Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quem Cuida?

Lição 10 Jardim da Infância 4 de junho de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Quando estou com medo, eu confio em Ti.” Salmo 56:3, NTLH.

Resumo da Lição

Os irmãos de José estavam longe de casa cuidando das ovelhas. Eles tinham inveja dele porque ele era o filho predileto do pai. Jacó mandou José ir até eles para saber se estavam bem. Enquanto José se aproximava de seus irmãos, eles planejaram matá-lo. Mas, em vez disso, resolveram vendê-lo como escravo para mercadores do Egito. José se lembrou das histórias sobre Deus que seu pai lhe contava, e decidiu confiar sua vida inteira a Deus, embora estivesse com medo. Esta lição fala sobre graça. Deus sabe tudo a nosso respeito. Conhece nossas dificuldades, nossas alegrias e até nosso futuro. Nosso misericordioso Deus Se importa com tudo que nos acontece, e quer que confiemos nEle quando sentimos medo.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Personagem: José. Montagem do cenário: Vestir a criança com a túnica colorida. Estender o lençol ou tecido marrom para representar o poço onde os irmãos de José o lançaram. José era o penúltimo filho de uma família grande. Ele tinha dez irmãos mais velhos e um mais novo do que ele, e provavelmente muitas irmãs. Sua família morava em Canaã. Eles moravam em tendas e possuíam muitas ovelhas. As ovelhas comem muita grama. E onde José morava as pessoas precisavam se mudar constantemente com suas ovelhas para encontrar grama para elas. Os irmãos mais velhos de José haviam levado suas ovelhas para longe de casa para encontrar grama melhor para elas. O pai de José queria saber se eles estavam bem. Eles não tinham telefone. Não podiam enviar cartas nem e-mails. Por isso, Jacó enviou José para ver como estavam seus irmãos. José encheu uma sacola com algumas coisas e saiu à procura dos irmãos. [Fazer José andar em volta da sala e voltar para sentar-se.] Demorou vários dias para ele encontrar seus irmãos. Ele, finalmente, pôde vê-los a uma grande distância. [Colocar a mão sobre os olhos e olhar para longe – pedir que as crianças façam o mesmo.] José ficou feliz ao ver seus irmãos e pensou que eles também ficariam contentes ao vê-lo. Mas vocês acham que eles ficaram contentes? Não! Eles comentaram sobre os sonhos de José e sobre a túnica de muitas cores que o pai lhe dera. Ainda estavam com inveja e zangados. Enquanto José andava na direção deles, conversaram sobre coisas más que podiam fazer-lhe. Quando José chegou perto de seus irmãos, eles tiraram sua bela túnica e o jogaram em um poço fundo. [Tirar a túnica de José e fazê-lo sentar-se no “poço” marrom.] Rúben, um dos irmãos de José, planejou tirar José do poço mais tarde. Ele não queria machucar José. Os outros irmãos comiam o lanche e conversavam sobre o que fazer com José. Quando Rúben estava longe do acampamento, seus irmãos avistaram uma longa fila de pessoas vindo ao encontro deles com vários camelos. Os camelos carregavam especiarias e perfumes. [Permitir que as crianças sintam o cheiro das especiarias ou perfume.] Aqueles homens estavam viajando para o Egito para vender aquelas coisas. Os irmãos decidiram vender José a esses viajantes mercadores. Por isso, tiraram José do poço fundo e o venderam por 20 moedas de prata. [Mostrar as moedas às crianças e contá-las juntos.] José ficou contente por sair do poço. Mas, depois, ficou com medo quando compreendeu que seus irmãos o estavam vendendo como escravo aos estranhos. José chorou e insistiu que seus irmãos o deixassem voltar para casa. Mas eles não quiseram ouvi-lo. [José deve mostrar-se triste e com medo.] Enquanto José viajava para o Egito, lembrou-se de muitas histórias que seu pai contara sobre o modo como Deus sempre cuidara dele e de outras pessoas. José decidiu confiar que Deus cuidaria dele também. Ele sabia que Deus estava com ele. Não compreendia por que essas coisas más estavam acontecendo com ele, mas confiava que Deus cuidaria dele.

image

Nenhum comentário: