Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Se a Vida é Dura... Trabalhe!

Lição 1 dos Adolescentes 2 de abril de 2011

Texto Bíblico: Gênesis 39-41.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 20

PREPARANDO-SE PARA ENSINAR
I. SINOPSE
Essa parte da história de José começa com José administrando a casa de Potifar. A história é tão conhecida que os detalhes não são
necessários. No entanto, é importante notar que José sempre se esforçou para enfrentar o desafi o do trabalho que lhe foi confi ado. Ele se destacou entre os homens por causa de sua fidelidade a Deus.
Depois do incidente com a esposa de Potifar, vemos José assumir outra função de seu ministério. Ou seja, ele se tornou um mensageiro de Deus ao interpretar os sonhos das pessoas à sua volta. Isto é importante – José nunca interpretou um sonho; antes, ele trazia aos que sonhavam a interpretação de Deus.
Não devemos nos esquecer desse ponto!
Deus não lhe deu a habilidade de decifrar sonhos. No entanto, ao continuar sendo fiel, José pôde ser usado por Deus com discernimento especial para os sonhos que Deus estava dando aos outros. Algumas vezes Deus não nos dota miraculosamente, mas Ele usa os que se deixam usar.
Quando encerramos essa porção da Escritura, vemos Deus preparando o palco para uma resposta posterior à oração. A que Deus grandioso servimos, que coloca em andamento coisas que responderão às orações para nós antes mesmo de orarmos!
Nossa parte em tudo isso é significativa.
Devemos ser fiéis nas menores tarefas colocadas diante de nós para: (1) revelar o caráter de Deus sendo desenvolvido em nós, (2)
mostrar a fi delidade de Deus em resposta à fidelidade humana.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
Nossa história desta semana nos dá o mesmo tipo de exemplo da ilustração contada.
José era extremamente fiel nas pequenas coisas, e essas pequenas coisas o levaram a coisas cada vez maiores, até governar apenas abaixo de Faraó no Egito. José é um grande =exemplo de como devemos lidar com o trabalho que nos é confiado neste mundo. Nossa fidelidade é um testemunho do caráter de Deus, e o que fazemos nas pequenas coisas, faremos nas grandes. Deus sabe disso a nosso respeito. A história de José continuamente nos lembra de que não importa qual seja a situação, devemos honrar a Deus e o que Ele exige de nós.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
A história de José é sempre atual. Tem intriga, traição, e todas as coisas que compõem uma boa história. Também tem um personagem principal perfeito. Ele é envolvido em circunstâncias extraordinárias e, contudo, parece sempre ser bem-sucedido. Mesmo diante da situação apresentada a ele pela esposa de Potifar, vemos José como um homem íntegro:
“José sofreu pela sua integridade; pois sua tentadora vingou-se acusando-o de um crime detestável, e fazendo com que ele fosse lançado na prisão. Houvesse Potifar acreditado na acusação feita pela esposa, contra José, e teria o jovem hebreu perdido a vida; mas a modéstia e correção que haviam uniformemente =caracterizado sua conduta, eram prova de sua inocência; e, contudo, para salvar a reputação da casa de seu senhor, foi entregue à vergonha e ao cativeiro.” – Patriarcas e Profetas, p. 218.
Depois de ser lançado na prisão, José continuou a ser íntegro. Novamente ele conquista notoriedade nas responsabilidades confiadas a ele ali. Isso nos lembra de um outro homem que compreendeu a importância de fazer o melhor em qualquer situação pela qual passava.
Filipenses 4:13 nos diz: “Tudo posso  nAquele que me fortalece” (VARA). Essa é a reação de Paulo à situação em que ele se encontrava.
Bastante semelhante à experiência de José, Paulo se achava na prisão, e teve que aprender a servir a Deus de lá. José manteve sua fidelidade nas responsabilidades confiadas a ele, e por essa razão honrou a Deus.
Paulo fez o mesmo, e o resultado foi o mesmo.
Em Filipenses 4 Paulo nos diz o que ele entende como o “segredo” para estar contente.
Talvez José conhecesse o mesmo segredo.
Embora José tenha vivido muito tempo antes e Paulo, ambos foram capazes de descobrir  mesmo segredo do contentamento; ou seja, ompleta fidelidade e confiança em Deus.
Há muitos outros exemplos disso na Bíblia, as talvez esses dois homens, que passaram elo menos um curto tempo na prisão, ompreenderam que essa coisa completa chamada vida” não diz respeito a eles, e sim  Deus. Com que frequência nos demoramos
na ideia de que somos o centro de nossa vida, uando o foco deveria estar na fidelidade o chamado de Deus? Frequentemente permitimos ue o eu e a mesquinhez ocupem o maor espaço do quadro. Esse quadro é o de um Deus que está intimamente envolvido em cada aspecto de nossa vida. E continua a ser a imagem de um Deus disposto a nos abençoar com Suas dádivas.

Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
Esta parte da história de José pode nos ensinar muitas coisas: como cuidar das pequenas  coisas que Deus nos dá para fazer, como permanecer fiel nas lutas, como ser responsável com as palavras que Deus nos dá. A lista prossegue.
Mas, acima de tudo, José nos mostra como representar a Deus num mundo que não O conhece. Pelo sucesso que José teve na vida, ele ganhou o respeito de seus patrões, seus capturadores, e até mesmo do rei. Isso não foi acidente ou coincidência; Deus colocou José naquelas situações para que ele obtivesse credibilidade para realizar os trabalhos maiores que Deus tinha para ele, e José nunca falhou.
Bem, esta história nos mostra que Deus Se antecipa para responder às orações que ainda faremos. Esta parte da história prenuncia o que está para acontecer, a chegada dos irmãos de José durante o período de fome. Deus tinha tudo isso em mente quando permitiu que José passasse pelas situações com as quais lidou tão bem. Deus nos coloca onde Ele precisa que estejamos para ser capaz de responder às orações para os outros. A que Deus maravilhoso servimos!

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
A importância de ser pessoal Nós não conhecemos seus alunos.
Como poderíamos? Mas você os conhece, e eles conhecem você. Esses exemplos e os pontos expressos neste auxiliar para professores devem ser usados como um incentivo à sua criatividade. Essas sugestões não se comparam com o que você pode fazer para estreitar o relacionamento com seus alunos através de suas experiências pessoais. Se você tiver histórias relacionadas com o assunto e o tema, conte-as para eles.
Dessa maneira, os alunos conhecerão mais você e confiarão mais em você.
Alunos têm uma fantástica habilidade para discernir a verdade da ficção. Deus o chamou para ser exatamente quem você é como professor, e os alunos apreciarão isto e serão transformados por Deus através de você!

Nenhum comentário: