Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 7 de junho de 2011

Estou fora!

Lição 11 dos Adolescentes 11 de junho de 2011

História Bíblica: Números 13 e 14.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulos 34 e 36.

I. SINOPSE

Esta lição trata da história de 12 espiões enviados para explorar a terra de Canaã e trazer de volta um relatório. Ao mesmo tempo em que relatavam que a terra era boa, repleta de fartura, eles estavam apavorados com a força dos habitantes e suas cidades. Dez dos espiões duvidaram da habilidade de Deus para conduzir Israel a essa terra. Somente dois espiões, Calebe e Josué, encorajaram as pessoas a colocar a confiança em Deus e seguir em frente. Esta história tem uma lição poderosa para nos ensinar acerca de como lidar com o medo. O medo é uma realidade, e quase todos os jovens o experimentam. Mas o medo não tem que controlar nossa vida. A fé em Deus se baseia em enxergar o que Deus é capaz de fazer em nossa vida e na vida dos outros. Quanto mais exercitamos a fé, menos nos tornamos cativos do medo.

II. Ensinando a História

Uma Ponte Para a História

Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras: Todos nós temos medos. Alguns podem ser irracionais, outros são perfeitamente racionais. É normal ter medo de enfrentar uma situação nova, ou tentar uma tarefa que pode ser difícil para você. Quase todos sentem medo ao fazer uma prova, realizar um teste de autoescola, falar em público, marcar um encontro com alguém, iniciar um emprego novo. Nós experimentamos medos profundos também: o medo de adoecer e morrer, quer seja nós mesmos ou alguém que amamos; o medo de a família se desestruturar e mudar; o medo da solidão e rejeição. A Palavra de Deus não promete que não teremos medo. É um mundo assustador lá fora. Mas quase todas as vezes que os anjos mensageiros de Deus aparecem a alguém nas Escrituras, eles surgem com a mensagem: “Não te espantes! Não tenha medo!” Deus não quer que sejamos cativos do medo. Ele nos dá poder para vencer o medo e seguirmos em frente com fé.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. No tempo em que Moisés enviou os 12 espiões a Canaã, os israelitas já haviam testemunhado muitas demonstrações poderosas do poder de Deus. Eles tinham visto: • Sua libertação milagrosa da escravidão, acompanhada das dez pragas no Egito (Êxodo 5-12). • A travessia do Mar Vermelho (Êxodo 13-15). • A provisão do maná (Êxodo 16). • A água milagrosa que fluiu da rocha (Êxodo 17). • Os Dez Mandamentos, dados diretamente por Deus no Monte Sinai (Êxodo 20). Como pessoas que tinham visto tantos milagres perderam a fé e desistiram tão facilmente? Porque permitiram que o medo fosse mais poderoso do que a fé. Elas se concentraram na ameaça com a qual se depararam − o povo violento e guerreiro de Canaã, com suas cidades fortificadas − em vez de se fixarem nas coisas que Deus havia feito por eles. A mesma coisa pode acontecer conosco se nos concentrarmos em nossos problemas em vez de nos fixarmos no poder de Deus. Como os israelitas, podemos trazer conosco provas do que Deus fez no passado para nos assegurar que Ele estará sempre conosco, não importa o que o futuro nos reserve! “Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado.” – Ellen G. White, Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 31.

Resumo

Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras: O medo é uma realidade que todos nós enfrentamos. É uma reação normal e, até mesmo saudável, em situações assustadoras. Mas o medo pode colocar obstáculos em nosso caminho se não aprendermos a superá-lo. A arma mais poderosa que precisamos ter para vencer o medo é confiar em Deus. Quando sabemos que Deus cuida de nós e é capaz de nos ajudar, então podemos dar um passo de fé, mesmo numa situação assustadora. A grande questão sobre a fé é que ela pode ser tão pequena quanto uma sementinha (Mateus 17:20). Se começarmos a usá-la, ela crescerá. Mesmo uma coragem ou fé pequena podem ser suficientes para conseguirmos começar a lidar com uma situação assustadora. Quando virmos como Deus nos conduziu, seremos habilitados a ir mais longe e fazer ainda mais!

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Embora muitos adolescentes da Escola Sabatina sintam que deixaram definitivamente para trás, na classe dos Primários ou Juvenis, as artes manuais, há uma variedade de estilos de aprendizagem para os alunos. Incorporando ocasionalmente à sua lição o projeto de colocar a mão na massa, você pode torná-la real para os alunos que aprendem melhor fazendo. Para esta lição, você deve distribuir cartolina e pedir que os alunos trabalhem em pares ou grupos para criar um cartaz baseado na história da semana ou no texto para memorizar. Os alunos poderiam escrever, desenhar ou fazer uma colagem usando recortes de revistas. Pendure os cartazes em volta da sala como recordação da lição desta semana.

Nenhum comentário: