Pedro fora enviado por Deus para ensiná-los acerca de Jesus.
Pedro não tinha mais dúvidas sobre Jesus ter morrido por todos. Todas as pessoas devem ouvir as boas-novas. Ninguém deve ser deixado fora!

Nenhum comentário: