Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Chamas de Fogo

Lição 2 Primários 9 de abril de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em
união.” Salmo 133:1.

Resumo da Lição
No Dia de Pentecostes, os discípulos e outros cristãos, se reuniram para orar. Enquanto oravam, ouviram um som como que de um forte vento. O Espírito Santo desceu do Céu e encheu a casa inteira. Ele repousou sobre cada um deles em forma do que parecia ser uma língua (chama) de fogo. Os discípulos começaram a falar em diferentes línguas/idiomas.
Os judeus de outras nações que estavam em Jerusalém os entenderam porque cada um ouviu sobre Jesus em seu próprio idioma. Pedro falou à multidão e 3.000 pessoas se uniram aos cristãos.
Esta lição fala sobre comunidade. Da mesma forma que os crentes se reuniram para orar e esperar que o Espírito Santo descesse sobre eles, nós podemos esperar ser abençoados ao adorar com outros cristãos.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagem: Homem representando Pedro para contar a história.
Palavra: Ação:

Espírito Santo agitar a folha de papel com franjas Bom-dia, crianças. Meu nome é Pedro. Quero contar a vocês o que aconteceu depois que Jesus foi elevado ao Céu. Nós ficamos olhando para cima durante um longo tempo. Eu me senti triste e ao mesmo tempo empolgado, pois Jesus prometera enviar-nos o Espírito Santo. Ele nos disse que quando o Espírito Santo viesse, nos concederia força e poder para falar aos outros sobre Jesus, Sua morte e ressurreição.
Jesus disse para esperarmos em Jerusalém. Penso que as outras pessoas ficaram surpresas.
Pensavam que depois de tudo o que acontecera por ocasião da Páscoa quando Jesus fora crucificado, nós nos esconderíamos e teríamos medo dos sacerdotes e escribas. Mas nós já não tínhamos medo nenhum. Até eu que negara conhecer Jesus, agora não tinha medo.
Todos os dias nos reuníamos para conversar, estudar e orar juntos. Pedíamos perdão uns aos outros por nossos atos indelicados e pensamentos egoístas. Íamos ao templo cantar louvores a Deus. Alguns dos cristãos não tinham alimento suficiente, por isso partilhávamos uns com os outros tudo que possuíamos. Na maior parte do tempo conversávamos sobre as coisas que Jesus nos ensinara e sobre o que Ele fez enquanto esteve aqui na Terra. Cada dia nos sentíamos mais apegados uns aos outros. Estávamos realmente unidos em nosso amor por Jesus.
Dez dias depois de Jesus ter subido ao Céu, aconteceu o que esperávamos. Éramos mais de 100 pessoas reunidas e estávamos orando juntos. De repente, ouvimos o som de um vento forte que pareceu encher toda a casa. [Incentivar as crianças a agitar suas folhas de papel com franjas. Se possível, ligar um ventilador grande que possa soprar de um lado a outro da sala.]
Durante alguns minutos parecia podermos ver o vento. Então ele se transformou em pequeninas chamas douradas que resplandeciam sobre a cabeça de cada pessoa na sala. [Colocar as
pequenas chamas de papel sobre cada uma das crianças.]
Imediatamente sentimos ter a confiança de partilhar o amor de Jesus com todas as pessoas.
Mal podíamos esperar. Todos nós sabíamos que essa era a bênção especial que Jesus prometera.
Então a coisa mais estranha aconteceu. Ao começarmos a louvar a Deus em voz alta, descobrimos que podíamos falar diferentes línguas ou idiomas.
As pessoas na rua ouviram o barulho e agitação do vento e queriam saber o que estava acontecendo.
Era época de uma das festas judaicas e havia muitos visitantes em Jerusalém. Anteriormente não podíamos partilhar sobre o amor de Jesus porque não sabíamos falar os idiomas dessas pessoas. Agora não havia problema. Podíamos falar esses idiomas fluentemente. Essas pessoas podiam ouvir as boas-novas do amor de Jesus e podiam nos entender.
Preguei meu primeiro sermão naquele dia e como resultado 3.000 pessoas foram batizadas.
Eu tinha certeza de que o Espírito Santo estava atuando por meu intermédio para alcançar outras pessoas. O Espírito Santo nos ajudou a louvar e adorar a Deus. Desde então passamos a chamar aquele dia em que o Espírito Santo desceu sobre nós de o Dia do Pentecostes.

Nenhum comentário: